Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Veja o drama da guerra através dos olhos de This War of Mine (PC)



Você acha que está preparado para sobreviver ao drama de uma guerra? Não como um soldado invencível e cheio de armas, mas como um civil comum. This War of Mine vai te mostrar que isso não é tão fácil.

Está muito frio, um dos seus companheiros, Bruno, está seriamente doente e todos os outros estão morrendo de fome. Você sai à noite para procurar mantimentos. A guerra em Pogoren não deixa você sair à luz do dia. Franco-atiradores estão por toda a cidade. Você acha uma casa que já foi luxuosa, mas também sofreu com a guerra. Há luz lá dentro. Talvez tenha comida, talvez tenha medicamentos. Mas está habitada, e a guerra muda as pessoas. O que um dia foi seu vizinho pode ter se tornado um saqueador tão desesperado para sobreviver quanto… você.

Você decide arriscar: munido de um pé-de-cabra arromba a porta e se depara com duas pessoas. Um casal de idosos. O homem levanta, já sabendo que assaltantes estavam pela vizinhança. Ele apenas implora que você não leve os medicamentos da sua esposa. Você olha para sofá. A mulher ali sentada parece muito doente. Não seria certo roubar de pessoas inocentes que, tal qual você, só estão tentando sobreviver.

Mas então seu estômago ronca. E você lembra que tem outros companheiros que dividem um abrigo com você que também têm fome. Eles ficaram vigiando a casa improvisada e contam com você para levar suprimentos. Você lembra que Bruno está morrendo e a guerra em Pogoren continua implacável. Você tem uma decisão a tomar, e nenhuma escolha parece boa.

NA GUERRA, NEM TODO MUNDO É UM SOLDADO

This War of Mine, é o mais recente jogo da 11Bit Studios, a desenvolvedora polonesa criadora do bom Anomaly. Como o nome já deixa claro, ele tem a guerra como tema central, contudo, neste jogo não estaremos com o controle de militares bem equipados ou terroristas destemidos. Aqui, veremos o drama da guerra através dos olhos de civis.

Imagem

Sobreviver é a única palavra que aparece na tela inicial do jogo e nela clicamos para começarmos nossa jornada. Apesar de focado na guerra This War of Mine não é um shooter. É um side-scrolling no melhor estilo Deadlight ou Mark of the Ninja, mas totalmente focado em sobrevivência. Você até pode dar tiros aqui, mas, com certeza, só o fará em último caso.

No jogo controlamos um grupo de civis que, vulneráveis com o início da guerra na fictícia cidade de Pogoren, precisam encontrar alguma forma de sobreviver enquanto os dias vão passando. Todos têm necessidades básicas para serem saciadas diariamente. Para isso, é necessário sair em busca de suprimentos de todos os tipos, fazer alianças e ajudar (ou atacar) outros grupos na mesma situação. O trecho que descrevemos no início do texto é só um exemplo da tensão que você vai encontrar aqui.

CADA UM VÊ A GUERRA DE UMA FORMA DIFERENTE

Não se preocupe com spoilers, os eventos que acontecem em This War of Mine são randômicos. Coisas que acontecem em uma primeira jogatina podem não acontecer na segunda, ou ter desfechos diferentes. Não só os eventos são aleatórios, como os próprios personagens que controlamos são diferentes em cada campanha. Não só fisicamente, mas com habilidades e personalidades variadas.

Imagem

E esta é outra coisa que tem que ser cuidada aqui. Não só os mantimentos, mas também o temperamento de cada personagem do seu grupo tem que ser controlado. Eles podem ficar com raiva, tristes, felizes, em choque, e cada um pode reagir de forma diferente para cada acontecimento. E isso vai afetar diretamente a jogabilidade. A guerra muda as pessoas e o jogo da 11Bit Studios faz questão de deixar isso claro.

Mecanicamente, This War of Mine não traz nada de realmente novo. Temos o padrão de um jogo de sobrevivência aqui. O objetivo é coletar suprimentos para manter seu abrigo seguro e construir utensílios para alcançar novos mantimentos e tomar a sobrevivência possível. Contudo, tudo é muito escasso. Os itens que cada personagem pode carregar são limitados e estes mantimentos também são limitados no cenário. Conforme os dias vão passando, o jogador vai sendo obrigado a se arriscar cada vez mais para ter o que precisa e a tomar duras decisões.

