Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Rockstar: conheça as maiores polêmicas envolvendo a produtora de GTA

A Rockstar, responsável pela série GTA, é uma das produtoras que mais se envolveu em polêmicas nos últimos tempos, sendo sempre alvo de campanhas contra a violência nos jogos. Por outro lado, devemos muito da liberdade atual da indústria aos seus esforços para sempre expandir limites, o que possibilitou a criação de jogos como GTA 5. Conheça as maiores polêmicas na qual a Rockstar já se envolveu.



Grand Theft Auto 5 é apenas o mais recente foco das polêmicas envolvendo a Rockstar


GTA e violência (1998 e 2001)

A primeira polêmica em que a Rockstar se envolveu foi com a chegada do GTA original ao Playstation One em 1998. O game já havia sido lançado no PC, sem grande estardalhaço, mas ao chegar no console da Sony poucos meses depois levantou muitas questões. GTA foi um dos primeiros títulos a não retratar o usuário como o mocinho, libertando-o como um vilão que pode atropelar, matar e muito mais. O humor negro do game com certeza o ajudou a desviar de alguns problemas, mas as coisas ainda piorariam.

A violência de GTA já tinha levantado polêmica em seu simples formato 2D, mas as reclamações só aumentaram quando a franquia saltou para o 3D. O famoso GTA 3 para PlayStation 2, primeiro da série a trazer um mundo 3D em terceira pessoa, se tornou o alvo principal de grupos contra a violência nos jogos. A ideia de poder pegar prostitutas e depois espancá-las para pegar seu dinheiro de volta se tornou uma das maiores críticas na época.

Imagem

GTA 3 causou grande polêmica em seu lançamento devido a violência realista para a época


Manhunt com violência sádica e homicídio (2003 a 2004)

Ainda sendo atacada pela violência de GTA 3, a produtora Rockstar decidiu dar um passo a frente com a série Manhunt. No papel de um criminoso que escapou da pena de morte, você é jogado em uma espécie de Reality Show macabro, onde o objetivo dos participantes é sobreviver e eliminar os outros competidores. O game utiliza elementos de stealth para movimentar-se furtivamente sem ser notado e então executar seus inimigos de maneiras chocantes com armas improvisadas.

A violência mais voltada para o lado sádico em Manhunt garantiu que ele recebesse muita atenção negativa, mas nada comparado ao que viria em julho de 2004. Um adolescente de 17 anos matou seu amigo de 14 com mais de 50 golpes de martelo na Inglaterra, seguido por uma declaração dos pais da vítima de que Manhunt teria sido uma influência no crime. Detetives da polícia mais tarde descartaram a conexão, afirmando que a motivação do crime foi roubo para pagar uma dívida de drogas.

Imagem

Manhunt apresentava um grande nível de violência sádica


GTA: San Andreas e o sexo com café (2005)

Quando as reclamações de violência sobre a série GTA pareciam estar perdendo força frente à avassaladora popularidade do título, eis que surge um novo escândalo. Em 2005 um programador encontrou códigos escondidos em GTA: San Andreas para o que seria um minigame de sexo chamado Hot Coffee, no qual utilizando certos comandos o jogador pode realizar várias ações.

Apesar de a programação para o minigame estar no jogo, os personagens mantinham-se vestidos, pois não havia versões deles sem roupa. O minigame sequer era acessível por vias normais, mas ainda assim houve um grande rebuliço em torno desta questão e da classificação etária de GTA: San Andreas. O título acabou sendo reclassificado, de "Mature" (17 anos) para "Adults Only", classificação que automaticamente o baniu dos videogames e de várias lojas. Rapidamente a Rockstar recolheu essas versões do game e lançou uma segunda edição, sem o código, controlando a crise.

Imagem

O escândalo Hot Coffee causou grandes problemas para a Rockstar na época


Bully e a temática de bullying (2006)

Sem descansar, a Rockstar preparou um novo título polêmico em pouco tempo, chamado Bully, o qual aplicava elementos do mundo aberto de GTA sob um ambiente escolar. O fato de o jogo se basear na temática do Bullying levantou muitas reclamações de grupos de apoio a adolescentes que sofrem com o problema, porém o conteúdo do game é relativamente positivo. O protagonista, Jimmy Hopkins, precisa lidar com o bullying na escola e tentar encerrá-lo, mesmo que às vezes pareça que o promove. No Brasil, Bully acabou sendo banido em 2008 por alegações de que seria nocivo para os jovens.

Imagem

Em Bully seu objetivo era mais evitar de sofrer bullying do que praticá-lo


L.A. Noire e desenvolvedores explorados (2011)

A produção de L.A. Noire entrou para o grupo dos jogos com desenvolvimento conturbado, levando sete anos para ficar pronto, por motivos que nunca ficaram realmente claros. Em 2011 uma fonte anônima, que alegou ser um ex-funcionário, fez várias denúncias sobre a produtora australiana Team Bondi, responsável pelo game que seria publicado pela Rockstar.

