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Entenda por que teremos cada vez mais DLCs pagos

Uma coisa que a sétima geração de consoles ensinou às produtoras foi o lema "faça um game, mas tenha sempre algo na manga para oferecer posteriormente aos jogadores". Seja alguma coisa cosmética, um mapa extra ou a adição de um personagem inédito, o fato é que os conteúdos adicionais para download fazem parte de uma realidade que dificilmente deixará de existir. O motivo que nos leva a acreditar nisso? Simples: eles são (muito) lucrativos.

Para termos uma ideia, vamos observar o caso da Electronic Arts. A imagem que você confere abaixo (e que dá uma ideia de como andam as vendas online da companhia) mostra que a aquisição de extras por download é, atualmente, a que responde por boa parte da sua receita – de US$ 2,2 bilhões obtidos nos últimos 12 meses, US$ 921 milhões foram gerados apenas pela comercialização dos pacotes de conteúdo.

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"Ah, mas outras áreas também cresceram", você pode dizer. E, de fato, observando apenas o fator crescimento é possível perceber que a venda de jogos digitais foi a que mais aumentou durante o período (36%), mas a renda gerada por ela ainda é baixa (US$ 420 milhões). E, evidentemente, isso nos leva a crer que, ao menos na cabeça de executivos financeiros, cifras valem mais que porcentagens.

Tendência que veio para ficar

Tendência que veio para ficar

Há quem defenda que as empresas deveriam entregar pacotes completos dentro de um jogo (ou seja, você paga pelo game e leva tudo que tem direito, mais ou menos como acontecia até a geração PlayStation 2). Porém, cada vez mais desenvolvedores passam a adotar a ideia de venda de conteúdo após o lançamento, incluindo nesse grupo aqueles que trabalham de forma independente.

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Até existe a opção de garantir um Season Pass para ter acesso a todo conteúdo que será disponibilizado posteriormente (ou boa parte dele). Entretanto, aqueles que não querem investir mais nisso acabam tendo uma experiência "capada" depois de um tempo, já que a tendência é que um grupo passe a explorar mais as áreas ou extras pelos quais pagaram em detrimento daquilo que está no conjunto original.

Fonte: Tecmundo

Comentários

30 Jan, 2015 - 17:17

Comentários

firefox 03 Fev, 2015 07:59 0

No andar da carruagem, logo teremos que COMPRAR a DLC com o personagem principal, pra poder jogar o game, ou ficaremos somente passeando pelo cenário! Afinal, tem comprado pra qualquer *****, vide o caso do tráfico de drogas. Troll!

Diga 31 Jan, 2015 12:21 0

Completando o meu raciocínio. Penso eu que as Dlc`s são validas quando oferecidas de forma coerente e verdadeiramente como conteúdo adicional. É um mal negócio? Não, se souber comprar. A dica é evitar comprar qualquer conteúdo extra em seu lançamento, jogue bastante o jogo principal e, no final, se você ainda achar que esse jogo vale a pena se receber um up então avalie o conteúdo oferecido, sempre verificando se o preço do extra está em conta e se é proporcional ao conteúdo original.

Outra coisa, assim que o lançamento esfria ele sempre é achado com promoções tentadoras. Neste caso dá para compra-lo com todas as dlc`s com preços bem abaixo do oficial.

Por fim, a Steam tem bons preços mas não tem boas promoções, então recomendo estes lugares antes de comprar na Steam: Kinguin, Nuuvem e Fullgames. Na Kinguin eu comprei Wacth Dogs no dia do lançamento por R$ 38,00 lembrando que o jogo estava por R$ 128.00

Diga 31 Jan, 2015 12:01 0

Dlc`s são sempre um assunto polemico porque existem casos e casos. Vou exemplificar.

Tenho BF3 e 4 todos com DLC`s e todos valeram a pena cada centavo investido, primeiro porque paguei barato e, segundo, porque o conteúdo original já é muito bom e as Dlc`s dobraram a qualidade desse conteúdo. O mesmo caso aconteceu com Grid AutoSport em que o conteúdo extra além de ser muito grande agrega outros valores ao jogo, penso que Ama III também encaixa aqui em função dos helicopteros, neste caso o jogo se transformou em simulador de aeronave.

