Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Morando no exterior, youtubers brasileiros conquistam legião de fãs no país



"Eee aííí, pessoal, tudo bem...": é assim que começam os vídeos de BRKSEdu, que mora no Canadá e faz sucesso com vídeos de games no Brasil desde 2012


Morar em outro país é um sonho que muitas vezes passa pela cabeça de milhares de brasileiros, ainda mais no caso dos fãs dos games: acesso fácil aos últimos lançamentos, consoles e jogos com preços mais em conta, a possibilidade de visitar grandes feiras... vantagens não faltam quando se imagina a vida lá fora.

Esse talvez seja um dos atrativos do youtuber Eduardo Benvenuti, o BRKSEdu. Quando saiu do Brasil em 2012, seu canal no YouTube tinha cerca de 80 mil seguidores. Hoje, Edu mora no Canadá e conta com mais de 2,4 milhões de assinantes que acompanham seus vídeos - onde mostra os últimos lançamentos do mundo dos games e também curiosidades sobre o país.

"Com certeza é vantajoso para mim, como youtuber, morar no Canadá. Não apenas tenho acesso antecipado a diversos lançamentos (o que no Brasil é mais difícil) como também consigo cobrir eventos na América do Norte com mais facilidade", contou Eduardo.

Eduardo jura que o sucesso não foi planejado. "Mudei para o Canadá para estudar. Fiz Marketing em um "college", que é equivalente a um curso técnico no Brasil. Na época o canal ainda estava num estágio bem inicial" lembra o youtuber, que é um dos mais conhecidos no Brasil.

Mas viver em um país tão diferente pode ter seus problemas para quem vive da imagem e da comunicação com o público que, em sua grande maioria, está no Brasil. "Preciso me manter atualizado com o que rola por aí, principalmente em termos de linguagem, tanto com o vocabulário quanto as gírias que eu perco por morar fora. Por isso eu tento ao máximo me manter em contato com os colegas no Brasil".


Imagem

Morar perto dos EUA facilita até ações promocionais, como um vídeo de BRKSEdu fez recentemente para promover o jogo "The Crew", guiando uma McLaren em Las Vegas


Recém-chegados

Se no caso de BRKSEdu o sucesso do canal está ligado a mudança do youtuber para o Canadá, o casal Leon Martins e Nilce Moretto, do canal Coisa de Nerd, parecem ter feito o caminho contrário. "O sucesso do canal chamou a atenção de uma empresa canadense voltada para conteúdo online e que estava em expansão no mercado brasileiro", contou Leon.


Imagem

Com 2,6 milhões de seguidores, o Coisa de Nerd é um canal bem conhecido pelos vídeos de "Minecraft", mas que também apresenta vídeos divertidos de diversos jogos, como "Smite", "HearthStone" e "GTA V".


"Essa empresa me convidou para trabalhar com eles e eu aceitei", diz o youtuber, que chegou ao país em novembro. "Como a empresa teve que lidar com a burocracia, obtivemos nosso visto de trabalho em poucos meses, sem grandes complicações".

Para Leon, a maior vantagem de morar no exterior nem é o acesso aos games, mas ao equipamento para produzir os vídeos do canal. "Se precisarmos de qualquer recurso, encontramos fácil em qualquer loja da cidade e com um custo muito mais favorável do que no Brasil". O youtuber reconhece que existe também uma vantagem geográfica, pois morar perto dos EUA permite que o canal participe de eventos importantes sem gastar tanto.

Leon e Nilce ainda estão se adaptando ao novo endereço. "A maior dificuldade tem sido com relação à diferença de 6 horas do fuso horário. Nosso dia começa quando já é tarde no Brasil e ainda precisamos nos adaptar para manter a regularidade de postagens no canal".

"Temos nos esforçado muito pra isso e para manter o contato direto com o nosso público, mas acredito que ainda estamos em fase de adaptação e vamos conseguir, espero, disciplinarmo-nos com relação a isso em pouco tempo".


Imagem

No Canadá desde novembro, Leon e Nilce não escondem a saudade de casa: "Sentimos falta da família, dos amigos e da culinária".

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

30 Jan, 2015 - 18:29

Comentários

Enimor 03 Fev, 2015 03:51 0

o canal do edu e pra mulecada mesmo

stranger01 01 Fev, 2015 01:57 0

blayderjp escreveu:
stranger01 escreveu:Esse Edu é muito zoado, além de não saber jogar direito nas suas gameplays, censura todo e qualquer tipo de palavrão, conotação sexual e o carai a 4, não sei como mesmo assim tem tantas views, eu vi 1 video dele de gameplay do GTA V , e pra mim, foi uma das piores gameplays desse jogo que eu já vi.

Uma vez vi gameplay dele do Black Flag, fiquei foi estressado de ver aquilo.


