Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O novo longa metragem da Disney Operação Big Hero 6: exige renderização de um supercomputador de 55 mil núcleos

A disney é bastante conhecida pelas belas animações que produz. É muito difícil encontrar alguém que não tenha se emocionado (ou ao menos se impressionado) com as belas histórias trazidas pelos inúmeros filmes dirigidos pela companhia. O próximo da lista, *Big Hero 6* (no Brasil receberá o título *Operação Big Hero 6*), é um pouco desconhecido da população em geral, mas promete ganhar o público com uma boa trama e tecnologia de ponta empregada em sua criação.

Esse filme, segundo o diretor Don Hall, baseia-se em *um dos títulos mais obscuros do universo Marvel*. Apesar disso, não é nada assustador e, de qualquer forma, a trama foi completamente reimaginada sob o domínio da Disney. Além disso, ele está dando bastante trabalho para ser renderizado exigindo o uso de um supercomputador de 55 mil núcleos que está espalhado quatro localidades diferentes.

O motivo de precisar de tanto poder de processamento é a complexidade da animação. O filme se passará na cidade fictícia de San Fransokyo, uma mistura evidente de duas cidades que são referência quando o assunto é tecnologia. Essa metrópole contará com 83 mil construções, mais de 260 mil árvores, 215 mil postes de luz e 100 mil veículos.

Como se não bastante a quantidade gigantesca de objetos com a qual a renderiação precisa lidar, há também todos os efeitos de iluminação que trarão um grau de detalhamento nunca antes visto em uma animação. O software responsável por lidar com essa tarefa será o Hyperion, programa desenvolvido especialmente para este fim que começou os seus *primeiros passos* há dois anos e tem evoluído junto com o longa.



É como construir um carro enquanto você o dirige, comenta Andy Hendrickson, CTO da Disney. A renderização, neste caso, é um processo tão complicado que foi preciso automatizá-lo e criar um software para apenas dar conta desse trabalho. O programa trata cada um dos quatro centros de processamento como se fosse um e avisa os produtores (através de um app para iPhone) caso algum problema aconteça.

A trama do filme gira em torno de Baymax, um robô um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Ele é fabricado utilizando um conceito da robótica que usa componentes flexíveis, o que confere esse aspecto macio em sua aparência. Assim como Detona Ralph, Operação Big Hero 6 será um longa focado nos fãs de tecnologia e nerds em geral, desde o seu enredo até a sua complexidade de criação.



Trailer Official 1080p HD sem legenda



O filme tem estreia prevista para o dia 7 de setembro nos Estados Unidos e deve chegar ao nosso país apenas no dia 25 de dezembro.

Fonte: Tecmundo

Comentários

20 Out, 2014 - 18:01

Comentários

vitor5 20 Out, 2014 21:37 1

Pra quem é leigo no assunto pode parecer muito mas todos os filmes da pixar usam requisitos parecidos nos computadores (eles alugam fazendas de renderização que podem chegar a até 3 meses )

f_santos 20 Out, 2014 18:40 2

sophos_nsm escreveu:serio isso? os graficos dessa animação parecem estar no nivel de super mario kart 8 do wiiu.

eu vi o trailer em HD e comparando com qualquer outro filme no estilo, é muito superior...

sophos_nsm 20 Out, 2014 18:16 -4

serio isso? os graficos dessa animação parecem estar no nivel de super mario kart 8 do wiiu.