Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Comparação gráfica de Dark Souls 2 entre PlayStation 4 e PC [vídeo]

A versão PlayStation 4 de Dark Souls 2 poderá ser a melhor forma de revisitar Dangleic nas consolas - um verdadeiro jogo a 1080p adornado com muitas melhorias visuais. No entanto, também está a caminho do PC com muitas das melhorias vistas na PS4. Com equipamento mais poderoso, poderá ser a versão definitiva mas no PC já temos 1080p60 e mais, é necessário uma melhoria?

O Digital Foundry tentou descobrir e foi para Heide's Towering Flame e No-Man's Wharf de forma a comparar o original para PC, com tudo no máximo sem mods, contra a versão Scholar of the First Sin na PS4. O posicionamento dos inimigos parece ser a maior diferença. Entre os gigantes em Heide's Tower of Flame temos novos inimigos e temos também um novo wyvern gigante perto da ponte.

É um desafio maior para o jogador e equipamento. Maior densidade de inimigos e uma IA alterada criam uma experiência mais imprevisível na PS4 quando comparada com o jogo PS3 e Xbox 360.



Os inimigos são mais persistentes e num local até ficam 12 na PS4 ao invés de 4 na PS3. Certamente puxará mais pelos GPUs na versão PC, apesar da PS4 aguentar bem, apenas algumas quedas para meios 50fps. Depois do excelente trabalho do modder Durante na versão PC, ficamos surpreendidos ao ver que a equipa no From Software decidiu implementar a sua versão de algumas destas funcionalidades em Scholar of the First Sin.

As sombras e iluminação foram melhoradas. As texturas e geometria PS4 são iguais às do original PC no máximo. No entanto, devido ao esquema de iluminação físico do jogo, muitas superfícies parecem transformadas. Áreas maiores como Heide's Tower of Flame são mais claras e os detalhes nas texturas beneficiam com mais contraste.

Além disso, efeitos como rastos de almas, bombas que explodem e feitiços iluminam o ambiente em redor na PS4. É difícil reconhecer o mapa de texturas original mas o detalhe pixel é sempre igual quando visto à lupa. É um efeito lindo - que marca o teu impacto no mundo quando lutas. Oclusão ambiental está muito melhor pois temos uma solução refinada em Scholar of the First Sin, todas as piscinas de sombras misturam-se suavemente com o que está ao seu redor.

Os artefactos a piscar desapareceram - bom sinal para a eventual versão revista para PC. Pelo contra, os personagens ainda produzem silhuetas nada naturais, o que ao lado de um efeito auréola, sugere uma abordagem screen-based. No todo é uma melhoria e possível sinal que o estúdio está atento aos esforços da comunidade.

A versão PS4 leva ao extremo o filtro de texturas, usando o método anisotropic mais elevado do PC. Mas pelo que vimos, a nova versão não faz grande uso do pixel crawl nos shaders de água ou relva. Temos algo igual à AA pós-processamento do PC na PS4, não abordando o piscar temporal ao passar por estes elementos.



O campo de profundidade foi alterado, o que é bom, e temos um efeito personalizado que distorce ligeiramente pontos de luz desfocados. É subtil mas recria as características da lente de uma câmara quando as fogueiras estão no fundo. Pelo que vimos até agora, a versão PS4 abre caminho para uma soberba melhoria no PC. Olhando para as mudanças na iluminação, sombras, efeitos e campo de profundidade, esperamos ver mais opções gráficas na versão DX11.

A Bandai Namco ainda não comentou como esta versão irá afectar os que desfrutarem de melhorias técnicas e ajustes na performance sem custos extra. Uma coisa é clara: para os fãs de Dark Souls 2, os ajustes visuais e novos inimigos fazem com que seja difícil de perder este jogo. A avaliar pelas áreas vistas, é uma actualização que brilha ao brincar com as expectativas dos novatos - algo atractivo para os que querem jogar uma segunda vez, desde que tenha o preço certo.

Fonte: Eurogamer

Comentários

01 Mar, 2015 - 10:18

Comentários

iwanh 01 Mar, 2015 23:10 1

torso pra qualidade jogabilidade e quantidade de jogos nao tao por graficos..

DonTorresi 01 Mar, 2015 21:40 0

Não deveria nem haver tal comparação. O jogo é completamente defasado em gráficos. Não importa a plataforma. Apesar de eu não ter curtido a jogabilidade, a ambientação e o estilo dos personagens são incríveis! Merecia um gráfico melhor!

dragon31h 01 Mar, 2015 20:32 2

Agora bota o Dark Souls 2 com mods e compara pra ver.
HAUuAHAUHuh

emerson gold 01 Mar, 2015 17:35 0

Gosto muito do jogo por vários motivos, mas convenhamos que o gráfico é fraco
Bom....mais vale um jogo divertido com gráfico lixo do que um jogo lindo com diversão zero

falador_de_verdades 01 Mar, 2015 14:30 -5

Monster Hunter é melhor que esse jogo

somimaginario 01 Mar, 2015 12:03 0

Sou fã da série Souls, e confesso que acho bem vindo uma melhoria nos gráficos, mas pouco relevante. O grande trunfo do jogo é o desafio e a enorme variedade de possibilidade no gameplay (peso e tipo de defesa do euipamento, moveset de armas, desenvolvimento de personagem, responsividade dos controles). O que mais me deixa ansioso por essa nova versão é a possibilidade de novos desafios, já que após inúmeras horas de jogo, já conheço a localização e pontos fracos de todos os inimigos, ficando o desafio apenas no PvP.