Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Todos os filmes da saga Senhor dos Anéis e O Hobbit – do pior ao melhor

E infelizmente com o lançamento de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos que aconteceu semana passada, nós não vamos voltar a ver a Terra-Média num filme inédito por muito tempo, provavelmente a menos que tenhamos um remake, nós jamais vamos ver outro filme novo sobre a obra de Tolkien, e teremos que nos contentar com as 6 obras primas (algumas nem tanto) que Peter Jackson nos proporcionou nos cinemas.

E como vocês já sabem, nós temos aquele terrível defeito de fazer listas e colocar tudo em rankings, então porque não ranquear os 6 filmes de Peter Jackson sobre a Terra-Média do pior ao melhor?

Confira a lista abaixo e deixe nos comentários suas próprias listas e suas opiniões:

Imagem

O último filme sobre a Terra-Média de Peter Jackson infelizmente também é o seu pior filme sobre a Terra-Média, o diretor parece não ter conseguido conciliar um filme a mais numa história que claramente precisava apenas de dois filmes para ser contada e acabou criando um filme sem forma, que parece apenas um compilado das "cenas que sobraram".

Na minha crítica ao filme eu comparei A Batalha dos Cinco Exércitos com um livro de uma edição diferente, que fica feio na sua estante ao lado dos outros 5 livros da saga, mas que no fundo, tem um conteúdo tão bonito quanto todos os outros.

O problema do terceiro filme do Hobbit está claramente em Jackson e não no que o filme tem para mostrar, há alguns momentos lindos no filme e outros de tirar o fôlego e é claro, uma montagem impressionante que deixa a batalha de uma hora do filme coerente e nada cansativa, mas ao mesmo tempo uma montagem melhor e a inclusão de algumas coisinhas a mais na primeira metade do filme fariam a diferença para melhor.

Imagem

Não se engane com o penúltimo lugar para A Desolação de Smaug, eu adoro o filme diferente da opinião de muitos críticos nacionais. A Desolação de Smaug tem algumas coisas realmente interessantes, que infelizmente não são completamente desenvolvidas no filme posterior, uma delas são as relações élficas de Legolas, Tauriel e especialmente Thranduil.

O filme também tem cenas primorosas como a cena da fuga no Barril, que consegue ser divertida e cheia de ação e mostra que Legolas nunca é demais.

Até mesmo o dragão Smaug, que poderia dar muito errado, ficou interessantíssimo, apesar de eu ainda achar que a voz de Dragão Lord Inglês de Benedict Cumberbatch não combina tanto com o personagem quanto Jackson imaginou que combinaria, e o final do filme realmente deixa um pouco a desejar.

Imagem



Acho que é quase um consenso que O Senhor dos Anéis: As Duas Torres é facilmente o mais fraco de toda a trilogia O Senhor dos Anéis, e aqui isso quer dizer que As Duas Torres é um filme absolutamente espetacular, só não tanto quanto os outros dois.

Tanto o inicio com o Gandalf enfrentando o Balrog no prólogo quanto o final na batalha de Helm’s Deep são eventos absolutamente lindos visualmente e de fazer qualquer um pular da cadeira, talvez o único problema de As Duas Torres é que ele não tem nem um início nem um fim significativos, falta um arco perfeito para o filme, o que deixa só um pouquinho a desejar no fim das contas.

Mas vale lembrar que esse é o primeiro filme que temos a sensacional atuação de Andy Serkis como Gollum, que eu posso dizer sem medo de errar que é um marco na história do cinema. Eu disse… o filme mais fraco da trilogia O Senhor dos Anéis tem pelo menos um marco na história do cinema.

Imagem

É difícil colocar um filme do Hobbit na frente de um filme de O Senhor dos Anéis, mas Uma Jornada Inesperada, apesar de ter o pior subtítulo dos seis, tem momentos verdadeiramente emocionantes e bonitos.

E mesmo se não tivesse, só em ver Peter Jackson voltando a fazer algo sobre a Terra Média quase 10 anos depois que iniciou seu trabalho com O Senhor dos Anéis já vale a pena. Eu também gosto muito da calma e da brandura que Jackson usou para iniciar sua nova trilogia, sem contar que ele fez um trabalho melhor do que eu esperava na criação de identidade para os 13 anões, enquanto seria muito mais fácil cortar meia dúzia de anões do filme, Jackson tomou a acertada, porém difícil decisão de ser fiel ao livro e também a difícil e acertada decisão de ser criativo.

