Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

6 lesões e problemas graves que quem joga videogame pode sofrer [PARTE 2]



Os jogos de videogame trouxeram uma mudança radical na maneira como percebemos o entretenimento, mas com ela vieram problemas indesejados e os seus resultados, que normalmente não são muito para se gabar. Então sempre aproveite de forma responsável e esteja atento ao seu corpo. E para ajudar a identificar os problemas que pode ocorrer confira mais alguns problemas que você pode ter se exagerar na jogatina:

Machucados

Imagem

Os jogos interativos nos deram mais do que apenas dores musculares. Junte o Kinect ou Wiimote e um comportamento desleixado, e juntos são a receita perfeita para dar um soco sem querer na cara do seu amigo, deixando um olho roxo ou até quebrar um dente. Como se quebrar monitores ou outros objetos com os controles de movimentos já não fosse suficiente. Sim, os jogos interativos da Nintendo e da Microsoft são responsáveis por uma série de lesões que muitas vezes são bastante graves para dizer o mínimo.

O que fazer: enquanto estiver brincando com um amigo, é importante prestar atenção para que não faça um movimento errado e machuque ele ou a você mesmo.


Transtornos Alimentares

Imagem

Os transtornos alimentares acontecem com mais frequência em que joga, porque eles estão tão envolvidos com os jogos que eles dificilmente lembram de comer; e mesmo aqueles que lembram de se alimentar devem fazer da forma correta. Se alimentar de forma errada enquanto joga também pode levar a falta de nutrição e que pode levar a uma série de complicação do que apenas sentir fome ou não. Jogadores no geral já ganharam a fama de se alimentar apenas de salgadinhos, batata frita, pizzas, sanduíche e refrigerante. Então se você faz parte desse grupo de jogadores é hora de rever sua alimentação enquanto é tempo.

O que fazer: qualquer pessoa necessita de uma dose diária de refeições equilibradas, então não ignore isso só porque não sentiu fome, coma corretamente, regularmente e de forma saudável.


Astenopia

Imagem

Astenopia é um termo geralmente utilizado para descrever o desequilíbrio do músculo ocular, incluindo dor ao redor dos olhos, ardência e coceira das pálpebras, fadiga ocular e cefaleias (termo para dores de cabeça). Uma pessoa pode ter acuidade visual normal, com ametropias corrigidas ou não, e não possuir uma visão confortável. Isto porque o ato de ver envolve diversas funções e se alguma delas estiver prejudicada, surge o desconforto visual. O cansaço ocular devido ao esforço constante dos músculos do olho pode evoluir para dores oculares, cefaleias ou náuseas. Olhos vermelhos e/ou lacrimejamento costumam ocorrer. A astenopia pode possuir então diversas causas e manifestações.

Por isso, ela pode atacar geralmente sem você nem saber. Nossos olhos não são projetados para passar horas olhando para telas eletrônicas e jogar significa ficar olhando para uma tela por horas. Com nossos olhos atentos a tudo o que acontece no jogo, eles quase não piscam resultando em lubrificação inadequada do olho, e que promove uma tensão maior sobre os seus olhos. O excesso pode até deixá-lo com a visão turva temporariamente.

O que fazer: para evitar esse excesso nem é preciso tanto sacrifício; mantenha uma distância confortável entre a tela e seus olhos, experimente ajustar o brilho da tela e até mesmo optar por jogar em ambientes suavemente iluminados garantindo um brilho mínimo na tela, lave os olhos, procure um médico para que ele indique algum lubrificante ocular, e o mais importante, é claro, sempre faça pausas regulares.


Dor de Cabeça

Imagem

A dor de cabeça ou enxaqueca pode transformar um dia ruim em algo ainda pior. Os jogos em si não são a causa direta dela, mas a enxaqueca está se transformando em um problema preocupante onipresente para muitos jogadores. Passar longas horas jogando definitivamente faz você ficar sentado em uma posição desconfortável por um bom tempo e que podem resultar nas famosas dores nas costas além de um torcicolo, que é a contração, espástica ou não, de músculos do pescoço. Esses músculos enrijecidos podem exercer pressão sobre os nervos que vão ao seu cérebro e, em seguida, tornar-se o motivo da enxaqueca. A rigidez dos músculos do pescoço também pode levar a ter visão turva e dor aguda nos olhos, devido aos músculos rígidos pressionarem também os nervos que vão aos olhos.

