Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

AMD releva novos recursos e imagens da tecnologia TressFX 2.0, com ataques à Nvidia

Imagem de Tomb Raider, game que usou a 1ª versão do TressFX


A AMD está perto de lançar a segunda versão da tecnologia TressFX, que renderiza fios de cabelo de maneira independente, resultando num visual mais realista. Por isso chegou a hora da empresa revelar novas informações do recurso, a começar pelo primeiro game que incluirá a nova versão.

Ele será o RPG em primeira pessoa Lichdom: Battlemage, jogo lançado em agosto de 2014 que roda na CryEngine. A AMD explica que o TressFX 2.0 será melhor otimizado que a versão original. O motivo são os novos parâmetros de nível de detalhe (da sigla em inglês LOD) contínuo, que ajustam a quantidade de detalhes dos cabelos de acordo com a distância que eles estão dos usuários.

Além disso, agora a tecnologia também suporta grama e pelos de animais. A eficiência do recurso com várias fontes de luz simultâneas também foi melhorada, ao mesmo tempo em que foi implementada uma técnica de self-shadowing (os próprios fios projetam sombras no restante do cabelo). Ela traz melhor profundidade e textura para os cabelos.

Para completar, a AMD ainda aproveitou o anúncio para criticar a Nvidia e a tecnologia proprietária Hairworks. "O Hairwors da Nvidia roda 7 vezes mais lento no hardware da AMD, sem nenhuma rotina óbvia para alcançar otimizações para outros fabricantes".

A empresa reclama principalmente que o código da tecnologia da Nvidia não pode ser baixado, analisado ou modificado. "Por não ser possível baixar e analisar o código, desenvolvedores e entusiastas devem sofrer com um desempenho inaceitavelmente ruim numa boa parcela do hardware da indústria". Via Guru3D.


Confira as imagens da versão 2.0:

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

29 Set, 2014 - 10:12

Comentários

campagnarot 04 Out, 2014 00:54 0

celso melo escreveu:baixe "lara in troble 3d"
needphael escreveu:Quero ver peito e ***** se mexendo de forma realista e não cabelos !



já percebeu que nesse vídeo, a maioria dos gritos de gemido dela são do próprio jogo mesmo? os sacanas que criaram esse movie 3D nao precisou nem se esforçar muito pra dublar essa safadinha, kkkk

"A survival is born', kkkk

Ahh!

lordbyro 01 Out, 2014 21:20 1

ThanatosToxic escreveu:Esse recurso foi bem pesado, e assim como dito na notícia, tomara que essa versão 2.0 realmente seja mais bem (muito) otimizada que a original, caso contrário, simplesmente irei desativar o recurso, assim como o fiz no jogo do Tomb Raider.


Na época do TR eu já tinha a GTX 680 e rodou de boa com a melhoria. NÃO TO AQUI pra bancar o riquinho, mas, sinceramente, não podemos nivelar por baixo as coisas... é HORRÍVEL jogar com personagens com cabelos estilo PLAYMOBIL (o que sempre aconteceu), já que torramos grana todos esses anos por gráficos mais realistas...

Infelizmente não tenho grana pra comprar uma GTX 980 (ou equivalente AMD), mas dou drédito para as iniciativas como estas e com o TEMPO é claro que as otimizações vão acontecer em conjunto com a evolução do hardware que tivermos dentro de nossos gabinetes.

llmc71 30 Set, 2014 10:07 7

O que a maioria se esquece é que nos jogos patrocinados pela AMD as VGAs da Nvidia rodam muito a contento, pois não há "no lado vermelho da força" essa política lazarenta de não liberar códigos que possam ser otimizados. Não é problema de drivers AMD, que são bons sim, mas de falta de acesso aos códigos para que possam ser otimizados. Tenho crossfire aqui e não há problemas. A própria AMD diz quais são os problemas encontrados no último beta, todos muito pontuais, vejam:

Known Issues
Running Watch Dogs with a R9 280X CrossFire configuration may result in the application running in CrossFire software compositing mode
Enabling Temporal SMAA in a CrossFire configuration when playing Watch Dogs will result in flickering
AMD CrossFire™ configurations with AMD Eyefinity enabled will see instability with BattleField 4 or Thief when running Mantle


Nvidia joga sujo. Folks

Abraços.