E bem, eu nem precisaria dar mais explicações sobre o porque esse primeiro filme do Hobbit é tão bom, mas eu vou cantar aqui uma das razões: Far over the Misty Mountains Cold, To Dungeons Deep, and caverns old…

Imagem

Eu confesso, quando eu era apenas um adolescente incauto e assisti o primeiro O Senhor dos Anéis eu não gostei do filme. Eu tinha 14 anos e achei o filme chato, afinal, era um filme de 3 horas com pouca ação e sem final…

Hoje, eu e assim como todos que já tiveram 14 sabem, que na adolescência somos todos estúpidos, eu por exemplo fui estúpido o suficiente para não perceber que eu tinha assistido uma das melhores obras prima do cinema. O primeiro O Senhor dos Anéis tem uma beleza extraordinária e ainda que tenha efeitos especiais ultrapassados para a tecnologia de hoje, ele é um dos melhores da trilogia e só perde a primeira posição porque a forma como Jackson terminou O Senhor dos Anéis, consegue ser ainda melhor do que a forma como ele começou.

Existem tantos momentos memoráveis nesse filme, como a luta em Amon Súl, a morte de Boromir, a Reunião em Val fenda, o caminho pelos Argonath… O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é simplesmente inesquecível e lindo e também responsável por tudo isso que assistimos até hoje.

Imagem

Uma das coisas mais tristes do cinema foi dar adeus a uma das maiores franquias da história, Peter Jackson construiu uma obra que angariou 11 Oscars e entrou para a história do cinema como o filme que mais ganhou Oscar na história (empatado com "outros dois aí") e isso é só uma das coisas pelas quais O Retorno do Rei é um marco.

Constantemente as pessoas brincam que O Retorno do Rei tem pelo menos uns 10 finais diferentes e isso é fácil de explicar… Ninguém queria que o filme acabasse, certamente eu não queria e acredito que posso falar pelo meu "amigo" Peter quando afirmo que ele também queria continuar fazendo isso pra sempre, eu poderia continuar assistindo aqueles finais o dia todo, na verdade, assim que o filme acabasse poderia começar outro filme com a história de vida de Sam pós-destruição do Um Anel.

Se eu mencionei momentos memoráveis em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, o que dizer sobre esse filme? Eles é inesquecível do inicio ao fim, mas ainda mais inesquecível é ter conhecido personagens como Sam, Legolas, Gimli, Gandalf, Elrond, Aragorn, Frodo, Smeagol e todos os outros, mas certamente eu sei que muitas pessoas da minha geração ficam ainda mais gratas ao final desse filme por Peter Jackson ter nos apresentado Tolkien, no Brasil nem todo garoto de 14 anos nos anos 2000 conhecia Tolkien, e o fato de conhecermos agora, o fato de toda criança brasileira saber quem é Tolkien certamente é algo inesquecível.

Fonte: Overtice

Comentários

22 Dez, 2014 - 21:37

Comentários

D4N13L89 26 Dez, 2014 23:24 0

Concordo, apesar de achar todos os filmes, excelentes!

wvrmaster 25 Dez, 2014 22:03 1

animecave escreveu:a trilogia senhor dos aneis supera a trilogia hobbit sem esforço algum


Isso é um fato. Mas mesmo assim, gostei da Trilogia de O Hobbit também. Foi bom demais assistir a Terra-Média novamente. Eu gostei de TODOS os filmes.

Pena que acabou Mesa Okay!

animecave 25 Dez, 2014 14:50 1

a trilogia senhor dos aneis supera a trilogia hobbit sem esforço algum

flaviolindolfo 24 Dez, 2014 22:18 2

KenshinMau está certo. O Senhor dos Aneis é mais denso, um épico, e o livro O Hobbit é praticamente um extenso e primoroso prólogo da trilogia. Esperar um drama equivalente nessa nova trilogia, algo que não há nem no livro original, foi forçoso demais. Enfim, para quem é fã de Tolkien, acredito, só há agradecimentos por nos levar de volta mais uma vez a esse mundo incrível que é o da Terra Média. Que venha alguma coisa de O Silmarilion ou dos Contos Inacabados!

