Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Facebook apagando perfis de índios por causa de “nomes inventados”





Há consenso entre historiadores: sempre que uma cultura tecnologicamente mais avançada faz contato com uma que esteja mais atrasada, ela tende a tomar no roscofe. Foi assim com os incas, astecas e os espanhóis, com nossos índios e portugueses, com os povos nativos norte-americanos e os ingleses, e com Brasil × Alemanha em 08/7/2014.

No caso dos índios americanos por mais malvados que fossem (dica: não, não eram) hoje basicamente todo mundo que não é um racista total reconhece que foram tungados. O Governo dos EUA repetidas vezes ignorou tratados de paz quando descobriam ouro em terras indígenas, e era comum e oficial oferecer recompensa por escalpos. Nesse tempo todo a única vingança dos índios tem sido mandar fuzileiros pras áreas com mais soldados japoneses, tirar dinheiro de brancos idiotas nos cassinos e não avisar aos compradores do terreno que ali havia um cemitério indígena.




Não é de hoje que de um jeito ou de outro os índios são sacaneados no Grande Irmão do Norte. Sabe aquele comercial clássico dos Anos 70, com um índio chorando diante da poluição? É lindo, tocante, mas o tal índio se chamava Cody Olhos-De-Ferro, era um ator 100% descendente de italianos.

Agora, mais uma pequena humilhação pra esses povos outrora orgulhosos, hoje vítimas do alcoolismo: em pleno Columbus Day, um dia em que os EUA comemoram seu descobridor e os índios são forçados e ouvir calados gente celebrando um sujeito que se dividia entre estuprar meninas índias e cortar mãos de nativos que não concordavam com a primeira atividade.

Vários índios descobriram que suas contas no Facebook foram sumariamente apagadas.

Dois deles são Shane Creepingbear e sua esposa, Jacqui. Funcionário de uma universidade local, Shane é diretor-assistente de Admissão e Recrutamento Multicultural, o que é um nome bonito pra bela causa de de facilitar o acesso à educação para minorias.

Aparentemente há gente que não gosta disso, e perseguem Shane. O problema é que o Facebook, como todo serviço online, deixa a ponta do atendimento na mão dos estagiários Ipsilon semi-aleijões, incapazes de pensamento próprio. Entre uma dose ou outra de Soma, eles respondem aos formulários em suas telas de forma totalmente mecânica.

Uma denúncia de que Shane Creepinbear não era um nome real fez com que um desses estagiários olhasse, seus 3 neurônios ativos decidiram que o nome era estranho e pronto, DELETE, adeus conta de Shane e da esposa.

Por sorte as interwebs fizeram um escarcéu, e alguns dias depois as contas deles voltaram, mas nada garante que outra bobagem dessas aconteça. As ferramentas de denúncia de abuso estão sendo sumariamente abusadas, seja por puro racismo seja por interesse político.

Uma pena que enquanto tantos Snowdens, EFFs e Assanges gritem alertando contra o Big Brother ninguém peceba que a maior ameaça aos direitos individuais na internet são os próprios internautas. O lado bom é que vendo a hagada que fez o Facebook voltou atrás e Shane Creepinbear recebeu sua conta de volta.

Hoje o próprio Governo reconhece a importância da comunidade indígena e seus serviços prestados durante a Segunda Guerra Mundial ao ceder suas línguas nativas como criptografia invulnerável aos esforços dos especialistas japoneses. Os sobreviventes e as famílias dos já falecidos foram agraciados em 2001 com a Medalha de Honra do Congresso, a maior condecoração dos EUA, entregue pessoalmente, com agradecimentos, pelo Presidente dos EUA.


Imagem

É pedir demais que o Facebook adestre seus estagiários pra pensar duas vezes antes de apagar um perfil?

Fonte: Meiobit

Comentários

19 Out, 2014 - 12:53

Comentários

VagnerTricolor 21 Out, 2014 22:40 0

Nossa, ja vi muita coisa sobre segunda guerra mundial, mas nunca tinha ouvido falar essa das linguas indigenas. ótima materia.

Curanda 20 Out, 2014 15:18 0

Infelizmente devo ser negativado, mas não concordo com essa "superproteção" ao índio, que, diga-se de passagem, tá pouco se fudendo pro nosso sistema capitalista, fica lá marolando com o pé no barro e ****-se o mundo ... acho que foi em Brasília que o índio meteu uma flechada na perna do policial durante um protesto dos índios, tão indefesos coitados ...

No mundo há duas possibilidade, ou vc vence ou vc é subjugado, foi assim com os Maias/Incas/Astecas ( não dá pra citar muitos pelo limite de caracteres ) e ninguém fica enchendo o saco por eles, que deixaram um legado fantástico pro mundo, diferente dos índios ...

Não no Brasil, mas em países desenvolvidos e que aproveitam quase 100% do território do seu país, se não houvesses as reservas dos índios a economia de tal país seria BEM mais alta.

@Descontraindo - Pra quê ele mantém o sobrenome "ursoassustador", parece até mulher com brinco de pena, pra sinalizar que é india ... não se contenta em ser simplesmente morena.

Battleface 20 Out, 2014 09:31 0

quanto drama e sensacionalismo para falar que o facebook exclui alguns perfis sem querer Oh God!

facebook é cheio de frescura assim mesmo tenta criar um perfil fake com um nome que não seja considerado um nome para ver.

chucky515 19 Out, 2014 23:32 1

igual aquele caso do cara do Brasil que tinha o sobrenome Rola... era Neymar Rola o nome dele, dai o FB cancelou a conta dele kkk '-'

andersonzero 19 Out, 2014 22:10 0

sophos_nsm escreveu:excelente materia. esse colunista do meio bit é insuportavel. erra pra ****** mas quando acerta acerta no alvo.

Sabe o que é ainda mais insuportável? Haters!

sophos_nsm 19 Out, 2014 15:22 0

excelente materia. esse colunista do meio bit é insuportavel. erra pra ****** mas quando acerta acerta no alvo.

Rovertx 19 Out, 2014 14:05 5

Boa matéria! A história da humanidade, principalmente a história das Americas, tem que ser reformulada. É muito suja! Atualmente tambem as pessoas abrem suas vidas de graça no mundo virtual, mostrando toda sua privacidade, de maneira ridícula, somente por ganhar alguns "curtidas"(likes). A humanidade está caminhando para um caminho ridículo, sem ter uma maturidade pra usar essas novas ferramentas do mundo virtual. Claro que tem suas vantagens, mas as desvantagens são gigantescas. Pobre dos índios, os verdadeiros donos dessas terras e são vistos como seres inferiores, sendo que socialmente estão muito mais avançados que nós, que vivemos em uma sociedade egoísta, capitalista e arrogante.