Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Governo vai usar software contra crimes de ódio na internet



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) anunciou nessa segunda-feira (15) a utilização de uma ferramenta que vai mapear a ocorrência de crimes de ódio na internet. O software vai coletar dados e identificar redes que se reúnem para fazer ofensas a grupos de pessoas. A ferramenta será o pilar das atividades do Grupo de Trabalho contra Redes de Ódio na Internet, criado em novembro para monitorar e mapear crimes contra direitos humanos nas redes sociais.

"A gente tem acompanhado e se preocupado com o crescimento desses crimes de ódio, que são incentivados e divulgados na internet. Já está mais do que na hora de a gente criar mecanismos para rastrear e retirar isso da rede", disse a ministra da SDH, Ideli Salvatti, à Agência Brasil. Ela citou o caso de uma mulher que, em maio, foi espancada até a morte por moradores de Guarujá, em São Paulo, após um falso rumor ter se espalhado nas redes sociais de que ela praticava rituais de magia negra com crianças.

Com base nas informações coletadas pelo software, o grupo de trabalho, cuja reunião de instalação ocorreu ontem, poderá encaminhar denúncias ao Ministério Público ou à Polícia Federal. Três casos já estão sendo analisados, com base em denúncias recebidas pela Ouvidoria da SDH. Um deles remete ao último episódio envolvendo os deputados federais Maria do Rosário (PT-RS) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), na semana passada, quando o parlamentar disse que só não estupraria a deputada porque ela "não merece".

Um rapaz postou foto em uma rede social "ameaçando a deputada Maria do Rosário de estupro", de acordo com a SDH. Mais dois casos tratam de um site nazista e outro que prega a violência contra mulheres. "Vamos documentar, avaliar os três casos e, na quinta-feira [18], devemos dar os encaminhamentos cabíveis, no sentido de tirar do ar, encaminhar para inquérito da Polícia Federal ou para providências do Ministério Público Federal", explicou Ideli.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

16 Dez, 2014 - 20:44

Comentários

96332929 17 Dez, 2014 19:50 0

Ue cade a democracia virou ditadura? Cade meu direito de expressão e de falar a verdade. Falaram de racismo e vivemos uma ditadura black onde eles tudo pode e o branco que não passa de 8% no mundo não tem direito a cota e somos tratados como seres inferiores. Vivemos uma ditadura gay onde seremos obrigados a ensinarmos os nossos próprios filhos a darem a b...a para não irem presos. Vivemos uma ditadura que não podemos nem ter uma religião que já somos taxados de loucos. E o povo não faz nada. MALDITO SEJA ESSE POVO QUE SÓ ACEITA O QUE LHE CONVÊM, MALDITO SEJA.

Pallas 17 Dez, 2014 13:55 0

alexandremegadeth escreveu:Quem apoia inocentemente tudo que esse governo propõe ou é burro ou recebe algum benefício como bolsa família, enquanto estão latindo nesse momento os santos congresssitas que para eles esses caras dariam até a B***a , estão votando por um reajuste salarial de mais de 30mil reais.Esse papo de combater ódio na internet é manobra do pt ,simplesmente dividir para conquistar a estratégia mais antiga desse mundo
Avatar de usuário

Tu fala que essa história de combater o ódio não passa de planinho do PT ao passo em que diz que político é tudo vagabundo e que merecem ser tudo assassinados. Pra piorar tu ainda vem dizer que quem apoia medidas como essa ou é burro ou é encostado nos programas sociais.

Se ninguém te disse isso digo eu: ficar disseminando ódio na internet é feio! Te cuida que isso dá castigo! Vou deixar o Lula aqui pra ver se tu te acalma, só não vale xingar, ok? rsrs

kanonrs 17 Dez, 2014 12:23 0

Numa coisa tem que se concordar que sempre tem um retardado com complexo de racista, mas também com isso vai se atacar muitas outras manifestações que de discriminatório não terão nada, mas apenas pela conveniência. Dai, junto com essa suposta defesa contra grupos de ódio, vai ser mandado pelo ralo também o direito de liberdade de expressão, eu mesmo aqui já poderia ser autuado por chamar racista de retardado.

alexandremegadeth 17 Dez, 2014 11:32 -1

Quem apoia inocentemente tudo que esse governo propõe ou é burro ou recebe algum benefício como bolsa família, enquanto estão latindo nesse momento os santos congresssitas que para eles esses caras dariam até a B***a , estão votando por um reajuste salarial de mais de 30mil reais.Esse papo de combater ódio na internet é manobra do pt ,simplesmente dividir para conquistar a estratégia mais antiga desse mundo
Avatar de usuário

rivel-x 17 Dez, 2014 10:58 0

Agora a página da ATEA vai ser fechada!

gustavomoraes 17 Dez, 2014 01:11 2

Já está mais do que na hora do governo mostrar que a internet não é terra de ninguém. Se você cometer crimes na rede pode ser preso sim. Espero que todo esse lodo de gente desocupada e ignorante que fica disseminando o ódio receba as punições cabíveis.
PS:a tribo podia entrar na onda e bloquear essa criançada fanboy que fica cuspindo ofensas contra quem não gosta do mesmo jogo/console que elas Oh God!

Pallas 16 Dez, 2014 23:41 2

alexandremegadeth escreveu:Melhorar a qualidade da saúde, educação e segurança esses vagabundos engravatados não querem, deviam ser todos assassinados, político bom é político morto, ****-se o resto

A notícia fala de um plano do governo pra reduzir as declarações de ódio nas redes sociais e tu nos vem com esse comentário. Bwahaha! Bwahaha! Bwahaha!

Tive que rir, desculpe kkkkk.

Mas continuando, agora tu vai nos dizer como que se resolve todos os problemas da saúde, da segurança e da educação. Quem diz que os outros tão fazendo errado tem que saber como fazer certo.

chinobistar 16 Dez, 2014 23:33 3

alexandremegadeth escreveu:Melhorar a qualidade da saúde, educação e segurança esses vagabundos engravatados não querem, deviam ser todos assassinados, político bom é político morto, ****-se o resto

Seguindo essa lógica, os estupradores e ladrões não devem ser presos, pois devemos nos preocupar apenas com assassinatos.

A propósito, esse discurso de que "'insira qualquer coisa aqui' bom é 'insira qualquer coisa aqui' morto" é bastante fascista. Mas quem se importa, né?

alexandremegadeth 16 Dez, 2014 22:48 -4

Melhorar a qualidade da saúde, educação e segurança esses vagabundos engravatados não querem, deviam ser todos assassinados, político bom é político morto, ****-se o resto

Rael_MK 16 Dez, 2014 22:28 1

#chinobistar

Verdade, corrigi a fonte, obrigado pelo aviso. Joinha!

chinobistar 16 Dez, 2014 22:02 3

Adiantando comentários: fim da liberdade de expressão, PT comunista, fora Dilma, vão pra Cuba, corja de corruPTos, vão criar uma nova Venezuela. Pronto, agora que eu já falei tudo o que os revoltadinhos queriam dizer, eles nem precisam vir aqui ficar defecando. Obrigado.

EDIT: A fonte tá errada.