Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Pesquisadores criam cliente de BitTorrent completamente anônimo e "impossível" de ser derrubado

Imagem

Com a recente queda do Pirate Bay e uma possibilidade cada vez maior que o site não volte, usuários de torrents têm procurado alternativas para realizarem seus downloads. Nesse contexto que pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft reportaram um grande crescimento no número de pessoas experimentando o seu Tribler, um cliente de BitTorrent que garante o anonimato de seus usuários por uma rede "estilo Tor" e que promete ser impossível de ser derrubado.

O Tribler é um cliente de BitTorrent que garante o anonimato de seus usuários por uma rede "estilo Tor" e que promete ser impossível de ser derrubado.




Como dito em seu site oficial, o Tribler "NÃO" usa a rede Tor normal, mas uma "versão melhorada", no mesmo estilo de camadas. Usuários são protegidos por camadas de proxy que tornam difícil a identificação do conteúdo sendo transferido, de onde ele sai e para onde ele vai. Tudo com encriptação "end-to-end", ou seja, só as pontas sabem o que é o arquivo, quem envia e quem recebe. Quanto mais camadas, maior a garantia do anonimato, mas também é maior a queda na velocidade. É por isso que os criadores do Tribler querem cada vez mais usuários, principalmente compartilhando conteúdo, pois isso garantiria uma velocidade maior. Segundo os pesquisadores, sua versão da rede Tor já é naturalmente mais rápida que a comum.

Imagem

O anonimato para fazer o download ou upload (tornar-se um seeder), porém, ainda está em fase de testes. Uma vez que o programa é muito novo, seus próprios desenvolvedores pedem por ajuda da comunidade em fornecer feedback de como vai o andamento desse sistema de proteção de identidade.

O segredo do Tribler para não poder ser derrubado é não confiar num servidor central, funcionando realmente como um "enxame" (swarm). Segundo o professor Pouwelse, um dos idealizadores do Tribler, a criação de um cliente torrent focado no anonimato e "impossível" de ser tirado do ar vem de uma preocupação com medidas regulatórias e até censuradoras de autoridades contra a liberdade na internet.



“Eventos recentes mostram que governos não hesitam em bloquear o Twitter ou atacar websites, confiscar servidores e roubar nomes de domínios. O time do Tribler vem trabalhando há 10 anos para se preparar para a era de soluções com menos servidores e supressores agressivos."



 

Fonte: Adrenaline

Comentários

19 Dez, 2014 - 10:57

Comentários

chucky515 19 Dez, 2014 14:48 0

bem legal espero que o projeto va pra frente

juntal 19 Dez, 2014 13:31 0

Baixando em 3,2,1...

silviola 19 Dez, 2014 12:56 0

Mas o problema está longe de ser os clientes Torrent ( programas ), e sim os trackers ( sites/servidores que gerenciam os seeds/peers/md5 ).

rogerio_maumau 19 Dez, 2014 11:47 0

Exelente...ninguém é obrigado a baixar arquivos torrent. Deixa o pessoal quieto...

tr3v0rk 19 Dez, 2014 11:33 0

kkkkkkkkkk ai sim né kkkkkkkk criaram um monstro kkkkkkkkkk

Vitordb 19 Dez, 2014 11:16 0

Baixando para contribuir tbm, gostei da ideia.