Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por mais que eu queira, eu não consigo jogar games de terror



Você está curtindo Alien: Isolation? E P.T., o teaser jogável que revelou a existência de Silent Hills? Ou qualquer outro jogo horror? Você está se emocionando com os sustos, deleitando-se com o medo, tremendo com os fantasmas? Se sim, então saiba que eu o invejo.

Eu tentei jogar Alien: Isolation nesta semana, um jogo que na teoria deveria ser o meu Game of The Year. Ele é uma recriação fiel do universo e da estética do filme original, e ter a chance de basicamente caminhar dentro do cérebro de Ron Cobb por algumas horas é algo com que sonhava há anos.

O problema é que eu não consigo jogar Alien: Isolation. Bem, eu até resisti durante a primeira hora, uma vez que essa era a parte em que eu poderia andar pelo cenário, cutucar as paredes, admirar os detalhes e rir dos reprodutores de fita cassete espalhados pela nave.

Mas, a partir do momento em que o Alien aparece pela primeira vez, eu parei de jogar. Na primeira vez que você escapa do monstro, é necessário ficar esperando por um transporte enquanto você fica olhando por cima do ombro de forma angustiante. A música fica mais sombria, a tensão cresce até ficar insuportável. Eu simplesmente apertei o botão para sair, desliguei o console e provavelmente não voltarei ao jogo. Não por causa de algum senso de subjetividade, em que eu tive um pensamento inofensivo de que "não, isso não é para mim". Não, eu estava fisicamente abalado.

Essa reação não é novidade para mim. Eu sou um "covarde dos games" desde que me entendo por gente. Da sequência submarina de Half-Life (EU ODEIO TUBARÕES!) a P.T., eu tive certas dificuldades em alguns dos maiores jogos que conhecemos e, em alguns casos, eu não fui nem capaz nem de começar a jogar alguns games. A mesma coisa acontece nos cinemas. Eu consigo até suportar coisas como The Ring ou Evil Dead, mas qualquer coisa além disso eu pulo fora.

Eu não gostaria de ser assim. Eu olho aqui no escritório e vejo meus amigos encontrando diversão no terror. Eles, obviamente, apresentam a resposta padrão para essas experiências: quando confrontados com imagens horripilante ou sustos, seus corpos começam a liberar adrenalina e cortisol e, como resultado, eles se sentem mais "vivos". É uma viagem maluca.

Imagem

Eu não tenho essa sensação boa. Quando estamos falando de jogos de terror, eu fico enjoado e tonto, mas não de uma maneira eufórica. Eu apenas me sinto… bem, enjoado e tonto. E é por isso que eu raramente vou atrás de jogos desse tipo. Se eu não estou me divertindo de alguma forma (e, realmente, eu só sinto o oposto de diversão), por que me importar?

Eu não sei se isso acontece porque há algum problema no meu cérebro ou se é apenas um jeito de percepção diferente. Várias outras pessoas odeiam filmes de terror, por exemplo, por razões similares às minhas.

Mas é isso o que mais me interessa em relação aos jogos de terror e minha aversão a eles. Enquanto milhares de pessoas evitam filmes de terror e dizem deliberadamente que não gostam do gênero, eu não vejo tanta gente assim falando o mesmo sobre jogos de terror. Às vezes, parece que eu sou a única pessoa na internet que literalmente não consegue jogar algo assustador.

Eu sei que esse problema não é motivado pelo fato de eu não conseguir processar medo, uma vez que eu já tive que lidar com situações parecidas na vida real. Minha melhor teoria (ATENÇÃO: EU NÃO SOU MÉDICO) é que é uma questão de ter ou não ter controle sobre a situação. Na vida real, eu acho que tenho algum tipo de controle sobre minhas ações e reações sobre as coisas ao meu redor.

Talvez, quando estou jogando ou assistindo a um filme, parece que eu estou preso em uma montanha russa e tenho que experimentar o que vem em seguida sem ter qualquer possibilidade de escapar ou influenciar o que está por vir. Isso é algo que uma parte de mim, obviamente, não consegue lidar, até chegar ao ponto de eu começar a passar mal.

Eu tenho inveja das pessoas que conseguem jogar esses games de terror e aproveitar o rush extrasensorial que vai além dos efeitos normais que encontramos nos games. Parece estimulante! Os prazeres regulares dos games somados a uma reação física de adrenalina!

