Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Astronauta revela detalhes nada animadores sobre viagens espaciais

Quando falamos em viagem espacial, é comum imaginarmos quão incrível seria ter grana para bancar um passeio desses, mas a verdade é que sair da Terra, apesar de ser algo poético, tem lá seu desconforto. Quem nos explica melhor esse conceito é a astronauta Marsha Ivins, em um artigo publicado no Wired.

Ao contrário de você, Marsha já teve a experiência de passar um tempo no espaço – ela já passou 55 dias no espaço, em cinco missões. Divertida e descolada, Marsha descreveu a sensação de sair da Terra com a famosa frase de Dorothy em "O Mágico de Oz": "Totó, acho que não estamos mais no Kansas".

Além disso, a astronauta explicou que as naves são apertadas, barulhentas e muitas vezes desconfortáveis, sem qualquer glamour imaginado muitas vezes por nós, meros não astronautas. Apesar da falta total de conforto, é fácil concordar com a astronauta quando ela diz que nada disso bate a vista de tirar o fôlego. Deve ser realmente incrível ver a Terra lá de cima, não é mesmo?

Preparação e lançamento

Imagem

Ela explica, ainda, que as pessoas geralmente pensam que os astronautas entram nos foguetes nervosos e preocupados, mas que, na verdade, não há muito que fazer nas primeiras horas dentro da nave, e tem gente que até dorme. Durante a preparação para o lançamento, os astronautas precisam ficar amarrados "como se fosse um saco de batatas", revela.

Já durante o lançamento em si é bastante improvável que alguém consiga tirar um cochilo, afinal estamos falando de uma viagem de mais de 28 mil km/h. Eis uma bela corrida, não é mesmo? Com essa velocidade toda, a nave chega à órbita terrestre em meros 8,5 minutos.

Efeitos colaterais

Imagem

Na órbita, o problema é a falta da gravidade, que faz com que os fluídos corporais se movam para a cabeça dos astronautas, ocasionando fortes dores de cabeça. Esse desiquilíbrio afeta todo o sistema urinário dos astronautas, que acabam fazendo muito xixi. Além disso, a barriga fica achatada e a estatura aumenta cerca de 5 cm.

Outras complicações da gravidade zero incluem náusea – vomitar alivia o desconforto, mas fazer isso em um ambiente sem gravidade é uma tarefa bem mais complicada do que você imagina – o astronauta Crhis Hadfield explicou que há sacos específicos para vomitar e limpar o rosto em seguida. Imagine que bacana.

Esses desconfortos fazem parte, na verdade, de um período de adaptação. Depois de algum tempo o corpo se acostuma com a falta de gravidade e, nas próximas viagens espaciais de cada astronauta, esse período de adaptação tende a ser mais rápido. De qualquer forma, levam-se alguns dias para conseguir, por exemplo, comer sem passar mal.

Adaptação

Imagem

Aliás, sobre alimentação, Marsha explica que até mesmo o gosto dos alimentos é diferente no espaço. Ela levou um de seus chocolates favoritos para a viagem e, quando foi comê-lo, sentiu gosto de cera.

Sobre dormir, a astronauta diz que essa é uma das experiências mais estranhas para se ter no espaço. Ela explica que é preciso amarrar o saco de dormir na parede, no teto ou no chão, e que entrar nesse saco não é assim tão simples – é preciso se prender nele com velcro, que fica do lado de fora do saco; para isso, há buracos por onde os braços passam para fora.

Depois, você amarra sua cabeça no travesseiro, que é um bloco de espuma, com outra fita de velcro. Se seus braços ficam para fora do saco de dormir, eles ficam flutuando. Sobre a temperatura ambiente, Marsha explica que é frio e que muitas vezes precisava dormir vestindo quatro camadas de roupa.

Trabalho

Imagem

Marsha em uma de suas missões.

A rotina de trabalho também não é simples: são horas de manutenção, operações robóticas e tarefas que deixam muitos astronautas nervosos e sobrecarregados. O segredo para vencer o stress é, segundo Marsha, aproveitar a visão que se tem da Terra, os 16 pôres de Sol diários e a noção de que ninguém pode ligar para você ou atrapalhar a sua viagem, como acontece na Terra: "eu sinto como se as coisas de todo dia simplesmente parassem na atmosfera terrestre", explica.

A volta para a Terra é também conturbada, biologicamente falando. A parte interna do nosso ouvido, responsável por nos manter em equilíbrio, fica extremamente sensível com a volta da gravidade e é preciso reaprender a andar normalmente sem cair, por exemplo: "seu eu virasse a cabeça, eu cairia", explica a astronauta. Os músculos, que estavam "atrofiados" há semanas, também passam por uma espécie de reabilitação na hora de executar os mínimos movimentos corporais.

Marsha, que já fez várias viagens espaciais, resume a experiência em uma frase: "foi difícil, foi excitante, foi assustador, foi indescritível. E sim, eu voltaria em um piscar de olhos". E aí, você também encararia uma experiência como essas?

Fonte: Megacurioso

Comentários

21 Nov, 2014 - 22:47

Comentários

Curanda 24 Nov, 2014 11:59 0

O máximo que vc pode dizer que é uma farsa é o pouso, pke teria destroçado a nave, devido a velocidade em que a mesma estava, ou teria um afastamento de poeira, devido aos propulsores que frearam a nave ... de resto, tudo é comprovável! Estou falando como uma pessoa que pensa por si só, e não repete o que os outros dizem, estou falando as coisas baseado no meu pequeno conhecimento:

1ª Lei de Newton - A bandeira está afixada a haste. A haste está fixada ao solo da Lua. A Lua se move ao redor da Terra ( só vemos 1 "lado" dela ). Ou seja, se a lua se move, a haste está sendo movida, logo, a bandeira está sendo movida por conseguinte. Não sei vcs, mas todas as vezes que eu balancei alguma coisa, ela se mecheu, mesmo estando num lugar sem vento algum.

