Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Saiba quais são as piores prisões do mundo e por que

Como diria o renomado historiador e filósofo francês Michel Foucault, as prisões na nossa sociedade podem ser classificadas como "instituições de sequestro". Tratam-se de locais em que indivíduos são retirados do seu espaço social e têm suas vidas delimitadas a uma determinada área física, submetidos a condutas disciplinares. No caso das prisões, ali estão pessoas que cometeram crimes e foram retiradas do convívio social.

Contudo, como deve ser a vida de um detento? E quem é preso político ou fica encarcerado sem julgamento ou qualquer tipo de assistência? Confira abaixo prisões que desafiam algumas destas perguntas e podem ser consideradas entre as piores do mundo:

Penitenciária do Estado da Louisiana (EUA): 23 horas trancafiado por dia

Imagem


Também conhecida como Angola, Alcatraz do Sul e A Fazenda, a penitenciária do Estado da Louisiana é a maior prisão de segurança máxima dos Estados Unidos. Abriga em torno de 6.300 detentos. Destes, 1,6% está no corredor da morte. Quem é condenado à morte, fica trancafiado durante 23 horas por dia.

Fora isso, 71% dos detentos cumprem prisão perpétua. Ali, os presos realizam duros trabalhos e também já houve denúncias de que alguns deles são "escravos sexuais", submetidos a estupros. As únicas maneiras de sair dessa escravidão sexual são o suicídio, fuga ou assassinato do algoz.

Bang Kwang (Tailândia): correntes nas pernas

Imagem


Apelidado ironicamente de Bangkok Hilton, a Prisão Central Bang Kwang, na Tailândia, é uma das mais infames do mundo. Em geral, cada prisioneiro passa em média 25 anos encarcerado. Além da superlotação e da falta de infraestrutura para os internos, ali também ocorre um grande número de execuções - em torno de 10% dos internos estão no corredor da morte. Muitos dos que serão executados passam o tempo na cadeia com correntes.

Guantánamo (Cuba): presos sem direito à defesa

Imagem


Definitivamente, a prisão de Guantánamo é uma das mais controversas do mundo. Localizada em Cuba, mas administrada por militares norte-americanos, ali são mantidos supostos terroristas e inimigos de guerra dos Estados Unidos. O local já foi alvo de acusações de violações dos direitos humanos, como torturas e prisão de suspeitos sem direito a um julgamento ou defesa.

Tadmor (Síria): no meio do deserto em meio a uma guerra civil

Imagem


Imagine estar preso na Síria, um país instável politicamente e em meio a uma guerra civil. Localizada no meio do deserto, a prisão de Tadmor é conhecida por suas duras condições, violações graves dos direitos humanos, torturas e execuções sumárias. Ali estão tanto presos que cometeram crimes comuns, como outros detidos por razões políticas. A prisão foi fechada em 2001, mas reaberta em 2011. O pior incidente que se tem notícia no local aconteceu quando Rifaat al-Assad, tio do atual presidente da Síria Bashar al-Assad, enviou forças de seguranças à prisão culminando na morte de aproximadamente mil detentos.

Gitarama (Ruanda): amputações e doenças



A Prisão Geral de Gitarama, em Ruanda, na África, apresenta condições que estão muito longe de oferecer dignidade a um ser humano. É, provavelmente, a mais superlotada do mundo: abriga em torno de 6 mil prisioneiros, quando deveria, no máximo, receber 500 pessoas. Muitos morrem por conta da falta de higiene e doenças. O chão é úmido e cheio de fezes. Por conta disso, os pés são atacados por doenças e, geralmente, amputados. A maioria dos presos está ali por crime de genocídio, já que o país passou por uma grande guerra nos anos 90. Muitos detentos não passaram por julgamento.

Prisão da Ilha Petak (Rússia): isolados por 25 anos

Imagem


A vida de quem vai parar na prisão da Ilha Petak, na Rússia, é um verdadeiro desafio à existência humana. Trata-se da prisão mais isolada do país, localizada no meio de um lago de uma remota região russa. Todos os presos que ali são de alta periculosidade e foram condenados a sentenças de, ao menos, 25 anos. Eles ficam 22 horas por dia trancafiados com seu companheiro. Encomendas e visitas ocorrem apenas duas vezes por ano nos primeiros 10 anos. Depois, isso pode aumentar um pouco, mas por conta do isolamento da cadeia, raramente algum detento segue recebendo visitas depois deste período.

Campo 22 (Coreia do Norte): fome e execuções

Imagem


O Campo 22 fica na Coreia do Norte e pouco se sabe sobre a quantidade de presos e suas condições. Acredita-se que a maioria das prisões ocorre por fatores políticos em oposição ao regime fechado do país. Alguns relatos indicam que homens, mulheres e até crianças estão presos, sob condições que violam os direitos humanos, com presos mortos por fome, espancamentos e execuções.

Fonte: Seuhistory

Comentários

24 Jan, 2015 - 16:25

Comentários

xandjam 25 Jan, 2015 12:40 1

Esqueceram de Bangu 1 hehehh... Acho q as unicas q podem ser comparadas a Bangu 1 aí são a de Guantánamo e essas de paises islamicos (eu imagino q seja sinistro mas não tenho certeza)

en06 25 Jan, 2015 11:16 0

Michael Scofield sai delas fácil !
Fuckyeah! Bwahaha!

gustavomoraes 25 Jan, 2015 03:00 1

Por mais que nosso senso de vingança ou justiça hollywoodiana nos digam o contrário, as únicas prisões que conseguem reabilitar a maioria dos presos são as que oferecem condições dignas e oportunidade de reinserção na sociedade aos detentos. Prisões em situações degradantes não passam de indústrias de bandidos cada vez mais perigosos, e financiadas com dinheiro público.
Analisando os países modelo em segurança pública, a verdade é uma só: país seguro não é onde as pessoas têm medo de cometer crime (convenhamos que isso não impede criminosos de verdade), é onde as pessoas não têm motivo para cometer crimes.

chucky515 25 Jan, 2015 01:30 2

bem que podia levar um politicos daqui para visitar uma dessas né

The-Doors 24 Jan, 2015 23:39 3

Edu220937 escreveu:Por isso que os criminosos estão migrando pro Brasil pois aqui bandido é tratado como rei

Na verdade criminosos ricos são tratados como rei, porque o sistema carcerário brasileiro sofre de superlotação, falta de infra estrutura, um sistema judiciário medíocre e a maioria das prisões são comandadas por grupos de bandidos.Não é atoa que a maioria dos criminosos saem piores do que eram antes.

semetra 24 Jan, 2015 18:15 1

No brasil teria que colocar correntes nas pernas desses criminosos também

Edu220937 24 Jan, 2015 16:33 7

Por isso que os criminosos estão migrando pro Brasil pois aqui bandido é tratado como rei