Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Games online são o ambiente mais hostil ao gênero feminino, aponta pesquisa



Uma pesquisa conduzida pela Pew Research, divulgada nesta quinta-feira (23), mostra o que muitos jogadores já sabiam: o ambiente dos games online não é exatamente acolhedor tampouco educado com pessoas do sexo feminino. Entre os 3 mil usuários de internet consultados pela empresa, somente 3% deles consideram esse ambiente como particularmente acolhedor a mulheres — marca que chegou a 44% em relação ao sexo masculino.

Em compensação, 51% dos entrevistados consideraram esse universo como igualmente acolhedor a pessoas de ambos os sexos. No entanto, comparados aos demais ambientes online considerados, a Pew observou que os jogos online tiveram os piores resultados possíveis.

Imagem

"Enquanto a maioria dos ambientes online foi vista como igualmente acolhedores para ambos os gêneros, os piores resultados vieram dos jogos online. 44% dos entrevistados disseram que a plataforma é mais acolhedora a homens", afirma o texto que acompanha a pesquisa.

Pesquisa reflete uma realidade negativa

No âmbito geral, 27% dos entrevistados afirmaram que já foram chamados por algum nome ofensivo pelo menos uma vez — número que aumenta para 50% em relação aos jovens adultos. As estatísticas também mostram que aproximadamente 25% das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de assédio online e quantidade semelhante já se deparou com alguma forma de ameaça física. Para completar, 18% das entrevistadas já tiveram que sofrer com essa situação de forma constante, contra 7% dos usuários em geral.

Imagem

Infelizmente, a pesquisa da Pew só reforça as impressões deixadas por campanhas como o GamerGate — que, sob a pretensão de cobrar mais "ética", se aproveita para realizar campanhas de assédio contra mulheres proeminentes da indústria. A agressividade do movimento se tornou grande a ponto de críticos como Anita Sarkeesian terem que abandonar suas casas diante do recebimento de ameaças, algo que chamou a atenção de meios que normalmente passam longe da cobertura do universo dos video games.

Fonte: Tecmundo

Comentários

23 Out, 2014 - 21:57

Comentários

thaynacorreah 02 Nov, 2014 13:20 0

já fui assediada por jogar, mas jamais vou deixar isso me abalar p trocar de nick ou talvez de personagem por ser mulher, quero mais q esses caras sem respeito se ferrem

Henry Master 26 Out, 2014 11:46 1

Acho que no L4D2 é onde tem mais garotas que jogam diboa, pelo menos no ZM Brasil, vez ou outra aparecem uns "mlk" pra encher o saco, mas os modera sempre tão ativos, mas confesso que assim como homens, existem mulheres "chatinhas" , mesmo assim não acho legal fica discutindo ou coisa do tipo, simplesmente excluo, tanto homem quanto mulher. Desafio Aceito!

Badino84 25 Out, 2014 10:14 0

Parem de encher os saco das mulheres. Por isso são uns p****teiros de m**da. O quarto chega a feder de tanta testosterona.

MGWanted 24 Out, 2014 23:13 0

Eu sempre gostei de jogos online, é cheio de vida e pessoas para interagir. Jogo mobas, adoro MMORPG's já joguei tantos mmo que perdi a conta. xD E isso realmente é algo que acontece regularmente, eu acho isso horrível e nojento para ser sincero, eu já joguei com raparigas, tbm já tive raparigas em guildas e não houve problema em alguns jogos noutros só dava assédio mesmo. Eu jogava AOW e na minha guilda era composta por algumas raparigas na verdade a fundadora tbm, mas o clima era fantástico havia brincadeira mas nada que ofende-se sempre tranquilo. Mas isso realmente estraga o clima dos jogos online até porque se for composto por homens apenas vai haver muito machão se armando. Isto é um comportamento horrível mas não é nada novo para mim. E quanto a hostilidade apenas joguem "League of Legends" nunca vi nada tão hostil é "retardado, dizem a pessoa para morrer com cancro, para se matar", é algo que nunca muda. Eu já não jogo em vez de diversão sé me mete nojo, e enerva.

Elisandra10 24 Out, 2014 13:21 1

geberct escreveu:Minha esposa tbm gosta de jogar jogos OFF, eu comecei a jogar DARK SOULS 2 agor, faz uns 2 meses, ela disse q se ela jogar, vai ser só OFF por q nao gosta de ser ajudada e homens enchendo o saco, tipo, eu, ela e um primo jogamos GTA online, ela detestava nos dois atras dela ajudando ela, e com razão.


Na verdade em jogos ninguém nunca me encheu o saco, mas como disse, quando joguei ninguém nunca soube que eu era mulher. Foi por esse motivo que eu disse que se deve evitar ficar a mostra, as pessoas pensam que você é homem e nem te enchem, isso se seu intuito é jogar, se você vai entrar em um jogo pra pagar de princesa de mundo encantado só por ser garota, esta errado, já tem um monte de personagem gostosa lá kkk

geberct 24 Out, 2014 12:54 0

Elisandra10 escreveu:Eu não jogo on, já tentei jogar mmo e outros modos, é complicado, na verdade enjoativo seria a palavra certa, no meu caso é claro, sou do tipo solitária quando jogo.
Mulher jogar on é perturbador, a não ser que você entre de anônimo, ai da pra jogar tranquilo.
Não deve colocar nomes femininos também. Use apelidos ou nomes engraçados, ninguém vai perceber que você é mulher.

