Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Assista a um homem que teve os membros amputados controlar dois braços robóticos com a mente



Les Baugh perdeu seus dois braços há aproximadamente 40 anos, mas recentemente ele teve a chance de fechar as mãos e segurar objetos novamente, usando duas próteses robóticas controladas pelo seu pensamento. Os braços mecânicos estão sendo desenvolvidos pelo laboratório de física aplicada Johns Hopkins e se chamam Modular Prosthetic Limbs (MPL: membros protéticos modulares).



Para realizar o movimento dos braços, os cientistas do laboratório mapearam o cérebro de Baugh e gravaram os sinais enviados por ele para cada movimento de músculo que resultaria no movimento de seus braços em condições normais. Depois eles programaram os braços mecânicos para reagirem a esses sinais. O resultado é impressionante. A tecnologia ainda não permite que o usuário consiga realizar mais de um movimento ao mesmo tempo no braço, causando um efeito bem robótico, mas Baugh foi o primeiro teste a conseguir mover os dois braços ao mesmo tempo.

Por enquanto os MPL funcionam apenas no laboratório, mas os pesquisadores pretendem desenvolver uma versão que Baugh possa levar para casa e usar no seu dia-a-dia, além de possibilitar a fabricação de outras versões para o público em geral, é claro.

Quem está lendo essa notícia e imaginando um possível uso militar para uma tecnologia assim, saiba que não está paranoico. A pesquisa é financiada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), a agência de pesquisas avançadas em robótica e tecnologia dos militares norte-americanos.

Fonte: Adrenaline

Comentários

18 Dez, 2014 - 11:54

Comentários

rodrigoliver 18 Dez, 2014 12:26 0

Estamos cada vez mais perto de ter um automail como o do Edward.

animecave 18 Dez, 2014 12:15 0

uma otima noticia pra quem tem deficiencia fisica, o futuro esta acontecendo

Vitordb 18 Dez, 2014 12:08 0

Incrível! Ja posso imaginar o futuro da humanidade daqui a uns 10-20 anos.