Quanto à paisagem ... Vá a um deserto qualquer e me diga a diferença entre as dunas.

Quanto à sombra - A atmosfera lunar pode ter componentes em quantias desiguais em áreas desiguais, o que PODE causar uma refração da luz, = acontece n'água

LucasSparks 24 Nov, 2014 09:41 0

COMANDO_BH escreveu:Galera, é só pensar um pouco, não tinha como tirar fotos na lua, pois as fotos não eram digitais. Os filmes eram feitos com celulose, e esse material não aguenta as temperaturas do espaço, de -270 graus, entenderam? Joinha!


Cara, -270ºC é o 0 absoluto, se ta loco? so se viu isso ate hj na Nebulosa do Bumerangue, que fica a 5000 anos luz da terra

Joel 22 Nov, 2014 23:51 0

COMANDO_BH escreveu:Galera, é só pensar um pouco, não tinha como tirar fotos na lua, pois as fotos não eram digitais. Os filmes eram feitos com celulose, e esse material não aguenta as temperaturas do espaço, de -270 graus, entenderam? Joinha!

As temperaturas variam de acordo com o local. Se houver um astro e planetas para refletir a energia, aquela região tende a ser mais quente. Na superfície da Lua, sem luminosidade do Sol, as temperaturas podem chegar a 150°C negativos. Apenas nas partes mais profundas do espaço é que a temperatura poderá chegar a -272°C, um grau acima do zero absoluto.

Joel 22 Nov, 2014 23:38 0

COMANDO_BH escreveu:Galera, é só pensar um pouco, não tinha como tirar fotos na lua, pois as fotos não eram digitais. Os filmes eram feitos com celulose, e esse material não aguenta as temperaturas do espaço, de -270 graus, entenderam? Joinha!

De onde você tirou que as temperaturas do espaço são -270 graus. Acredito que você não possui a mínima noção do que representa essa temperatura.

COMANDO_BH 22 Nov, 2014 23:16 -1

Galera, é só pensar um pouco, não tinha como tirar fotos na lua, pois as fotos não eram digitais. Os filmes eram feitos com celulose, e esse material não aguenta as temperaturas do espaço, de -270 graus, entenderam? Joinha!

topera60 22 Nov, 2014 13:34 -3

eu acredito em tudo fada dos dentes papai noel duendes eu vou pra terra do nunca encontra o Peter Pan mula sem cabeça saci pereré eu vou la visita alice no país das maravilhas acredito em tudo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

chinobistar 22 Nov, 2014 10:03 3

topera60 escreveu:http://segredmund.blogspot.com.br/2013/10/10-fatos-que-provam-que-o-homem-nunca.html o homem nunca e nem vai chega a lua tão cedo

Blogzinho do Blogger? Caramba, acha uma fonte decente.
http://www.e-farsas.com/sera-que-o-homem-foi-mesmo-lua.html

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/22/clique-ciencia-se-na-lua-nao-venta-por-que-bandeira-dos-eua-tremeu.htm

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI198239-17788,00-POR+QUE+NAO+APARECEM+ESTRELAS+NAS+FOTOS+TIRADAS+DA+LUA.html

Se não tivessem ido, a União Soviética já teria desmentido, pois eles tinham tanto ou até mais conhecimento sobre espaço em relação aos EUA. Mas beleza, continuem acreditando nesse mundo de fantasias onde tudo é conspiração. A propósito, acho bom vocês fazerem algo contra os Illuminati, que já estão se organizando para dar um golpe e implementar a Nova Ordem Mundial. Ouvi dizer que Dilma e Obama já aderiram.

chucky515 22 Nov, 2014 09:59 2

topera60 escreveu:http://segredmund.blogspot.com.br/2013/10/10-fatos-que-provam-que-o-homem-nunca.html o homem nunca e nem vai chega a lua tão cedo


sério que ainda tem gente que não acredita nisso? 0_o

COMANDO_BH 22 Nov, 2014 09:56 -2

topera60 escreveu:http://segredmund.blogspot.com.br/2013/10/10-fatos-que-provam-que-o-homem-nunca.html o homem nunca e nem vai chega a lua tão cedo

Tou ligado, eu vi a série dvd chamada "Prepare-se", lá o cara fala com bastante detalhe sobre o cinturão que cerca a Terra e talz...
Por isso mesmo que eu quero tanto que os americanos viajem de volta, pra assumir publicamente que não conseguem, mesmo com toda tecnologia atual Troll!

topera60 22 Nov, 2014 01:34 -5

http://segredmund.blogspot.com.br/2013/10/10-fatos-que-provam-que-o-homem-nunca.html o homem nunca e nem vai chega a lua tão cedo

Liin Hendriix 21 Nov, 2014 23:36 1

stiljean escreveu:
COMANDO_BH escreveu:Voltar à Lua que é bom, nada né?

Mesa


Nunca foram amigo, da uma pesquisada .


ja foram sim mano, so pesquisa tbm, so que nao querem voltar mais , pq encontraram peças gigantes de um metal raro, e oque parece ser uma cabeça de metal gigante, com certeza um decepticon ou Autobot, ai fica a duvida . kkkkk da hora kkkk

blayderjp 21 Nov, 2014 23:16 5

stiljean escreveu:
COMANDO_BH escreveu:Voltar à Lua que é bom, nada né?

Mesa


Nunca foram amigo, da uma pesquisada .


Sério?! Fingir que nem vi esse comentário..