Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ciência desvenda mistério do vestido que 'muda de cor'

Em experimento que ganhou as redes sociais, alguns veem azul e preto, outros, branco e dourado; origens da discordância dizem respeito ao modo como vemos a luz.



Imagem de vestido publicado no Tumblr gerou discussões sobre sua cor: azul e preto ou dourado e branco.


A imagem original do vestido: que cores você vê?

Como nossos olhos podem estar errados? Quando vemos algo claramente, falamos sobre o que vimos com certeza absoluta. Mas às vezes cometemos erros.

Azul e preto ou branco e dourado? É o frisson que vem causando a foto do vestido acima. A discussão virou um dos temas mais compartilhados nas redes sociais, em especial no Twitter, onde alcançou status de trending topic, ou assunto entre os mais comentados, no Brasil e no mundo.

"Qual é a cor desse vestido? Vejo branco e dourado. Kanye vê preto e azul, quem é o daltônico?", escreveu Kim Kardashian na rede.

Também no microblog, a ganhadora do Oscar Julianne Moore disse que via branco e dourado, mas Taylor Swift e Justin Bieber viram azul e preto.

O que diz a tecnologia

Se você enxerga o vestido branco e dourado, está simplesmente equivocado.

Pedimos à editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, que nos ajudasse a determinar objetivamente a cor do vestido usando um software de edição de fotos.

Ela disse que, após análise, todos os tons da cor do vestido são azuis, e não brancos. Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos.

Estes resultados são confirmados pelo uso da ferramenta de conta-gotas do software, que captura amostras de áreas específicas do tecido. Este software identifica o código de cor do computador de qualquer pixel na tela. E nesse caso também gera resultados em tons de azul.


Imagem

Como tudo começou

As conclusões são confirmadas pela responsável por distribuir a imagem do vestido nas redes sociais.

Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos, faz parte de uma banda de folk. Na semana passada, o grupo tocou em um casamento onde a mãe da noiva estava usando o vestido.

Caitlin contou ao site BuzzFeed News que as discordâncias sobre a cor do vestido começaram pouco antes da festa, quando a mãe da noiva compartilhou com o casal uma foto da roupa que planejava usar.

A noiva e o noivo não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado. Então postaram a imagem no Facebook. McNeill, depois, compartilhou a foto em seu Tumblr.

A história cresceu nas redes sociais e não parou mais. McNeill disse que o vestido azul e preto é da marca Roman Originals e, embora houvesse outras opções de cores disponíveis, nenhum deles era branco e dourado.

Manipulação em computador intensifica cores e deixa claro que o vestido é azul

Por que vemos cores diferentes

De acordo com o site de tecnologia Wired.com, a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.

O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor "verdadeira".

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado.

Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.

Este fenômeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Fonte: G1/Globo

Comentários

27 Fev, 2015 - 15:53

Comentários

Voddyhunter 03 Mar, 2015 17:13 0

Aqui só minha esposa viu Branco e dourado, eu e meus dois enteados vimos Azul e Preto.

raphabrasco 02 Mar, 2015 08:21 1

Existem todas as cores, coisa idiota, papo atrasado kkk

Marlon018 01 Mar, 2015 04:58 1

No começo pensei "ah, que besteira", mas daí resolvi fazer o teste aqui em casa. Minha mãe e minha irmã viram azul e preto, enquanto meu pai e eu vimos branco e dourado. O mais bizarro é que no outro dia quando acordei e fui rever a imagem, vi o vestido nas cores azul e preto. Cabuloso.

MightyLype 28 Fev, 2015 21:36 0

csar1947 escreveu:que se dane esta ***** de vestido ! estou mais preocupado é com minhas derrotas em world of tanks .

Me add la pra gente perder juntos suhasaush
Vagabond_Warrior

Se quiser, deixa teu nick ai amigo =)

arabasso 28 Fev, 2015 21:08 0

O branco pode ser facilmente confundível com qualquer tonalidade bem clara (pra mim a cor do vestido é um azul bem claro), mas daí a dizer que o dourado no vestido é preto forçou a amizade (segundo o Photoshop, a outra cor RGB do vestido é #5f5345).

arahnid 28 Fev, 2015 19:55 0

Eu vejo azul e um dourado bem sujo, quem viu preto deve entender que preto é isso AAAAAAAAAA

csar1947 28 Fev, 2015 13:34 0

que se dane esta ***** de vestido ! estou mais preocupado é com minhas derrotas em world of tanks .

xSMOK3x 28 Fev, 2015 12:36 1

razak159 escreveu:namoral quem viu branco e dourado precisa ir urgentemente a um oftalmologista pq é azul e preto mesmo com a variável da luz solar n tem como dizer que é branco e dourado,provavelmente quem viu branco e dourado é daltônico
Somente de cada 100 pessoas amigão 75 ve branco e dourado! e ja tem explicação para tal fato deixa de ser lesado ignorante!

jeffyeshua 28 Fev, 2015 11:42 1

Vc acha que vou deixar de acreditar nos meus queridos olhos pra acreditar no que os outros falam ? ¬¬"

NoobGod 28 Fev, 2015 01:58 0

razak159 escreveu:namoral quem viu branco e dourado precisa ir urgentemente a um oftalmologista pq é azul e preto mesmo com a variável da luz solar n tem como dizer que é branco e dourado,provavelmente quem viu branco e dourado é daltônico

Cara, acredite se quiser, eu não sou daltonico, pela manhã vi essa matéria em vários sites e estava vendo essa mesma imagem com o vestido azul e preto, depois pela tarde quando o colaborador foi postar essa matéria percebi que estava vendo o vestido branco e dourado, então visitei as outras matérias que tinha lido pela manhã e para meu espanto todas agora estão brancas de douradas. Damn! WTF! Mesa Mother of God!

matheus22 28 Fev, 2015 01:08 2

Deu pau na Matrix!! Ferrou!

kalango1 28 Fev, 2015 01:03 0

O vestido que bugou milhares de mentes..... Se ferrou! Troll!