Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

4 sinais de que jogar videogame antigamente era muito mais difícil



"Battletoads" é até hoje considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos


Quem tem mais de 30 anos lembra-se com carinho dos tempos em que jogar videogame envolvia frequentar locadoras, comprar revistas em busca de dicas, assoprar fitas do Atari ou discutir se a Sega era mesmo melhor que a Nintendo.

Porém, jogar videogame nos anos 80 ou 90 também tinha seus perrengues e separamos quatro delas abaixo – mas sinta-se à vontade para compartilhar mais algum nos comentários.

Veja:


1 - Não tinha "Save Game"

Tá fácil digitar esse password?
Da próxima vez que você reclamar que o Save Game de "Grand Theft Auto" não funciona direito, lembre-se que algumas décadas atrás simplesmente não existia este recurso. Isso mesmo: era preciso jogar do início ao fim e, em caso de Game Over, só restava começar tudo de novo. Quer dizer, tinham os passwords, que eram uma mão na roda, desde que você anotasse todos aqueles caracteres alfanuméricos corretamente e não perdesse o papel.

2 - Era preciso ter reflexos infalíveis

Você acha "Dark Souls" difícil? Então precisa conhecer "Battletoads" ou "Mega Man" – ao menos os primeiros da série -, cujo nível de desafio beirava a insanidade. Como os jogos de antigamente eram mais curtos, os produtores utilizavam de uma artimanha para prolongar a "diversão": elevar o nível de dificuldade para dar aquela sensação de dever cumprido quando você conseguia passar de fase, matar um chefão ou zerar o game.

3 – Conserta, conserta, estraga

Não que os hardwares de hoje em dia sejam perfeitos, mas em um mercado infestado de clones do NES, o Nintendinho, o padrão de qualidade de videogames e fitas deixava muito a desejar. Assoprar a fita (quem nunca?) e conhecer uma boa assistência técnica eram requisitos essenciais na época. Isso pra não falar nas famigeradas caixinhas TV/Computer, que sempre quebravam nas "garrinhas" que eram conectadas à TV.


Imagem

Em uma época sem internet, as revistas de games eram tudo com que podíamos contar

4 - Mundo sem internet

Locadora ou revistas de games. Basicamente, essas eram as duas opções para obter informações ou dicas sobre games nas décadas de 80 ou 90. Sem internet, não existiam vídeos de gameplay no Youtube, fóruns de discussão, detonados caprichados... não dava nem pra xingar muito no Twitter. Recursos mais avançados, como multiplayer online ou conquistas/troféus então, nem em sonho.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

05 Jan, 2015 - 11:48

Comentários

lcclaudio 06 Jan, 2015 03:32 0

vejo nego falando que o Dark Souls é dificil entâo eu desafio qualquer um tenta vira jogos como castlevania-megaman-Ninja Gaiden-Teenage Mutant Ninja Turltes-Contra- The Simpsons - Bart VS The Space Mutants- especialmente Battletoads-Ghosts ‘n Goblins esses 2 ultimos era do capeta dificilimos de serem virados para quem nâo sabe todos esses jogos que citei sâo do nes.

Deusthor 05 Jan, 2015 22:07 3

A vida gamer de antigamente era hard, very hard e super mega ultra hiper blaster master hard... Mesa saudade! SO MUCH WIN!

furol 05 Jan, 2015 22:02 1

ANDEXON e eu tenho aquela do shao kahn.

ANDEXON 05 Jan, 2015 21:03 2

Encontrei no meu baú a primeira revista de games do Brasil que aparece ai em cima com a Tartaruga Ninja na capa: "Ação Games"...

Randomico 05 Jan, 2015 21:01 3

needphael escreveu:Tive o nintendinho jogava muito e várias vezes o mesmo jogo durante anos e não enjoava. Bem alguns jogos tinham a opção de salvar mas era muito raro.

Saudades dessa época, não existia fã******s e nem moleque leite com pera reclamando de resolução e de gráficos.

Jogos na Nintendo tinham opção de save no cartucho. Super Mario World, Donkey Kong, por exemplo, tinham saves.

Me lembro de alugar The Legend o Zelda: A Link to the Past, jogar no fim de semana inteiro, salvar o jogo e esperar chegar o próximo fim de semana pra alugar ele de novo e torcer pra que ninguém tivesse apagado o meu save.

KKKKK, bons tempos.

geeknews 05 Jan, 2015 20:50 1

Um que eu apanhei que bem condenado para chegar até o fim foi -Atomic Runner- do mega.O joguinho bom.

PsycoDenis 05 Jan, 2015 20:13 3

Poots, a tal caixinha que engatava na antena era o maior caos de todos! Quebrava a porr4 da pontinha e depois era ir descascando o fio pra enrolar no parafuso até não dar mais e ter que comprar uma nova. Se fosse algo que a gente plugasse e ficasse lá pra sempre, beleza, mas dava algumas horas de jogo e já vinha um grito do outro cômodo... "Desliga isso pq vai estragar a tv, muleke!!!" Ahahahahahaha

fonsecafsa 05 Jan, 2015 19:30 1

aragnbr escreveu:Eu vi como essa geração não aguenta nada quando lançaram MegaMan 9 e 10. Tem muito garotinho que desistiu do jogo sem matar nenhum boss, e ainda fala que o jogo é ruim. kkkkkk. Eu trinco com essa geração que se axa o **** pq matou na faca em FPS. Mas **** mesmo é quem conseguiu passar da fase da moto do Battletoads.
True Story!


Cara, repetir até conseguir não algo que você vá lá se gabar...
Acho os megamans de PSX muito mais divertidos que os de nintendo, mas é gosto...

aragnbr 05 Jan, 2015 17:22 1

Eu vi como essa geração não aguenta nada quando lançaram MegaMan 9 e 10. Tem muito garotinho que desistiu do jogo sem matar nenhum boss, e ainda fala que o jogo é ruim. kkkkkk. Eu trinco com essa geração que se axa o **** pq matou na faca em FPS. Mas **** mesmo é quem conseguiu passar da fase da moto do Battletoads.
True Story!

BlackTigge 05 Jan, 2015 17:21 4

Eu nem sou tao velho mas tenho saudades desse tempo.
Hoje a criançada só joga algum jogo se o grafico dele for bom,antigamente qualquer melhorada nos graficos todo mundo ficava espantado, como ocorreu com o Tomb Raider. Hoje em dia os gráficos continuam avançando, 1080p, 4k. mas não é a mesma emoçao de antigamente.
Jogar um jogo pelo seus graficos é a mesma coisa que assistir P0RN0 pela história. Aprendam isso mulecada.
:D

jaimenunes 05 Jan, 2015 17:12 2

No começo os jogos eram absurdamente difíceis porque grande parte eram ports de arkade ou eram jogos inspirados em jogos de arkade, e sabemos que jogos de arkade tinham o único objetivo de comer todas as suas fichas. Não sinto falta desta dificuldade desleal não, meus jogos favoritos eram jogos com password ou que salvavam que eram bem raros.

The-Doors 05 Jan, 2015 15:51 1

Até a época do ps1 os jogos ainda tinha muita dificuldade, putz zerar yu gi oh, Master League no winning eleven 4, Syphon Filter, dentre outros.Ai a partir do ps2 ficou bem mais facil, e hj existem jogos grandes que eu zero sem morrer, ou então morro pouquissimas vezes e qualquer jogo que tem uma dificuldade um pouco maior ganha o status de "hardcore".

Notícias