O que fazer: mais uma vez tudo se resume a horas excessivas de jogos e o mínimo de postura correta. Então, se você estiver jogando por muito tempo, lembre-se de aplicar uma leve pressão no seu pescoço e faça alguns movimentos com a cabeça a cada hora ou sempre que se sentir um pouco desconfortável; Não gire sua cabeça em círculos completos, experimente no sentido horário e anti-horário sempre devagar.


Distúrbios do Sono

Imagem

A insônia pode não parecer uma coisa perigosa inicialmente, mas acredite, ela pode se tornar o seu pior pesadelo (mesmo você não conseguindo dormir). Ela se caracteriza pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. Geralmente aparece em adultos, é mais frequente em mulheres e tem um desenvolvimento crônico. É o transtorno de sono mais comum e cerca de metade dos pacientes com insônia também tem depressão. Frequentemente o paciente com diagnóstico de insônia primária apresenta dificuldade para começar a dormir e acorda seguidamente durante a noite.

Virar a noite jogando aquele jogo que você esperou muito para ser lançado pode até valer a pena para você se gabar no dia seguinte para os amigos ou na internet, mas para sua vida e seu corpo é algo que a longo prazo fará você se arrepender amargamente. As vezes pode demorar um pouco para você começar a perceber que está com problemas para dormir e quando perceber pode ser tarde demais. Tais problemas também não são unicamente causados por passar a noite jogando, mas se você é adepto de passar várias noites sem dormir ou dormindo pouco, saiba que isso pode perturbar seriamente o seu padrão de sono provocando doenças como insônia, narcolepsia, apneia do sono, mioclonia noturna, entre outras. Há ainda relatos de pessoas que tem pesadelos por causa de jogos ou até mesmo que passam um tempo pensando nos jogos que está jogando antes de conseguir dormir.

O que fazer: a maioria dos problemas em se conseguir dormir são provocados por hiper estimulação do cérebro. Então, ao perceber que sua noite de sono não está sendo suficiente para descansar, experimente diminuir o tempo que você passa jogando ou até mesmo passar um ou mais dias sem jogar. Sua classificação no jogo pode até ser prejudicada, mas seu corpo irá te agradecer muito.


Cansaço ou fadiga

Imagem

A palavra fadiga é usada cotidianamente para descrever uma série de males subjetivos que vão desde um estado genérico de letargia até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. Fisiologicamente, "fadiga" descreve a incapacidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço. Fadiga é onipresente na vida cotidiana, mas geralmente torna-se particularmente perceptível durante exercícios pesados. É o chamado esgotamento, na essência da palavra. A fadiga possui três formas; uma se manifesta como uma incapacidade muscular local para desenvolver um trabalho e a outra se manifesta como uma sensação abrangente de falta de energia, corporal ou sistêmica. Devido a estas duas facetas divergentes de sintomas de fadiga, tem sido proposto que as causas da fadiga sejam encaradas sob perspectivas "central" e "periférica".

O fato de jogar normalmente não leva uma pessoa ao cansaço ou fadiga, inclusive muitas pessoas utilizam dos jogos como forma de descansar ou relaxar (apesar de que alguns jogos acabam nos estressando mais). Mas mesmo que os jogos, como forma de entretenimento, sirvam de certa forma para isso o problema está nas condições em que você joga. Como você já deve ter percebido a maioria dos problemas citados aqui se devem ao excesso, portanto a fadiga também é causada por isso, porém vai mais além. Ela pode também acompanhar a maioria dos problemas citados, afinal uma noite mal dormida ou dor de cabeça e nos músculos podem sim fazer com que você fique indisposto para atividades do seu dia a dia. A fadiga pode ser perigosa quando se realizada tarefas que demandem concentração constante, tais como dirigir um veículo. Quando uma pessoa está suficientemente fatigada, ele ou ela pode experimentar períodos de microssono (perda de concentração).