O gameplay que eu vi do Edu no GTA V foi a missão do assalto ao banco de Blaine County, aonde ele censurava por exemplo os palavrões "cuzão" para "bonzão", po, ele tá fazendo uma gameplay de um jogo para adultos, logo não tem porque censurar uma linguagem adulta, e se o foco dele for pra molecada, que vá fazer análise então do Little Big Planet ou o MerdaCraft, afinal, GTA V não é destinado para a molecada.

blayderjp 31 Jan, 2015 19:23 -1

stranger01 escreveu:Esse Edu é muito zoado, além de não saber jogar direito nas suas gameplays, censura todo e qualquer tipo de palavrão, conotação sexual e o carai a 4, não sei como mesmo assim tem tantas views, eu vi 1 video dele de gameplay do GTA V , e pra mim, foi uma das piores gameplays desse jogo que eu já vi.

Uma vez vi gameplay dele do Black Flag, fiquei foi estressado de ver aquilo.

NorrinRadd 31 Jan, 2015 15:34 -2

Zangado é um fresco com aquele papo de tio dele, só criança gosta daquilo.

KenshinMau 31 Jan, 2015 15:07 0

Também concordo e muito contigo, Luchta.

Não preciso expressar minha opinião claramente, somente que os canais citados tem focos diferentes, que pra mim, não agrada.

xandjam 31 Jan, 2015 13:28 -4

Eu ja falei antes aqui, gosto não se discute.

Não gosto de falar mal de niguem pq todos eles tem seu merito. Mas ai vejo um monte de gente metendo o pau nos caras, e resolvo falar q não gosto do "DEUS Zangado" e tomo chuva de negativos. Pelo visto é proibido não gostar desse cara e dar a opinião.

Cada canal tem seu foco, e todos sem seus meritos... e tambem tem as faixas etarias. Carisma do cara tb conta muito, e isso é o principal motivo dele ter seguidores ou não. Muitas visualizações aí já é outro papo, depende de conteudo bom.

Claramente tb o foco do Edu e do Leon é na molecada mais novinha, mas nem por isso quer dizer q eles sejam melhores ou piores q outros. É a mesma coisa que comparar programa Panico com Jornal Nacional. Sei q vou tomar outra chuva de negativos pq voltei a falar q não gosto do deus, mas essa é minha opinião gostando ou não.

PS: Não assisto nenhum desses canais. O unico canal q aompanho e me amarro é o Cade a Chave, da Nilce e do Leon e dou muito risada.

rafonesrafa 31 Jan, 2015 12:26 1

No momento eu só vejo o canal do Zangado e do Edu que alias é um exemplo a ser seguido pra quem sonha em ter sucesso em morar no exterior.

iGhosthy 31 Jan, 2015 10:28 0

E ae?!
by - Zangado

LAZERCROMO 31 Jan, 2015 09:41 1

Só vejo LoganZ e o Nerdplayer no Jovem Nerd, os citados na noticia são bestas demais.

pvmambembe 31 Jan, 2015 05:02 6

Não desgosto do Canal do EDU, mas confesso que esta muito caído ultimamente, sobre o Coisa de Nerd, o canal melhorou e MUITO quando apostou na variedade de jogos mobile e indies, mas mesmo assim é quase 90% focado em um público infanto-juvenil, então não posso criticar/julgar o vídeo do canal, meus afilhados que possuem menos de 10 anos adoram, já eu que possuo 27 anos não curto, entende a situação agora? Não julgue o canal, procure entender o foco, como existem programas infantis tbm existem canais para o público infantil...
@Luchta tbm não intendo pq falam mal do Zangado, o cara é um ótimo criador de conteúdo, as game plays são boas de se assistir, gosto da análise dele, as vezes discordo, o que é comum, afinal não somos a mesma pessoa, mas em geral ele acerta bastante. Ele é divertido e sabe escrever um ótimo roteiro. O pessoal gosta mesmo é de falar mal dos outros, ao invés de olhar pro próprio rabo....

N3ph4sth 31 Jan, 2015 04:56 -4

Edu virjão e compania, tudo addmefast e bot pra ter aquilo de inscritos e views, porque QUALIDADE não tem não, nem a pau

Luchta 31 Jan, 2015 02:45 8

Ainda não entendo porque tem gente que fala mal do Zangado, o cara é o youtuber mais humilde que eu conheço, respeita a inteligencia de seus inscritos, faz anises muito boas, dá conselhos muito bons, sempre trás gameplays todo tipo de jogo que sai. Ele não é perfeito, mas ainda infinitamente melhor que esse Edu, Leon, Monark, Venon que fazem o que fazem apenas pelo dinheiro, e pouco se lixam para qualidade dos vídeos.

coringa escreveu:Deveria colocar o Velberan nessa matéria. O canal dele é melhor que esses 2 juntos...

Velberan é excelente, penas que pouco conhecido, ele faz análises de jogos antigos e alguns pouco conhecidos. Mas explica muito bem, da informações realmente muito boas. Faz gameplays, vídeos descontraídos, informativos e sobre franquias, ele realmente dá uma aula pro Zangado de como fazer uma análise.