ThanatosToxic 30 Set, 2014 08:11 1

Esse recurso foi bem pesado, e assim como dito na notícia, tomara que essa versão 2.0 realmente seja mais bem (muito) otimizada que a original, caso contrário, simplesmente irei desativar o recurso, assim como o fiz no jogo do Tomb Raider.

kakapc 30 Set, 2014 00:53 1

sei pra que tantas brigas por AMD ou NVIDIA ambas têm seus lados positivos e negativos.

xSMOK3x 29 Set, 2014 23:17 0

everton666 matador escreveu:Num acho que isso vai fazer a nvidia fica preocupada porque esse efeito é bonito mas a nvidia tem muito mais efeitos bem melhores do que esse TressFX ou TressFX2.0.
E num vem fala que so fanboy da nvidia porque num so só to falando uma coisa que é verdade.


E se esse efeito num fosse só no cabelo seria até massa mas só um efeito de cabelo e só na personagem principal num vira nada esse tipo de efeito.




Pouco me importa se vai preocupar a nvidia ou nao, vou usar a tecnologia pq tenho gpu amd, e quem tem da concorrente usa os dela!

ate parece que vou ler comentarios inteligentes vindo de fanboys alienados!

celso melo 29 Set, 2014 23:13 0

baixe "lara in troble 3d"
needphael escreveu:Quero ver peito e ***** se mexendo de forma realista e não cabelos !

needphael 29 Set, 2014 21:35 0

Quero ver peito e ***** se mexendo de forma realista e não cabelos !

ALLMAQ 29 Set, 2014 21:17 2

RicardoMD escreveu:Ate curto a Nvidia mas acho ela muito desleal tanto com a concorrência como com o consumidor, Placas da Nvidia são muito caras, e ainda ficam fazendo jogos onde o desempenho vem capado com placas concorrente, enquanto AMD faz mais tecnologias abertas, tem placas mais baratas e com bom desempenho.


ISSO SIM QUE É UM EXEMPLO DE COMENTARIO IMPARCIAL.

yuurameshi 29 Set, 2014 18:44 1

RicardoD escreveu:ja joguei o game tom raider o efeito do TressFX e muito fixe deixa o cabelo mais realista como deixa tambem o pelo dos animais

Cara... ou vc tá zoando ou não jogou Tomb Raider.
O TressFX do Tomb Raider é exclusivamente para os cabelos da Lara e mais nada. Ele não modifica absolutamente nada nos animais. A versão 2.0 que se refre na notícia é que suportará usar em pelos de animais.
Obs. bem que poderia sair um patch para o jogo atualizando para o TressFX 2.0

gvgl94 29 Set, 2014 16:38 0

O ruim de Jogar TR com TresFX dos cabelos ativados, é que só a Lara fica com o Cabelo assim, e nas animações (quando ela assiste os videos da camera) o cabelo volta a ser de plastico já que é uma CG e não in-Game :/

Priston31 29 Set, 2014 16:25 3

chucky515 escreveu:
jack544 escreveu:vou vender minha R9 280x e pegar uma GTX 970, pois possuo uma fonte de 750w, ela segura um SLI de GTX970 mas não um Cross de 280x que é inferior a 970


cara olha o quão ridículo tu é, comparando a placa TOP da nvidia que acabou de sair com uma placa da amd que nem é a geração mais potente da amd...


Independente se a gpu é top ou não, a gtx 980 tem um desempenho superior à qualquer single-gpu da amd e com um consumo muito menor consequentemente uma temperatura menor e uma boa disponibilidade para overclock e a um preço acessível que até eu me impressionei, a amd sempre ganhou em custo beneficio (antes das gtx 970 e 980 pq agora a nvidia está ganhando em tudo), porem sempre perdeu em consumo e temperatura e é esse o ponto que faz o jack544 preferir nvidia então ele fez uma escolha buscando oque ele queria. Atualmente a gtx 970 é o melhor custo/beneficio que existe.