Agora, existem empresas que simplesmente vendem só a base do jogo e tudo, absolutamente tudo é comprado em dlc`s ao custo de novo jogo. Exemplo Rise of Flight - o jogo base é basicamente uma demo e as dlc`s são os conteúdos que deveriam estar no game e, para adquirir esse conteúdo é necessário desembolsar nada mais nada menos que R$ 397,92 . Assim, o jogo sai por apenas R$ 488,91. Barato, não? E é apenas um game mediano.

The-Doors 31 Jan, 2015 10:20 0

Eu raramente compro DLC's por achar um roubo isso o que as empresas estão fazendo, as poucas vezes que comprei foram quando o preço com a dlc devido alguma promoçao era praticamente o mesmo(não aumentando mais que 10 reais do jogo original), ou então que realmente valiam a pena como no caso do GTA IV que as expansões são melhores que o jogo original, e tambem no caso do bioshock burial at sea que foi realmente incrivel jogar em rapture antes dela ter se destruida.

goiaba 31 Jan, 2015 01:38 0

eu realmente evito Dlc's, por mais que dê vontade de comprar, eu lembro quando jogava o NFS Most Wanted 2012 e derrepente eu via carros diferentes parados e para pegá-los eu tinha que adquirir um pacote lá(DLC), e realmente é uma sacada de marketing cruel por parte das desenvolvedoras isso, dava uma baita vontade de ter aqueles carros, mais sempre pensei assim, nunca vou comprar dlc's e o tempo passou e realmente não mes serviria de nada ter gastado meu dinheiro com isso naquela época, bom isso não funciona só para jogos, se tem clientela que pague, eles não irão parar de produzir dessa forma, o que manda é o dinheiro!! saudades das antigas expanções, isso sim entregava algo a mais para o game. NÃO COMPREM DLC'S, mesmo que seja de um jogo que você seja fã, não vale a pena!

Edu220937 31 Jan, 2015 00:23 0

Se existe trafico de drogas é porque tem comprador a rodo

andersonzero 30 Jan, 2015 21:38 1

É, mas fazer um artigo desses se baseando na EA não é uma referência justa tbm né?

AmanoYukiteru-Kun 30 Jan, 2015 20:42 1

MrDarkness escreveu:
didilopez escreveu:Teremos cada vez mais DLCs pagas pelo simples motivo de pessoas aceitarem e pagarem por elas.
Sim... Quanto mais gente tiver coragem de pagar, mais farão para vender.
E depois que os gamers votaram com a carteira e provaram que estão dispostos a pagar pra serem alphatesters de jogo free-to-play, a tendência agora será que nenhum jogo mais venha completo, só pedaços.
Até demos agora serão pagos.

Sim Man... É triste isso um exemplo disso é aquele metal gear solid V ground zeroes você pagava o preço de um jogo completo qui no casso era 100 e tantos reais e recebia o prologo do jogo de verdade '-' qui é como se fosse um episodio daqueles jogos qui lançam o jogo por episodio só qui a diferença é qui nesse metal gear em vez de você pagar só pelo episodio você ta pagando o jogo inteiro e ainda quando for lançar realmente o qui era pra ser o jogo inteiro qui é phantom pain você ainda vai ter qui pagar mais uma vez o jogo '-' triste...

The Undertaker 30 Jan, 2015 19:25 3

Enquanto não pararem de comprar as DLC'S, nunca irá acabar.

MrDarkness 30 Jan, 2015 17:49 7

didilopez escreveu:Teremos cada vez mais DLCs pagas pelo simples motivo de pessoas aceitarem e pagarem por elas.
Sim... Quanto mais gente tiver coragem de pagar, mais farão para vender.
E depois que os gamers votaram com a carteira e provaram que estão dispostos a pagar pra serem alphatesters de jogo free-to-play, a tendência agora será que nenhum jogo mais venha completo, só pedaços.
Até demos agora serão pagos.

didilopez 30 Jan, 2015 17:41 6

Teremos cada vez mais DLCs pagas pelo simples motivo de pessoas aceitarem e pagarem por elas.