Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como surgiram os primeiros cartuchos de videogames

Hoje em dia eles estão praticamente abandonados – apesar do 3DS e do PS Vita usarem seus descendentes – mas no passado os cartuchos eram a única forma de colocar um jogo em uma TV. As origens exatas dos cartuchos são difíceis de traçar, mas um novo artigo da Fast Company detalha os primórdios desse objeto chave na história da tecnologia dos jogos.

O artigo de Benji Edwards volta aos anos 1960, quando três ex-funcionários de uma empresa de fornecimento de peças para boliche criaram sua própria companhia, a Alpex Computer Corporation, para entrar no negócio crescente de videogames:



Com [Jerry] Lawson no comando da engenharia eletrônica e de software para o projeto e com [Nicholas] Talesforce como chefe de design industrial, o grupo começo a trabalhar na miniaturização de um protótipo da Alpex para que ele tivesse um tamanho próximo a uma caixa que pudesse ficar confortavelmente posicionada acima de uma TV. Logo depois, eles perceberam que implementar o módulo removível de software de jogos levaria a uma experiência específica. Talesforce sabia exatamente quem poderia fazer o trabalho: Ron Smith, um engenheiro mecânico com quem ele trabalhou na National Semicondutor.



A chave para a onipresença dos cartuchos nos dias passados foi a sua resistência e facilidade uso, algo que foi intencional:



O protótipo da Alpex sempre incluía uma forma de trocar jogos através de módulos plug-in. Mas os módulos eram frágeis e difíceis de mexer. A Fairchild buscava uma forma simples de empacotá-los, um trabalho que em primeiro lugar foi dado ao designer industrial Nick Talesforce.

Inserir e remover conjuntos eletrônicos, até então, era uma atividade reservada a técnicos treinados, engenheiros, e militares. Pegar uma placa de circuitos sensível e colocá-la nas mãos de consumidores – que poderiam pisar nela, jogá-la na privada, ou deixá-la no sol – era um desafio bem grande de design. Obviamente, a placa precisava de algum tipo de capa protetora.



Os esforços da equipe da Alpex nos levaram ao que ficou conhecido como Fairchild Channel F, um dos primeiros consoles da história. Por mais influente e único que ele fosse, no entanto, acabou sendo massacrado pelo Atari. Mas a invenção daqueles pioneiros definiu o futuro de muitos dos consoles que viriam no futuro – e, por que não, definiu o futuro dos videogames como conhecemos hoje, mesmo que não usemos mais esses cartuchos.

&rt;&rt;&rt; As origens dos cartuchos [Fast Company, em inglês]

Fonte: Kotaku

Comentários

25 Jan, 2015 - 20:26

Comentários

Voddyhunter 27 Jan, 2015 14:32 0

helderhm escreveu: A vantagem dos cartuchos eram os loadings menores,quase imperceptíveis em alguns jogos. Lembro que quando joguei Playstation pela primeira vez achei um absurdo a quantidade de loadings, pior que pagava por hora. kkkk Oh God!


E o Neo Geo Cd então... misericórdia... pra quem jogava por hora era um prejuízo danado.

helderhm 26 Jan, 2015 22:08 0

A vantagem dos cartuchos eram os loadings menores,quase imperceptíveis em alguns jogos. Lembro que quando joguei Playstation pela primeira vez achei um absurdo a quantidade de loadings, pior que pagava por hora. kkkk Oh God!