Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Qual o melhor sistema operacional do ano, Windows, Linux ou Mac OS?

Os sistemas operacionais são os principais e os mais importantes softwares de qualquer máquina, eles são os primeiros programas a serem iniciados e são capazes de controlar praticamente todas as funções do seu micro, como programas, configurações e comunicação com dispositivos presentes no seu pc.

Selecionamos os melhores sistemas operacionais presentes no mercado para avaliarmos e descobrir quem realmente é o melhor, são eles: o tão conhecido Windows, fabricado pela multinacional estadunidense Microsoft. Ele controla cerca de 92% dos computadores do planeta e já está na sua versão 8.1.

Concorrendo com o Windows, temos o Mac OS o primeiro a apostar numa interface gráfica. Desenvolvido pela empresa tecnológica que leva o título de mais valiosa do mundo segundo a Forbes e por fabricar os desejados iPhone, a tão cobiçada Apple.

Imagem

Logo em seguida, temos o Linux – sistema operacional livre e gratuito que pode ser modificado pelos usuários como bem entenderem. Sua base foi criada pelo finlandês Linus Torvalds, mas já existe diferentes versões do software. Diante de tantas versões escolhemos o Ubuntu por ser o mais popular.

Imagem

Segurança

Chegamos à conclusão que o Ubuntu é sem dúvida o mais seguro entre os sistemas operacionais apresentados. A explicação é bem simples, como ele é o menos conhecido os cibercriminosos ou bandidos virtuais não se dão o trabalho de criar malwares, trojans e vírus. O sistema da Apple o Mac OS, leva o título do segundo software mais seguro, pois o seu núcleo é baseado no BSD (versão de UNIX) além do mais ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção. Já não dá para dizer a mesma coisa do Windows, são criados milhões de pragas todo ano. O fato é que por ele ser muito popular os criminosos preferem usá-lo para roubar seu dinheiro. Caso você use o Windows recomendamos que utilize um software para combater esse tipo de praga, os chamados antivírus. Se você usa Windows, acesse este artigo com os melhores antivírus de 2014; e esse com os melhores anti-spyware do ano.

Melhor desempenho

Nesse campo os 3 sistemas selecionados tem um desempenho muito bom. Mas o Ubuntu é o mais rápido. Ele é tão leve que pode ser instalado em um pendrive. O único problema pode ser para achar os drivers, dependendo do seu computador essa tarefa pode ser difícil.

Em relação ao travamento de programas eles conseguem executá-los sem nenhum problema, pelo menos em programas simples como o navegador de internet. Já no caso de programas e jogos mais pesados o travamento ocorre.

Aplicativos

Nesse tópico o Mac OS por ter desenvolvido sua loja de aplicativos a mais tempo é de longe a melhor opção disponível no mercado. A Apple disponibiliza a App Store, que bem diferente do Windows, contém milhões de apps para baixar e comprar para o sistema de forma simples e integrada. Pode-se adquirir programas das mais diversas áreas, como jogos, players de vídeo, dentre muitas outras.

Imagem

Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft criou para o software uma loja de apps. Porém, por ela ser nova existe poucas opções de programas disponíveis.

Imagem

Já no caso do Ubuntu a Canonical, empresa responsável pelo sistema disponibiliza a Ubuntu Software Center. Por meio dele são possíveis instalar, remover e atualizar os pacotes de cada aplicação.

Imagem

Usabilidade

O sistema operacional da Apple é super bonito, fácil de usar e muito rápido. Na tentativa de torna o sistema parecido com o dos smartphones e tablets, a empresa trouxe o Mission Control. Basicamente constitui em uma interface diferente do software, em que os aplicativos são transformados em ícones, da mesma forma que acontece com os tablets.

Imagem

O Ubuntu também é muito bonito e cada vez está mais fácil de mexer. A última versão do sistema, então, está mais amigável. Ele tem uma semelhança com o Windows ou o Mac OS. Ao invés da barra de tarefas do Windows, o Ubuntu criou uma barra lateral que concentra os principais aplicativos e pode ser alterada como você quiser. Chama a atenção, também, a velocidade desse software. É sem dúvida o mais rápido de todos.

