Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para Elon Musk, inteligência artificial é a maior ameaça à humanidade

Você já viu esse enredo em filmes de ficção científica como o Exterminador do Futuro e Matrix, no qual uma inteligência artificial ameaça a existência dos humanos. Porém, para o inventor e bilionário Elon Musk, esse é um temor real.

Falando em um simpósio de comemora o centenário do departamento aeroespacial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o fundador do PayPal e "Tony Stark da vida real" (por fundar companhias como a Tesla Motors e SpaceX) disse que é preciso ter muito cuidado com a inteligência artificial.

"Se eu tivesse que apontar qual é a maior ameaça à nossa existência, seria essa", afirmou. "Estou cada vez mais inclinado que deve haver alguma regulamentação, talvez em nível nacional ou internacional, só para garantir que não façamos algo muito estúpido".

O diabo somos nós

"Com a inteligência artificial você está invocando um demônio. Você conhece essas histórias em que há um cara com pentagrama e água benta e ele tem certeza que pode controlar o demônio? Não vai funcionar", compara.

"Então não vai haver um HAL 9000 indo para Marte?", pergunta o mediador se referindo à inteligência artificial do filme "2001 – Uma Odisseia no Espaço". "HAL 9000 seria fichinha. É muito mais complexo... Seria embaraçoso para ele, quase um cachorrinho", conclui.

Não é a primeira vez que Musk demonstra preocupação com o tema. Em uma entrevista em junho, ele disse que investiu numa empresa chamada Vicarious não para fazer dinheiro, mas para "ficar de olho no que acontece com a inteligência artificial". A companhia, basicamente, tenta recriar com computadores o funcionamento do cérebro humano.

Fonte: Tecmundo

Comentários

29 Out, 2014 - 21:59

Comentários

peplegal 03 Nov, 2014 17:50 0

.
bem...depende do que se entende como "ameaça" !

I.A. já faz parte do nosso dia-a-dia e nem nos damos conta disto. Algoritmos de I.A. já estão fazendo diagnósticos médicos, traduções de línguas, controle de tráfego de trens e aviões, prospecção de recursos como gás e petróleo...e várias outras funções.

O medo de algumas pessoas não é da INTELIGÊNCIA artificial...mas sim da CONSCIÊNCIA artificial.

Ter máquinas absurdamente Inteligentes não oferece grandes riscos, e seria muito benéfico...porém máquinas Conscientes poderá ser um marco revolucionário na história da humanidade (pro bem...ou pro mal).

Acredito que ainda estamos muito longe da Verdadeira Consciência Artificial... até lá o máximo que poderemos fazer é SIMULAR consciência através de uma sofisticada Inteligência.

Mas isto traz questões filosóficas complicadas, pois nem sabemos o que é consciencia...e talvez a consciência humana seja apenas uma Simulação do cérebro...uma programa mental para favorecer a espécie evoluir.
.

Gustavo6496 30 Out, 2014 13:56 0

Pra mim deve haver uma grande diferença entre IA e Robôs, robôs são capazes de realizar ações complexas porem não tem consciência do que estão fazendo. É eles e não as IA que vão trabalhar nas casas ou fabricas.

Vejo a IA como o maior marco da humanidade capaz de cira rum ser de igual inteligencia, porem se é um ser inteligente obviamente ele tem vontade propiá. As IA não trabalharão como servos como vcs estão pensando, IA trabalharão em cargos altos, como um sistema de segurança, administradores, chefes de corporações e quem sabe ate msm uma especie de líder mundial.

AI não irão trabalhar com trabalho serviu como os Robôs, elas estarão trabalhando apenas nos cargos mais altos. Elas não terão um corpo, terão apenas um núcleo central e irão nos monitorar por câmeras.
E e obvio AI só te matarão se vc tentar matar elas. Eu não a culpo e uma alto defesa, se alguém tenta-se te matar vc iria revidar?

xandjam 30 Out, 2014 10:08 0

O Ultron está chegando.

Doltrake 30 Out, 2014 07:37 0

E ele está completamente certo sobre se sentir ameaçado, afinal uma inteligencia artificial é como nós, pensa por si só, mas que seja programada para seguir ordens de tal pessoa, alguma hora ela pode se voltar contra seu chefe assim como quando algumas crianças se voltam contra seus pais algumas vezes. Tem um filme chamado "Controle Absoluto" onde uma inteligencia artificial cont**** tudo que é eletrónico e é capaz até mesmo de voltar um cabo de uma torre de energia. Sei muito bem que é filme mas estamos cada de vez chegando perto criar algo assim. Imagina uma A.I controlando esses robos que os americanos estão criando? Imagina a perda que ia dá...
Se desse *****, estariamos vivendo o filme "O exterminador do futuro". E quem não assistiu nenhum desses filmes que citei, eu recomendo que assista.