O que fazer: tirar um tempo para descansar, mesmo que isso exija que você fique dias sem jogar. Não pense que ao chegar em casa você irá descansar jogando seu jogo favorito. a sensação de conforto pode até ser momentânea, mas um bom descanso jamais poderá ser substituído por qualquer jogo.


Este são só mais alguns dos problemas que podem ocorrer com quem passa muito tempo jogando. Então sempre tire um tempo para descansar ou se alongar enquanto joga e até fique alguns dias sem jogar se for preciso. Você pode até não estar sentido nada no momento, mas você não será jovem para sempre e a longo prazo os problemas podem começar a surgir caso você não comece a se cuidar. Não se esqueça de conferir a PARTE 1.

E aí? Lembra de mais algum outro problema ou já sofre com algum? Tem mais dicas de como se prevenir? Deixe nos comentários.

Fonte: Tribogamer

Comentários

29 Set, 2014 - 18:45

Comentários

black man_77 26 Out, 2014 09:15 0

para me 2 horinhas diaria de game estou satisfeito o importante e não abusar e manter a calma na hora da jogatina afinal game e para se divertir.fora jogar games exitem mil coisas para se divertir namorar,ir a praia , cinema,ir a igreja,e etc, etc

dogafabian 03 Out, 2014 11:11 0

Putz...O único sintoma que tenho nessa minha vida de Gamer, é dor no meu bolso por viver neste país de impostos absurdos... Folks

rafathehulk 03 Out, 2014 10:58 0

A vista fica sensivel e arde quando saio de casa, principalmente em dias de sol! Pioro na epoca que jogava muito tempo.

DrHost 03 Out, 2014 09:47 0

Ja ouviram falar de zumbido ?
Mil vezes pior que qualquer um que possam imaginar!

silviola 01 Out, 2014 22:40 0

Não citou o principal e mais preocupante, que pode perdurar até mesmo depois de abandonada a carreira gamer. As lesões por esforço repetitivo ( L.E.R. ou D.O.R.T. ) em dedos, mãos e antebraços. Assim como problemas de coluna causados por má postura. Afirmo com propriedade pois tenho 35, sou gamer desde os 6, e sofro com todos estes sintomas. ( mas diminui bastante o ritmo mas não abandono a p00rr4 do controle/teclado :D ).

RicardoMD 01 Out, 2014 12:08 0

Puts...só durmo depois das 1:00 da manha...é tenso...fico dia todo com sono d+ ainda mais que estudo de manha.

wochtbrot 01 Out, 2014 09:44 0

Depois de um tempo o cara se acostuma,não tenho mais nenhum sintomas desses

Oiligriv 30 Set, 2014 20:18 2

cansaço e froids, estou indo trabalhar igual um zumbi, ai quando chego em casa perco o sono. PQP

Curanda 30 Set, 2014 14:58 1

Coisa de obeso se movimentar pra jogar ( os polegares e indicadores são mais que o suficiente ) ... o pior é que lá fora nego acha que isso saudável, diz que vai se exercitar, ae tu vai ver e o miserável tá jogando zumba ¬¬

de resto é tudo sintoma de gente obsessiva, não especificamente por jogos ( eu por exemplo ficava jogando handball o dia inteiro, e com certeza ficava bem mais cansado do que quando fico meu final de semana no pc u.u )

storage4kl 30 Set, 2014 11:15 2

Tenho todos esses sintomas, mas principalmente o sintoma DIVERSÃO sem limites. Ahh e costumo ter bastante dor de cabeça quando morro pra noobs kkkkkk :D

chucky515 30 Set, 2014 10:08 0

esse último me afeta Cansaço ou fadiga
tem dias que só consigo dormir

claytonflash 30 Set, 2014 10:05 0

Sinto muita dor de cabeça quando jogo Shadow Warrior. Counter Strike me dava muita dor de cabeça também mais faz anos que não jogo. :D