Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que a Nintendo tem tanta dificuldade em aceitar ideias novas

Ao longo das últimas décadas, aprendemos duas coisas importantes sobre a Nintendo. Uma delas é que eles são brilhantes ao criar jogos. E a outra é que eles são igualmente terríveis em tomar decisões.

Seja a falta de um sistema de conta unificada ou toda a teimosia e abandono do Virtual Console, as escolhas da Nintendo são constantemente questionadas até pelos fãs mais leais da empresa. As pessoas sempre se perguntam: por que a empresa por trás de tantos ótimos jogos toma tantas decisões bestas? Por que parece que a Nintendo sempre está distante, em um mundo próprio, passos atrás dos concorrentes principais em termos de infraestrutura online e outros recursos que eles já deviam saber como fazer atualmente?

Dan Adelman, um antigo funcionário da Nintendo que cuidava da relação da empresa com estúdios independentes, falou um pouco sobre o que faz a Nintendo ser tão… Nintendo. E é algo bem interessante. Em uma recém-publicada entrevista para a repórter Emily Rodgers, Adelman nos deu um bom motivo para a Nintendo ser o que é.

Eis a grande explicação (a ênfase é minha):



A Nintendo não é apenas uma empresa japonesa, ela é uma empresa de Kyoto. Para quem não sabe, empresas de Kyoto são para as empresas japonesas mais ou menos como as empresas japonesas são para as dos EUA. São extremamente tradicionais e focadas em hierarquia e decisões em grupo. Infelizmente, isso cria uma cultura onde todo mundo é um conselheiro, mas ninguém toma decisões – e, ao mesmo tempo, quase todo mundo tem poder de veto.

Até mesmo o Sr. Iwata frequentemente se recusa a tomar uma decisão que não agrade os executivos no Japão, então para fazer algo, é preciso um trabalho longo: conversar com grupos diferentes, garantir o apoio deles, e usar esse apoio para convencer outras pessoas na direção. A nível de subsidiária, isso é até mais complicado, já que as pessoas precisam passar por esse processo primeiro na Nintendo of America ou Nintendo of Europe (às vezes por ambas) e então passar por isso novamente no Japão. Isso não é necessariamente algo ruim, mas pode ser bastante ineficiente e consumir muito tempo. O maior risco é que a cada passo nesse processo, se alguém disser "não", então a proposta é abandonada. Então no geral, ideias ousadas não conseguem superar esse processo, a não ser que seja algo proposto por alguém lá de cima.

Ainda existem dois outros problemas que me vem à cabeça. Em primeiro lugar, devido à natureza hierárquica das empresas japonesas, acontece que a maior parte dos grandes executivos estão lá desde os tempos de NES e Super NES, e eles não entendem muito bem os jogos modernos. Assim, adotar coisas como jogatina online, sistema de contas, listas de amigos, assim como entender a ascensão dos jogos de PC é algo demorado. Ideias frequentemente são abandonadas prematuramente porque algumas pessoas com poder de veto simplesmente não as entendem.

O problema final é que são poucos os motivos para tentar empurrar essas ideias. A tomada de riscos não é geralmente recompensada. A lealdade a longo prazo é o que acaba sendo recompensada, então o caminho mais fácil é simplesmente manter as coisas como estão. Eu adoraria ver a Nintendo fazer um esforço mais concentrado para encorajar pessoas em todos os níveis da empresa a se sentirem mais capacitadas para insistir em propostas ambiciosas, e então premiá-las por isso.



As coisas não parecem muito boas, certo? Por um lado, esse conservadorismo na hora de tomar decisões é o que fez a Nintendo sobreviver por mais de 100 anos; por outro lado, por favor, né, já está na hora de mudar. Você pode ler o resto da ótima entrevista de Adelman (em inglês) – ela está cheia de pepitas para aqueles curiosos sobre os processos de tomada de decisões dentro da Nintendo.

Fonte: Kotaku

Comentários

22 Jan, 2015 - 12:28

Comentários

jrhardcore 22 Jan, 2015 15:59 -1

A Nintendo pra tem muito a melhorar nos serviços, como contas de usuários, multi-player online e principalmente investimentos no Brasil como um todo resumidamente.

No entanto em jogos, pra mim ela tem os melhores exclusivos, e seus jogos tem a qualidade suprema sempre. Posso jogar 20 Marios, mas todos eles tem algo diferente, algo que encanta, que faz viajar...Jogos de plataforma, não tem ninguém melhor que a Nintendo.

Ou seja, serviços pra mim è a pior de todas (MS, Sony e Nintendo), mas jogos!!! É top sempre!


01luiz01 22 Jan, 2015 15:49 4

a resposta é muito simples:porque ainda tem gente que compra.

chucky515 22 Jan, 2015 15:04 1

realmente MK já ta no 8 ou é 9
tudo gira em torno de Mário credo :\

Edu220937 22 Jan, 2015 12:54 -9

Ninguem mais aguenta mario ,infelizmente a Nintendo é comandada por gente velha ,o presidente já ta gagá ,pessoas novas ,ideias novas