Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Roberto Carlos e Ana Carolina pedem retirada de letras de sites de cifras



Em setembro de 2014, a empresa Studio Sol, responsável pelo conteúdo dos sites de cifras e letras de música CifraClub e Letras.mus, recebeu um comunicado da editora Sony/ATV pedindo a retirada de algumas letras de Roberto Carlos do ar. Até então, o pedido havia sido feito por apenas um outro artista, Ana Carolina, meses antes.

O caso foi revelado na quarta (25) pelo jornal "O Globo".

"Algumas letras tem peso comercial, como 'Esse Cara Sou Eu'. Não temos interesse em disponibilizá-la gratuitamente", diz Dody Sirena, empresário de Roberto. "Isso é um negócio, não é questão de censura."

As letras disponíveis nos sites são autorizadas por meio de um convênio com a União Brasileira de Editoras de Música (Ubem), que recolhe os direitos autorais das canções. Em alguns casos, a autorização é negociada diretamente com uma editora ou então diretamente com um artista.

Segundo Rosi Benini, responsável pelo conteúdos dos sites, a Studio Sol recebe mensalmente uma lista de composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem. "É essa lista que seguimos para publicar ou não as composições no site", explica.

O comunicado enviado pela Sony/ATV, dizia que as "composições em que Roberto Carlos é um compositor ou co-autor, interpretadas pelo próprio Roberto Carlos, não podem ser usados sob o regime de blanket license [licença permitida pelo acordo com a Ubem]".

"É necessário esperar a aprovação do Roberto Carlos", explica José Diamantino, advogado da editora Sony/ATV, que detém o controle das obras de Roberto.

Desde setembro, a Studio Sol negocia a liberação das músicas do Rei que foram retiradas por não constarem no convênio. Ainda não há autorização para publicá-las.

'QUALIDADE'

Já a cantora Ana Carolina fez o pedido de retirada de suas cifras por uma questão de qualidade, segundo o assessor de imprensa da cantora.

"Esses sites utilizam desse material e colocam da maneira como querem, é a mesma coisa que você fazer uma tese, alguém pegar e mexer nela. É melhor tirar do ar do que ter uma informação errada", explica Horácio Brandão.

Tanto que, como diz, a cantora disponibilizou as cifras das canções de seu último CD, "#AC".

A justificativa, porém, não explica porque algumas letras têm permissão de serem publicadas.

"Ela está fazendo com o tempo que precisa. Não tem lá nenhum outro motivo que não seja a certeza de que a informação corresponde exatamente a verdade", diz Brandão.

Outros sites brasileiros, como Cifra.com, apresentam cifras vetadas ao Studio Sol, como a de "Esse Cara Sou Eu". Segundo a assessor de Roberto, um comunicado não foi enviado no caso porque não há nenhum tipo de acordo com o endereço.

O responsável pela área comercial da empresa controladora do site, Gabriel Froes, diz que alguns pedidos já foram feitos para a retirada de letras do ar, mas nunca por artistas famosos.

"Teve alguns casos de letras de funk. Se o artista não quer divulgar, ele pede e a gente retira. Isso acontece de vez em quando."

Fonte: Folha/Uol

Comentários

27 Fev, 2015 - 11:06

Comentários

firefox 28 Fev, 2015 17:25 0

Piada de mau gosto.

mtdsouza12 27 Fev, 2015 18:36 3

Olhem pelo lado bom, estão removendo lixo digital da Internet..rs

TheKIller 27 Fev, 2015 18:17 0

roberto carlos ja esta fazendo hora extra na terra.

silviola 27 Fev, 2015 18:16 1

que ridículos.

TheKIller 27 Fev, 2015 18:16 1

por mim pode tirar a vontade 2 porcarias mesmo.....

fabio70 27 Fev, 2015 16:02 1

roberto carlos de bostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

bido 27 Fev, 2015 15:30 1

Roberto Carlos = BOSTA!!!!!kkkkkk

chucky515 27 Fev, 2015 14:15 2

é só ir em outro site, ta na internet é pra sempre '-'

Oliveira Dhyego 27 Fev, 2015 13:57 8

O Roberto Carlos não é REI de nada, apenas para a Globo, pois a algumas décadas atrás teve uma grande campanha publicitária, onde emplacou o título (fantasioso e sem poder documental) de REI no cantor, e como a Globo tem forte poder de influência nos ignorantes, ele é chamado de REI. True Story!

Hyukko 27 Fev, 2015 13:52 0

não vai fazer falta nenhuma a min a retirada ou não das musicas desses artistas, só acho que eles que vão perder, "tiro no proprio pé" isso ai, eles não vão perder o sucesso que eles conquistaram ou algo do tipo mas vão perder um meio de divulgação da musica deles, fazer o que né boa sorte pra eles.

swill 27 Fev, 2015 13:49 0

ivan rubens escreveu:o pessoal comentando aqui falando mal deles. não sei pq , a letra é deles eles tem o direito de fazer o que bem entender, estão pedindo de maneira legal, é direito deles. não sei pra que xingar


A letra é deles mas se não tivessem uma carreira consolidada não estariam fazendo isso. Tem que falar mal mesmo quando se trata de bloquear um conteúdo que serve para os próprios fãs aprenderem a tocar as musicas afinal estamos do lado que usa ou pode vir a usar o serviço.

Brynko-dgs 27 Fev, 2015 13:18 6

NoobGod escreveu:Acho que nessa treta toda quem perde são só eles mesmo.

Plenamente de acordo.