Minha esposa tbm gosta de jogar jogos OFF, eu comecei a jogar DARK SOULS 2 agor, faz uns 2 meses, ela disse q se ela jogar, vai ser só OFF por q nao gosta de ser ajudada e homens enchendo o saco, tipo, eu, ela e um primo jogamos GTA online, ela detestava nos dois atras dela ajudando ela, e com razão.

Elisandra10 24 Out, 2014 12:48 2

É por esse motivo que não jogo on, eu não quero ficar suportando explosão emocionais da garotada. Eu acredito que jogos tem por finalidade o entretenimento, lazer e descontração, por esse motivo não acho uma boa ideia me juntar a grupos de jogadores. Como disse uma vez, o jogo é bom, mas as pessoas são complexas. Por minha parte eu não acho legal agressão verbal em jogos ou qualquer outro meio de comunicação.
Mas em fim, se você joga com uma garota e ela faz burrada e diz que faz burrada por que é uma garota e isso lhe irrita, a solução é simples, não jogue com garotas. Mas um conselho, as mulheres sempre buscam um tratamento afetivo, é da nossa natureza, seja em jogos ou qualquer outro aspecto.
Não tem como tratar mulher da mesma forma que você trata um homem, como não tem como você fazer certas coisas com homem, que você só pode fazer com mulher. Si pa´...

lucasgomesbz 24 Out, 2014 12:10 0

xenofobia, racismo e machismo sao ruins em qualquer ambiente.
Eu jogo games de tiro, e é osso. Os adm tbm nao ligam muito para essas coisas.
Tem muita criança jogando e vivemos em uma atmosfera hostil e hipócrita. A criançada aprende essas coisas na rua ou em casa e acabam passando a diante quando tem a sensação de impunidade.

RicardoMD 24 Out, 2014 12:09 0

Acho que o problema principal de ter mulheres em jogo (que nem chega a ser problema) é que MUITAS delas querem ser agradadas só pelo fato de serem mulheres...tipo faz uma ***** la no jogo, alguém briga, dai ela fala a frase clássica..."calma gente sou menina" dai vem algum bobão fazer essas pesquisas ridículas e ela acaba em algum fórum, e o resto já sabem...

Elisandra10 24 Out, 2014 10:17 1


brunohot01 escreveu:


achei interessante sua resposta
acho que esse lance de char nao tem nada aver se uma mulher usa ou nao char feminino ou masculino
agora de sofre abusos na net isso e de forma geral
oque tem mais e troll na net querendo zuar o outros porque e virgem ainda


e complicado porque tem pessoas legais nos jogos online e tem pessoas que nao sao
isso varia tanto pra homem tanto pra mulher


De fato, existem pessoas que sabem argumentar de forma madura, já existem pessoas que não sabem o que significa opinião. Acho que o povo tem que aprender que nossa opinião não reflete em fato. Quando damos nossa opinião estamos apenas expondo nossas ideias.
Mas eu entendo que não tem como cobrar isso de todos, até porque, muitos ainda não tem uma maturidade formada, acho que os trolls são em maioria crianças ainda, ou em alguns casos pessoas mentalmente perturbadas.

brunohot01 24 Out, 2014 09:39 0

Elisandra10 escreveu:Cara, isso tem em todo lugar em que o público em sua maioria é homem.
Se você for garota e jogar com um char masculino você automaticamente é sapatão, por que mulher tem que jogar com char feminino. A sociedade moralista é um saco, é como se todos fossem santos, mas sabemos que todos temos nossos pecados entre quatro paredes.
Opinião é igual ** cada um tem o seu, mas as pessoas insistem em meter a mão no ** dos outros, si pá.....


achei interessante sua resposta
acho que esse lance de char nao tem nada aver se uma mulher usa ou nao char feminino ou masculino
agora de sofre abusos na net isso e de forma geral
oque tem mais e troll na net querendo zuar o outros porque e virgem ainda


e complicado porque tem pessoas legais nos jogos online e tem pessoas que nao sao
isso varia tanto pra homem tanto pra mulher

Elisandra10 24 Out, 2014 08:51 2

Doltrake escreveu:O único problema de te mulher em algum servidor é que sempre tem um engraçadinho zoando chamando de mulher de tromba, xingando ela, zoando e coisa do tipo.


Cara, isso tem em todo lugar em que o público em sua maioria é homem.
Se você for garota e jogar com um char masculino você automaticamente é sapatão, por que mulher tem que jogar com char feminino. A sociedade moralista é um saco, é como se todos fossem santos, mas sabemos que todos temos nossos pecados entre quatro paredes.
Opinião é igual ** cada um tem o seu, mas as pessoas insistem em meter a mão no ** dos outros, si pá...