Então, na próxima vez em que você estiver jogando um game de terror e começar a ter uma sensação de medo e excitação, lembre-se de caras como eu, que são obrigados a pedir ajuda para a namorada para passar pela sequência de mergulhos em Assassin’s Creed IV (NOVAMENTE, TUBARÕES!) porque eles estão travados demais para conseguirem jogar sozinhos…

Fonte: Kotaku

Comentários

23 Out, 2014 - 21:58

Comentários

RafaPlayer1 27 Out, 2014 12:43 0

cara eu sou como vc só que eu estou jogando the evil within e nao to mto tenso mas jogos onde vc só foje eu nao consigo jogar

Thesroth 27 Out, 2014 00:49 0

Isso é uma *******!!!!

ogaith 26 Out, 2014 15:38 0

sou gamer das antiga, mas te digo q esse alien isolation ta meio embaçado de jogar.
pelo q eu vi nao da pra aniquilar o inimigo é aí q complica. fika fugindo, só deixa o jogo mais tenso

Mark_junito 26 Out, 2014 13:55 0

Joguei e zerei outlast que foi o primeiro jogo que joguei naquele estilo, o de so fugir e se esconder e fui jogar do alien nao consegui jogar, achei chato.

momoids 26 Out, 2014 11:26 0

Você foi sincero e com certeza tem muita gente igual a vc só que não admite..

Jyraya 26 Out, 2014 08:59 0

Se tivesse uma arma **** na mão, queria ver esse Alien não sentir medo.

JuniorArms 26 Out, 2014 00:52 1

Achei o Alien Isolation chato e parado, muito stealth pra ficar levando sustinho. Chato bagarai Vish!

hvf1311 25 Out, 2014 20:14 0

A fato de alguns sites não terem dado nota boa p Alien Isolation faz a gente desconfiar q os alguns recebem mesmo p dar nota boa. Vc vê as ótimas notas dos usuários e a do site baixa. Como conseguiram da nota baixa p esse jogáço ? Jogo de terror no como a temos não se via. Se vc quer sentir frio na espinha é com esse jogo 1 Tô gostando muito !

hilux 25 Out, 2014 19:59 -1

EU JOGO RESIDENT SEM PROBLEMAS, MAS JOGOS COMO SILLENT HILL , DOOM EU TO FORA, NÃO ACHEI QUE O ALIEN FOSSE DO JEITO QUE ESTA SENDO, MAS AINDA ESTOU TENTANDO. TENHO QUE ADMITIR QUE JA PENSEI EM NÃO JOGA-LO MAIS. COMO JA FOI COMENTADO NO COMEÇO TAVA OTIMO ENFRENTADO OS ROBOS. QUANDO O ALIEN APARECEU E NAO VAI ENBORA A GENTE TEM QUE FICAR ANDANDO COM ELE POR PERTO, AI O JOGO MUDOU E ACHO QUE NÃO VOU EM FRENTE TA TENSO.

xD3uSx 25 Out, 2014 13:59 0

Qualquer coisa de terror vira comédia pra mim, desde meus 5 anos meus pais me deixavam olhar qualquer filme de terror e eu nunca tive medo, ao contrário, eu gostava muito e ainda gosto, e não, não virei um maníaco serial killer kkkkkk Só agora depois de velho com o outlast que eu fiquei meio tenso, mas não era medo e sim os sustos muitos frequentes...Acho que isso é de cada pessoa e é uma pena quem não consegue curti o gênero...E quem não zero o alien não sabe o que ta perdendo!!!

pestana7 25 Out, 2014 02:11 0

Me lembro que o Resident Evil 1 me dava maior medo de jogar, era tensão constante, re-jogando muitos anos depois por um emulador não sei como tinha medo daqueles gráficos pixelados.

wesley pro 25 Out, 2014 01:10 0

O primeiro jogo que me deixou tenso foi o DOOM. Eu tinha jogado wolfenstein antes, e nele eu ficava só instigado em algumas partes. Mas DOOM foi um choque pra mim. E uma das cenas mais marcantes foi do Duke3D, no primeiro episódio do segundo capítulo. Havia uma espécie de capela. Quando voce interagia com uma tabuleta de pedra se eu não me engando, uma cruz que existia no fundo do cenário se movia virando uma cruz de cabeça pra baixo. O ambiente ficava totalmente vermelho, e uma voz demoníaca pronuciava palavras medonhas e incompreensiveis. Ao procurar a origem da voz, era possível visualisar um cardeal enforcado no teto da capela. E dando a volta por trás do cenário, voce vê um cadáver dilacerado. Eu fiquei chocado quando percebi que era o Marine do DOOM.