Segundo ele, os empregados trabalhavam em uma jornada semanal de 80 a 110 horas, sem finais de semana, em condições abusivas e com pagamentos muito baixos. Foi fornecida ainda uma lista de mais de 130 pessoas que trabalharam no jogo mas que tiveram seus nomes retirados dos créditos por terem saído do estúdio. O antigo chefe da Team Bondi, Brendan McNamara, não negou as excessivas horas de trabalho, mas não comentou muito sobre o resto das acusações. No mesmo ano a Team Bondi acabou fechando.

Imagem

Suposto ex-funcionário denunciou condições abusivas de trabalho em L.A. Noire: "E o salário, ó"


GTA 5 e a cena de tortura (2013)

Um dos personagens mais insanos de GTA 5 é Trevor, o qual é baseado nos próprios jogadores que gostam de criar o caos em GTA. Em uma cena bastante polêmica, o protagonista precisa torturar uma pessoa para obter informação, o que levou muitos órgãos que combatem a prática a emitirem críticas contra o game. Muitas reviews em seu lançamento também reclamaram dessa cena.

Imagem

Alguns críticos consideraram a cena de tortura com Trevor em GTA 5 gráfica demais


Fonte: Techtudo

Comentários

28 Fev, 2015 - 15:43

Comentários

chucky515 02 Mar, 2015 14:54 0

show d+, só jogo bom... e olha só, nunca matei ou espanquei ninguém


agora que caiu minha ficha "GTA 5 e a cena de tortura (2013)"
GTAV é de 2013 nossa cara e ainda nada no PC kkk... triste

xSMOK3x 01 Mar, 2015 20:25 0

a Rockstar tem grandes franquias mas pisa na bola, ela pensa q engana quem? com 20 dias de atraso um game q precisa ser polido? sem essa estão novamente cumprindo contrato dos Assaltos nos consoles antecipadamente! jogo ta pronto a tempo, espero q na proxima ela venha confiar no seu publico e perceber q se vender pra empresa de consoles nao é a melhor solução e quem dar dinheiro e reconhecimento a empresa são seus clientes q compram seus jogos! adiou e muita gente cancelou a compra, se ela colocou nova data e pensando em adiar pode começar a pensar no impacto negativo q isso ira fazer , ja tem gente invocada , estão sobrando os mais fanaticos pela franquia mas daqui a pouco nem eles darão mais moral, nao venha reclamar se seu GTAV se tornar o campeão de downloads nos torrents embora acredito q isso vã acontecer de uma forma ou outra, muita gente ainda vai comprar o game!

joao2345 01 Mar, 2015 14:03 0

zueraluiz escreveu:esses adiamentos são mais do q normais, tipo espero muito pra jogar, fico triste e tals mas irei pegar do mesmo porque sei vai vir uma coisa bem feita, polida e que vai valer cada centavo. já quanto a polêmica a serie gta se fez nisso, falem mal mas falem de mim.

não é normal um empresa seria ficar nessa "vamos lançar esse mês,não vamos lançar daqui a 2 meses,não melhor,vamos lançar mês que vem"

tomoki 01 Mar, 2015 12:34 1

marcosk99 escreveu:nada derruba gta, gta é eterno Freddy!

Bem que podia ser assim com BULLY também. Até hoje espero continuação, curti muito esse game.

zueraluiz 01 Mar, 2015 12:28 0

esses adiamentos são mais do q normais, tipo espero muito pra jogar, fico triste e tals mas irei pegar do mesmo porque sei vai vir uma coisa bem feita, polida e que vai valer cada centavo. já quanto a polêmica a serie gta se fez nisso, falem mal mas falem de mim.

Zecuma 28 Fev, 2015 18:27 6

Bem, sem querer ser fanboy, mas as acusações de L.A Noire, e sua produção, não são feitas, pelo menos diretamente, a Rockstar, mas sim a produtora, pois a Rockstar so publicou o jogo.

GregCassilva 28 Fev, 2015 16:25 8

Sei não ein cara...
Apesar de pensar igual vc, me deixa um pouco pensativo esses adiamentos dela.
Em um só dia, foram mais de 30.000 reembolsos na steam, que da quase 2 milhões de Dollar (U$ 2.000.000,00) em um único dia! É dinheiro bagaraio em um único dia!!! Isso por causa do reembolso.

Claro que isso não vai fazer o game deixar de existir ou de bombar.
Mas não sei se, caso eles adiem de novo, qual repercussão para a empresa, vai haver. Oh God!

marcosk99 28 Fev, 2015 15:51 4

nada derruba gta, gta é eterno Freddy!