KenshinMau 23 Dez, 2014 21:13 3

Só vim aqui justamente para uma coisa: Que o autor desse post não sabe de nada mesmo e faz crítica parecendo que não leu/viu nada e se baseou em outras críticas.

Posso ser fã de Tolkien e ter lido seus livros, mas, abstrai a vulgar idéia de que se transporia todo o livro em um filme. Livro é livro, filme é filme, nem toda adaptação é fiel a sua fonte de origem, o que quero dizer com isso é que todos os filmes são excelentes, não existe essa de "O pior" e a prova disso é justamente a bilheteria, todos foram para ver tanto o final ou porque gostaram.

O Hobbit foi estendido não por culpa de Peter, mas pela Warner. Iriam ser somente 2 filmes. O Senhor dos Anéis então nem se fale, são 3 livros com muito conteúdo e ele maestrou brilhantemente para torná-lo compacto para "1 livro para 1 livro".

Resumindo: Se eu não fosse fã de Tolkien, gostaria tanto quanto, por ter essa pegada de medieval/fantasia, mas não a ponto de ter um final feliz, como tem os filmes hollywoodianos!

Dellphos 23 Dez, 2014 20:56 2

paladino12 escreveu:
Dellphos escreveu:Esses três últimos são muito bons mas não como os três "Senhor dos Anéis" . Eu vi a "extended edition " dos três , um após o outro. E olha que nessa versão são mais de 3 horas cada filme, totalizando quase 10 horas de trilogia!


Somos dois, eu tenho a trilogia estendida do senhor dos anéis, e todo ano eu e meu irmão assistimos em maratona. Melhor trilogia já feita no CINEMA!! Mas com certeza não são as melhores adaptações de um livro pro CINEMA.

São dois meios diferentes que exigem narrativas diferentes, portanto nunca serão iguais. Por exemplo, estou lendo " Metro 2033" e em diversas cenas fico imaginando como seriam em um filme e têm partes que é quase impossível transportar para o cinema sem modificar nada.

DropDimas 23 Dez, 2014 19:02 0

todos filmes otimos, e os livros melhor ainda, mas opinao é que nem ## cada um tem o seu

paladino12 23 Dez, 2014 17:54 2

Dellphos escreveu:Esses três últimos são muito bons mas não como os três "Senhor dos Anéis" . Eu vi a "extended edition " dos três , um após o outro. E olha que nessa versão são mais de 3 horas cada filme, totalizando quase 10 horas de trilogia!


Somos dois, eu tenho a trilogia estendida do senhor dos anéis, e todo ano eu e meu irmão assistimos em maratona. Melhor trilogia já feita no CINEMA!! Mas com certeza não são as melhores adaptações de um livro pro CINEMA.

chinobistar 23 Dez, 2014 17:29 -2

Acabei de voltar do cinema e, honestamente, pra mim, A Batalha dos Cinco Exércitos superou os outros dois O Hobbit. Gostei muito porque ele foi o que mais conseguiu se aproximar das batalhas épicas de OSdA, garantindo excelentes cenas de ação. De resto, todas as cenas foram boas e foi o filme com a melhor atuação de todos os 6, na minha opinião. Deu pra perceber o tom de "despedida" do filme.

Agora, infelizmente, acho que não farão mais filmes sobre a Terra Média, mas ainda há, sim, conteúdo a ser explorado de outros livros. Espero que façam mais filmes, desde que a qualidade se mantenha.

rafonesrafa 23 Dez, 2014 15:57 3

Eu achei a batalha dos cinco exércitos o melhor.

Dellphos 23 Dez, 2014 13:47 4

Esses três últimos são muito bons mas não como os três "Senhor dos Anéis" . Eu vi a "extended edition " dos três , um após o outro. E olha que nessa versão são mais de 3 horas cada filme, totalizando quase 10 horas de trilogia!

DanielXD0 23 Dez, 2014 13:40 2

Na minha opinião o melhor de todos é o primeiro filme, A Sociedade do Anel, outra coisa que discordo é um filme da trilogia O Hobbit passando na frente da primeira trilogia, todos os filmes do Hobbit são no máximo medianos, tirando "Uma Jornada Inexperada" que foi nostalgia total.