Imagem

Pra finalizar, o Windows 8 que está de cara nova. A interface é composta por ícones parecidos com os sistemas de tablets e smartphones, a ideia é a mesma do Mac OS. Mas no Windows a interface com os ícones é que é a padrão, já no Mac OS, para utilizá-la, você precisa ir para o Missio Control. O novo Windows também é muito rápido, mas muita gente que já está usando a novidade diz que não está gostando da nova interface que tentar se assemelhar com o mundo mobile, o motivo é que ela só é boa mesmo com telas sensíveis ao toque, ou seja para quem utiliza teclado e mouse nem tanto...

Imagem



Por fim, o preço

Outra vez o Ubuntu é o vencedor por ser gratuito. Você pode baixar clicando aqui. O mais caro é o Windows 8 que na sua versão simples custa cerca de 400 reais. Já o Mac para instalar o sistema você precisa comprar o Mac OS X Snow Leopard que sai por algo perto dos 50 reais e depois é só atualizar para a versão Mavericks que é gratuita.



Bom, essa é uma análise rápida dos sistemas operacionais, mas já serve para saber quem é o melhor dos 3 sistemas. Lembrando que cada pessoa tem o seu gosto e adaptação ideal para cada sistema operacional.

Fonte: Oficinadanet

Comentários

22 Dez, 2014 - 18:26

Comentários

NINJUTSU 27 Dez, 2014 19:51 0

Android 5.0.1 Lollipop. Ta ai o melhor SO do ano.

ReloadedTheOriginal 26 Dez, 2014 02:29 0

Tenho tanto o 8 como o Windows 7. O Win 8 parece ser legal, mas parece faltar um esmero um pouco maior para sua manutenção e atualizações. Ainda prefiro o 7 pela compatibilidade com todos os jogos de PC, já o 8 tem alguns erros quando joga-se jogos antigos como The Sims 3, Skyrim (as vezes "crasha").

spawnuli 25 Dez, 2014 22:43 0

O cara esqueceu de mencionar que precisa ter um PC ou NOTE da apple pra instalar um MAC ***, e o precinho é bem salgado... montaria uns 3 PCs do meu que durará mais uns 3 anos ou mais ainda...(tirando a VGA)...

animecave 25 Dez, 2014 14:58 0

windows valeu flw, pipipitchu

Francisco vr 25 Dez, 2014 01:53 0

Linux Fedora e Mint.

downloadkct 24 Dez, 2014 18:49 0

Windows 8.1 4life

PROXENETA 23 Dez, 2014 19:30 0

Edição do Windows : Windows 8.1 Pro

Fabricante : WhiteDeath=TeamOS=

O Melhor...

anthonystefanon 23 Dez, 2014 16:01 1

O Windows(PC) é equivalente ao Android (mobile), dominando seu mercado, a Apple fica em segundo lugar tanto nos smartphones quanto nos PCs, o Linux é igual o Windows Phone, tem poucos aplicativos, é raro travar, sistema leve, faz com 512MB o que os concorrente necessitam de 1GB, e por enquanto é o mais seguro (por ter poucos usuários).
Todos sabem que se o Windows Phone tivesse os mesmos aplicativos do iOS e Android sairia do lugar de ''jovem promessa" para brigar pelo domínio no mercado mobile.
O mesmo vale para o Linux, se os jogos atuais rodassem nele igual rodam no Windows acredito que aumentaria muito o número de usuários.

ronimc 23 Dez, 2014 13:03 1

alcatrazbeta escreveu:
arabasso escreveu:Fedora 21 Workstation.

Amigo. O 21 não esta em beta ainda?

Não. Saiu semana passada se não me engano a versão final.

Husayn al-Musayyab 23 Dez, 2014 12:22 1

SteamOS vem aí!

mekitachi 23 Dez, 2014 11:08 0

Cara pra jogo tem que ser o Windows mesmo por causa do directx mais os outros sistemas operacionais são legais também.

PaulX47 23 Dez, 2014 10:43 0

No desktop: Windows 7 (pra games).
No laptop: Slackware (meu favorito, excelente sistema)