Imagem

De fato, o panorama geral de This War of Mine lembra bastante o The Walking Dead da Telltale, ou Deadlight, mas com a guerra no lugar do apocalipse zumbi. A história de cada personagem é contada através de textos e conforme os dias vão passando vão sendo liberados pequenos trechos, mas elas estão aqui só para ajudar a criar uma empatia maior com eles, pouco acrescentando no objetivo central.

A jogabilidade é fácil. Somente o mouse será necessário para realizar todas as ações que o jogo exige, como construir utensílios, vasculhar cenários e lutar. Visualmente, This War of Mine também é interessante. Os cenários são bonitos e aparentam ter sido desenhados a lápis. Uma paleta de cores bem escuras ajuda a compor o ar dramático do jogo. Porém, o design dos personagens são simplórios e eles tem uma movimentação estranha e pouco natural.

Imagem

A trilha sonora é competente. Mantém o clima, embora, às vezes force a barra para criar tensão em momentos onde ela, claramente, não existe. Os efeitos sonoros são básicos, não há diálogos falados, somente sons de passos, tiros e uma bomba o outra caindo esporadicamente, para nunca te deixar esquecer que você está numa guerra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Assim como Spec Ops: The Line e Valiant Hearts, o jogo da 11Bit Studios aborda a guerra com outros olhos. Sem a "glamourização" do combate explorada pelos shooters tradicionais do mercado, e com o foco em quem mais sofre durante um período de guerra: os civis.



This War of Mine é melancólico e denso. Ele te faz refletir sobre esta situação cruel que, infelizmente, muitas pessoas no mundo estão passando neste exato momento. Com tantos debates sendo criados pela indústria dos videogames, é bom saber que tenhamos atingido o nível de maturidade para por mais este assunto em pauta.

This War of Mine foi lançado ontem (sexta, dia 14 novembro) no Steam para PC, Mac e Linux e está totalmente localizado em português.

Fonte: Arkade

Comentários

15 Nov, 2014 - 11:37

Comentários

Ogoshi 19 Nov, 2014 10:51 0

bgbikers escreveu:jogo bem legal e muito dificil, consegui ficar 20 dias vivo, gostaria de saber se tem algum final ou se é só jogar direto mesmo..=S


Sim, tem final. Um amigo meu zerou com 42 dias de sobrevivência.

bgbikers 19 Nov, 2014 06:15 0

jogo bem legal e muito dificil, consegui ficar 20 dias vivo, gostaria de saber se tem algum final ou se é só jogar direto mesmo..=S

dtarzo 16 Nov, 2014 23:00 0

jogo muito bem feito, destaque para a direção de arte, joguei alguns minutos e recomendo.

dearrj 16 Nov, 2014 20:56 1

OTIMO JOGO.
SOBREVIVI 17 DIAS MUITO DIFICIL

brunossj3 16 Nov, 2014 14:02 1

Já tá na minha lista Vish!

wolfhh 16 Nov, 2014 11:29 1

bem interessante

Mr Survivor 16 Nov, 2014 10:59 3

Interessante gente daqui ter participado da localização do game ... Seria legal ter uma News sobre o assunto, como foi o contato com a produtora, o processo, os envolvidos etc. xD

E parabéns pra quem participou, parece um ótimo jogo

elberty 16 Nov, 2014 08:23 1

zunzungo escreveu:Numa promo eu pego esse com certeza!!!

Acho q eu não vou conseguir espera uma PROMOÇÃO não.
Esse games é bem envolvente coisa q consoles nunca vão ter pq ele acha q jogos é só pegar uma arma e sair matando

Grilex 15 Nov, 2014 23:34 1

É muito profundo este jogo, de tal forma que, nem em um milhão de anos, Battlefield e Call of Duty conseguirão ser...

Uma guerra sempre é dramática, coisa que os jogos de guerra hoje em dia não conseguem mais retratar.

Priston31 15 Nov, 2014 16:51 1

henriqueliz escreveu:Onde eu acho em PT-BR

http://store.steampowered.com/app/282070/

zunzungo 15 Nov, 2014 13:46 1

Numa promo eu pego esse com certeza!!!

henriqueliz 15 Nov, 2014 13:12 -3

Onde eu acho em PT-BR