Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para não depender do Google, criadora do Firefox fecha acordo com Yahoo



Pouca gente sabe, mas a Mozilla Foundation é financiada quase que totalmente pelo Google. 90% de sua receita vem da gigante de buscas, graças a um contrato assinado em 2011 – e que expira este mês.

Felizmente, a criadora do Firefox já arranjou um parceiro para os próximos cinco anos: o Yahoo.

Você pode achar que o Yahoo não é grande coisa, mas o portal vem se renovando há alguns anos, desde que Marissa Mayer – ex-Google – assumiu o cargo de CEO.

O que significa essa nova parceria? O Yahoo fará uma versão melhorada do seu buscador – que é movido a Bing – inicialmente para o Firefox, e adicionará o recurso Do Not Track, que bloqueia cookies de terceiros para que eles não coletem informações sobre você.

E sim, o Yahoo será o motor de busca padrão no Firefox, mas só nos EUA. Na Rússia, será o Yandex Search; na China, continuará a ser o Baidu; e na Europa, continuará a ser o Google. Cada site de buscas paga por estar em destaque no navegador.

Ou seja, parece que a Mozilla está sendo precavida, sem depender muito de apenas uma fonte de renda. Ela não menciona outros países (como o Brasil) em seu anúncio oficial, mas diz que o Google sempre virá como uma opção no Firefox.

Para se diversificar, a Mozilla também testa incluir conteúdo patrocinado na "nova aba" do Firefox. Quem instala o navegador pela primeira vez recebe sugestões de sites que pagam para serem destacados. À medida que seu histórico vai enchendo, os links patrocinados vão sumindo. Além disso, a Mozilla garante que esses anúncios não terão recursos de rastreamento.

Isso se encaixa na missão do Firefox de proteger sua privacidade. Este mês, a Mozilla anunciou novidades para o browser – incluindo um botão Esquecer e uma colaboração com o Tor Project – para comemorar seus dez anos de existência. O Firefox tem cerca de 13% do mercado de navegadores, segundo StatCounter e NetMarketShare, e está atrás do Chrome e Internet Explorer.

Mozilla e Yahoo não revelaram o valor do acordo, que durará até o final de 2019.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

20 Nov, 2014 - 19:50

Comentários

chucky515 21 Nov, 2014 14:53 0

bom, como deu para ver é por região/pais espero que aqui continue com o Google, mas qualquer coisa é só mudar '-'

escreveu:na China, continuará a ser o Baidu


Argh! Mas!

buiusemluxo 21 Nov, 2014 11:35 0

o internet explorer é o melhor navegador que existe para os usuarios do windows, (sem ele voce nao consegue baixar o firefox ou chrome hehe)

soqueroeu 21 Nov, 2014 10:28 -1

Apesar do crome consumir mais memória, pode se tornar uma vantagem, já que eu não precisaria fechar o navegador por completo se alguma aba tivesse problemas. Sobretudo,gosto da simplicidade e o aspecto limpo do crhome.

Brynko-dgs 21 Nov, 2014 03:24 5

Uso o FF desde suas primeiras versões, e dificilmente irei larga-lo, sem fanboyiolagem, mas sim por acha-lo satisfatório.

chakkall88 21 Nov, 2014 02:40 -1

Uso SPARK BROWSER u.u

Bruno030 20 Nov, 2014 22:34 -1

cada vez tenho mais pena dos chineses

Erique 20 Nov, 2014 21:51 1

Eu uso o firefox desde que comecei a usar a internet e não pretendo mudar ele me satisfaz muito :D

fruto_da_discordia 20 Nov, 2014 21:42 1

Por isso que quando instalo ele no windows a busca default já é pelo yahoo com possibilidade de mudar para google, e no Linux pelo yahoo mas sem google na lista de possibilidades de buscadores.

D3J0T4 20 Nov, 2014 21:21 2

o google chrome gula por memoria ram, nunca tinha visto isso em outro navegador

zZAndersonZz 20 Nov, 2014 20:25 1

Migrei para o Firefox depois que o google chrome parou de aceitar extensões de terceiros, e depois que me acostumei com o navegador não pretendo voltar ao antigo.