Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Viaje pelas memórias dos 21 anos de Doom em uma galeria bastante especial

Lançado no finalzinho do longínquo ano de 1993, Doom é provavelmente um dos games mais icônicos do gênero FPS, pavimentando o caminho que viria a ser seguindo por centenas de outros jogos do estilo. Na última quinta-feira (11), o jogo comemorou seus 21 aninhos, atingindo a idade necessária para consumir bebidas alcoólicas em alguns estados norte-americanos. John Romero, um dos criadores do título, resolveu comemorar liberando dezenas de imagens inéditas em seu perfil no Twitter, material de fazer babar os fãs da franquia.

O designer, que também foi um dos responsáveis por títulos como Quake, Hexen e Daikatana, se empolgou bastante, compartilhando fotos dos processos iniciais de desenvolvimento de Doom. As imagens divulgadas mostram, por exemplo, o passo a passo da criação dos diversos monstros do game, que foram primeiro desenhados no papel, modelados em argila e, então, escaneados para o computador, para serem tratados e convertidos na arte do jogo.



Também fazem parte do "pacote de aniversário" postado por Romero diversos elementos, texturas e animações que não foram usados na versão final de Doom. Uma pilha de corpos decompostos e sangrentos teve que ficar de fora, por talvez ser um pouco chocante demais para o público da época – embora, hoje em dia, seja bastante fácil de se encontrar algo do tipo. De quebra, o geek cabeludo ainda tirou fotos das esculturas originais, intactas até hoje.

Se inimigos como Cyberdemon, Baron of Hell, Spiderdemon Masterming e Mancubus fizeram parte da sua rotina gamer há mais de duas décadas, a galeria mais acima é praticamente obrigatória, uma verdadeira viagem no tempo. Se você é mais novinho – ou, provavelmente, nem era nascido na época – as imagens dão uma visão bastante interessante sobre como os jogos eram criados na década de 1990, com grupos menores e mais focados, um conceito retomado hoje em dia pelos estúdios indie.

Gente grande e com conteúdo

O FPS da id Software trouxe aos PCs um universo único, com uma atmosfera opressora e monstros e demônios vindos diretamente das regiões infernais mais profundas. Cabia ao jogador controlar o destemido Doomguy, se armar até os dentes, detonar os inimigos e achar as chaves necessárias para completar as fases – tudo isso sem usar o velho macete dos códigos IDDQD e IDKFA.

Imagem

Os principais integrantes da id Software durante a criação de Doom.

Durante todo esse tempo desde que o jogo foi lançado, Doom recebeu portes para outras plataformas, diversos conteúdos e melhorias criados pela própria comunidade gamer, e uma continuação direta sob o nome de Doom II. A sequência mais recente da série, Doom 3, disponibilizada originalmente em 2004, se mostrou mais próxima dos shooters atuais – o que fez alguns fãs de longa data torcerem o nariz.

Porém, o Doom 4, agora rebatizado apenas de Doom, promete um retorno às raízes, oferecendo uma jogabilidade mais pura e visceral. O esperado reboot da franquia está programado para chegar aos jogadores em algum momento de 2015, em versões para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

17 Dez, 2014 - 16:26

Comentários

Pavanelli10 17 Dez, 2014 20:06 0

Conheci DOOM no Sega Saturn , adorei o game , ainda mais aquele som de gritos e gemidos infernais. DOOM 3 e Ressurreição do Mal foram espetaculares, não vejo a hora de jogar um novo DOOM.

fdismmdk 17 Dez, 2014 19:02 0

Nunca gostei de Doom, mas admiro o trabalho da equipe para a produção e fez um grande sucesso.