Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Você consegue notar a diferença do som em arquivos de alta qualidade? Teste seus ouvidos.



Esse é um teste muito simples (clique aqui para fazer o teste) que alterna entre um arquivo de música de altíssima qualidade e um arquivo bem mais ou menos. Você consegue perceber a diferença?

Por anos nós temos acompanhando a discussão sobre o MP3 destruir a música por causa da compressão. Mas será que as pessoas realmente conseguem notar a diferença? Agora existe um serviço de streaming de músicas que é o primeiro a oferecer arquivos de alta qualidade, o Tidal. E num esforço para encontrar assinantes, a empresa fez esse teste. Experimente e o teste vai tocar uma música e permitir que você alterne entre as versões de alta a baixa qualidade de cinco canções. Aí você tem que adivinhar qual das duas é a versão com menos perda por compressão. Esse é um teste cego A/B, o que significa que não há como você saber qual é a versão em alta antes de fazê-lo — uma das melhores maneiras de eliminar seus vieses e preconceitos na hora de fazer a escolha.

Uma série de coisas pode afetar a sua capacidade de apontar ou não a diferença entre a versão sem perdas e a versão comprimida da música: a acurácia da sua audição, o treino que faz com que você saiba pelo que deve procurar nas diferentes versões e a qualidade do seu equipamento.

Imagem

Eu consegui acertar 4/5 com meus fones de ouvido medianos, mas é muito mais difícil do que parece. E se eu não tivesse apertado os fones contra a minha cabeça pra ouvir muito cuidadosamente, é possível que eu não tivesse acertado tantos assim. Se a sua pontuação for muito baixa, talvez você não seja o tipo de pessoa que precisa investir em arquivos de áudio sem perda de qualidade ou em super equipamentos de som. O que é bom, porque faz com que as coisas fiquem mais baratas para você.

Conte para a gente como você se saiu nos comentários.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

23 Nov, 2014 - 20:03

Comentários

silviola 25 Nov, 2014 13:25 0

Uma empresa que precisa provar algo, onde este algo justifica e depende a sua existência... será um teste idôneo ? Não se deixem enganar jovens...

jeopaladino 24 Nov, 2014 13:21 2

5x5 da pra perceber sim mas não faz tanta diferença,já arquivos em flac eh nitido

GrunWulf 24 Nov, 2014 12:15 1

Acertei as 5 e ainda foi na caixinha de som do computador, ela tem 3 anos e ainda de quebra é aquelas baratinhas que não custaram 20 conto, e já tomaram sérios tombos tanto que estão com o plastico rachado e juntado com fita isolante, nem peguei meu phone pois ele tá pegando de um lado só Bwahaha!

Apesar minha audição não é das melhores consegui diferenciar Oh God!

semetra 24 Nov, 2014 12:09 1

pra mim tanto faz Bwahaha!

mdhalsinn 24 Nov, 2014 02:30 1

Acertei todas, e meu fones nem são de boa ou media qualidade, é simples e barato...ouvi um depois o outro depois os dois alternando.....fácil diferenciar....

Jeff 24 Nov, 2014 01:07 1

Pra começo de conversa existe arquivo Mp3 de alta qualidade em que a diferença de compressão para o Mp3 "convencional" é enorme. Qual é o método do site para o teste? Ele utiliza qual tipo de mp3? E lembrando que o próprio teste diz que é para equipamentos de alta qualidade, com um phone comum e até mesmo gamer, essa diferença não faz diferença alguma.

davison_silva 23 Nov, 2014 23:17 1

davison_silva escreveu:acrescente na news que dá pra alternar entre as músicas(descobri isso nas 2 ultimas músicas).
bom eu consegui ver muitas diferenças no áudio, o som dos instrumentos ficava mais cristalinos nas músicas em alta definição e as vozes também.



Como o link não funcionou,

Acrescentando acertei todas.

davison_silva 23 Nov, 2014 23:08 1

acrescente na news que dá pra alternar entre as músicas(descobri isso nas 2 ultimas músicas).
bom eu consegui ver muitas diferenças no áudio, o som dos instrumentos ficava mais cristalinos nas músicas em alta definição e as vozes também.

Aqui o meu teste: http://dc386.4shared.com/img/OMLXTb_nce/s3/149df533688/Teste_Tidal.png

zueraluiz 23 Nov, 2014 23:05 3

errei 2, mas caso não estivesse perguntando diria que em todas nao existe diferença.

Genarte 23 Nov, 2014 22:51 1

Acertei 4/5 mas não vi tanta diferença.

Dinizap9 23 Nov, 2014 22:31 1

Eu consegui acertar 5/5. Não sei, mas pra mim dava pra perceber muito a diferença, principalmente no vocal. Não sei se são meus fones, pois eles não são anda de outro mundo (superlux), mas sou um grande apreciador de musicas e toco alguns instrumentos, vai ver isso me ajudou...

jsoneycamarada 23 Nov, 2014 22:04 1

Não consegui ver diferença alguma... Tanto que eu errei as três primeiras e só acertei as duas últimas...