Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Fim da "velocidade reduzida" está dentro das normas, diz Anatel



A Anatel se manifestou sobre a intenção das operadoras de telefonia móvel de mudar a forma como as empresas tratam o usuário que estoura seu limite de dados no mês. A agência reguladora informou nesta terça-feira, 21, que solicitará explicações sobre a situação às companhias.

Contudo, a agência informa que o plano está dentro das normas do setor, embora possa ser revoltante para alguns usuários. O Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, porém, dita que qualquer mudança deve ser informada aos consumidores com pelo menos um mês de antecedência.

O objetivo das operadoras é acabar com a famosa "velocidade reduzida". Hoje, as empresas oferecem internet (quase) ilimitada, mas com uma franquia de dados, que, quando superada, faz com que a velocidade da conexão despenque. As empresas devem parar de oferecer esta proposta e começar a cobrar por "miniplanos" adicionais para quem quiser continuar acessando a internet com a velocidade total.

É assim que funciona em países da Europa e nos Estados Unidos e as operadoras argumentam que precisam acabar com a velocidade reduzida para que os clientes tenham uma experiência mais fiel em relação à internet que contrataram - já que muitos passam boa parte do tempo navegando por uma internet bem inferior.

Em nota ao Olhar Digital, a Telefônica Vivo confirmou que haverá mudanças na oferta de internet móvel ilimitada, que depende da redução de velocidade ao fim da franquia contratada. Mas a empresa ressaltou que, por enquanto, isso só ocorrerá nos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Nesses locais os clientes de planos pré-pagos terão o serviço interrompido assim que o pacote terminar. Ao atingir 80% do contratado eles receberão uma mensagem SMS de aviso e, quando a franquia efetivamente terminar, chegará outro SMS, desta vez com a oferta de um pacote com 50 MB adicionais por R$ 2,99 e que terá validade de sete dias.

"O cliente agora navega sempre em alta velocidade, sem o incômodo de o desempenho ser reduzido quando a franquia acaba", justifica a empresa. "Existe também a opção de o cliente fazer um upgrade de pacote, com a franquia de internet mais adequada às suas necessidades."

Segundo a operadora, o mesmo formato poderá ser estendido a outras regiões e aos clientes de planos pós-pagos nos próximos meses.

A TIM também se pronunciou sobre o assunto. Ao Olhar Digital a empresa diz que "mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e outros dispositivos", mas nega planejar reajuste e "segue avaliando as diferentes possibilidades".

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

22 Out, 2014 - 20:49

Comentários

rodrigoamaro 24 Out, 2014 15:26 0

"Ur dur nossa velocidade vai ser igual a dos Estados Unidos" por que não colocam os preços iguais aos de lá também?

sdsurfrs 23 Out, 2014 20:33 1

Bom acho q vou esperar ate chegar em casa p usar internet, assim eu não quero, muitas pessoas não vão usar mais, eu sou um q logo que isso se iniciar vou usar só p escutar música mesmo, como sempre fiz antes.

MrDarkness 23 Out, 2014 15:01 2

Hj eu estava vendo uns vídeos no Youtube, aí vi esse vídeo de 2012: https://www.youtube.com/watch?v=GuqmKg6QQTw
Aparentemente este é o motivo de estas empresas estarem fazendo isso, elas estão alcançando o limite de banda que podem gastar e então pra fazer as pessoas gastarem menos, elas vão cobrar mais.
Meio preocupante pq não há uma boa solução, já que existe um limite de dados que podem ser transmitido pelo ar e boa parte já é usado pelos canais de TV.

phaelkratos 23 Out, 2014 13:54 0

É né anatel do ******* mas fazer as empresas darem os acessos que os clientes merecem vcs não fazem nada né filha da puta, falou a mais de dois anos atras que os clientes teriam 20% da internet contratada e até hj nada continua com os 10%, trabalho em empresa de internet e continua a mesma putaria, agora pra tirar as facilidades ai é na hr, cabada de ladrão do *******!!!!!!

Leosls 23 Out, 2014 11:09 1

Na minha cidade tem bug no sinal se paga menos de 1 real por dia e se passar da franquia não acontece nada... Comprei meu Novo Moto G a menos de 5 dias e ja usei mais de 3GB dados...

fabiohm 23 Out, 2014 10:22 1

A internet movel já é um lixo quando diminui a velocidade, agora pagar 9,90 por 50mb, num dah pra fazer nda. Isto aí eu uso em 10 mins de navegação. O certo é fazer tambem uma internet ilimitada por mes assim como na fixa e uma internet por dia ilimitada. Esse negocio de ficar colocando limite por mb eh um saco!

7black7metal7 23 Out, 2014 09:13 1

vai ser que nem antes kkkkk quando uma pagina de internet abria por 50 centavos. esse sim era tempo difícil para se acessar internet por celular alem de ser lenta era cara. imagina 50 centavos por pagina imagino um donwload.

iGhosthy 23 Out, 2014 09:07 1

"[...]É assim que funciona em países da Europa e nos Estados Unidos[...]"

Palhaça usa exemplo de outros países para justificar mudanças aqui, porque não mudam a saúde, educação, as altíssimas taxas de juros por esse motivo?
Quando a coisa é ruim e o povo não quer vem com lero lero, a por que em outros países é assim.

Menor22 22 Out, 2014 23:55 1

pra mim vai ser uma m#$% já que eu uso o 3g da oi totalmente bugado sempre a 1mbps, com esse novo sistema só espero que o bug continue. Operadoras ladronas

alexbras 22 Out, 2014 22:29 -4

pelo menos nego vai para de ficar andando que nem zumbi na rua.......fora que com o baixo consumo desse novo jeito eles vão melhorar as franquias...brasileiro se contenta com tudo mesmo...por isso acham ruim essa medida....se contentam abrindo o Google em 2 minutos....

Rael_MK 22 Out, 2014 21:19 8

"[...]É assim que funciona em países da Europa e nos Estados Unidos[...]"

Só esqueceram de falar que nestes países não são cobrados preços absurdos como as operadoras aqui fazem, e por um péssimo serviço, tanto com a fraqnuia esgotada ou não.

Pra mim uma empresa que impõe franquia em seus planos, ja evidencia sua incapacidade estrutural e de manter um serviço com boa qualidade, eu não contrato serviços com esse tipo de limitação, é a única forma de forçar essas empresas a melhorem os serviços prestados.

TH1AGOWAR 22 Out, 2014 20:58 13

Anatel como sempre dando a bund4 pra essas empresas lixos