Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cientistas não sabem explicar como este buraco negro tem 12 bilhões de vezes a massa do Sol

Um buraco negro gigante — com massa 12 bilhões de vezes maior que a do Sol — foi descoberto por um grupo de cientistas de Pequim, na China. Ele teria se formado relativamente pouco depois da explosão do Big Bang, o que põe em xeque uma série de teorias acerca do espaço, uma vez que os cientistas não sabem explicar como um buraco negro tão grande pode ter se formado tão cedo na história cósmica.

Astrônomos, cientistas e pesquisadores da Universidade de Pequim, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto Carnegie, dos Estados Unidos, são os responsáveis pela descoberta. Eles nomearam o buraco negro como SDSS J0100+2802 e segundo as pesquisas, ele se formou 900 milhões de anos após o Big Bang, que ocorreu há cerca de 13 bilhões de anos. A descoberta foi publicada na edição da revista científica Nature desta semana.

O buraco negro está localizado no centro de um quasar — objetos astronômicos menores que uma galáxia, mas maiores que uma estrela, que são considerados os grandes emissores de energia do Universo, podendo um único quasar emitir até 1.000 vezes mais luz que uma galáxia com cem bilhões de estrelas. De acordo com matéria d’O Globo, Xiaohui Fan, professor da Universidade do Arizona e um dos astrônomos responsáveis pela descoberta, um buraco negro tão grande quanto este abre caminho para o entendimento de como galáxias se formam em torno de buracos negros.

A massa do buraco negro, 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, faz com que o buraco negro seja muito grande para se encaixar nas atuais teorias que explicam como buracos negros se expandem — elas não permitem o acúmulo de tanta massa em tão pouco tempo. Entenda: ao redor de um buraco negro existe o que astrônomos chamam de "disco de acreção", uma névoa que superaquece conforme o material contido nela é direcionado ao horizonte de eventos, onde a gravidade do buraco negro se torna tão poderosa que nem mesmo a luz consegue escapar. Resumindo: a radiação desta névoa é tão forte que expele o material nela para longe do buraco negro, fazendo com que o crescimento dele seja limitado, o que torna difícil compreender como SDSS J0100+2802 cresceu tanto em tão "pouco" tempo.

E, agora que já descobrimos uma miniatura da nossa galáxia e um buraco negro teoricamente impossível de existir, será que falta muito para encontrarmos vida inteligente fora da Terra? [BBC, O Globo]

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

01 Mar, 2015 - 16:36

Comentários

caholho 04 Mar, 2015 13:24 0

Interestelar

nervoso28 04 Mar, 2015 01:16 1

ESSAS TEORIAS DE BILHOES OU MILHOES DE ANOS ME DEIXA TENSO OS CARAS TEM DIFICULDADES DE DAR DATA A OBJETOS ENCONTRADOS EM NOSSO PLANETA E FICAM QUERENDO DAR DATA A COISAS QUE BABEMOS MUITO POUCO QUE FICAM A *******ES DE ANOS LUZ DAQUI....ME INTERESSO TB POR ESSAS COISAS MISTERIOSAS MAIS FICO PENSANDO NO PORQUE QUE AINDA NÃO TENTAM CRIAR UM SUBMARINO ****STICO E VÃO INVESTIGAR O FUNDO DO NOSSO OCEANO??? DPS SIM DA UMA DE BUZZ LIGHTYEAR " PARA O ALTO E AVANTE" RSRS

needphael 02 Mar, 2015 15:56 2

Penso da seguinte forma

Esse buraco negro talvez nem exista mais hoje em dia, só que ele se tornou tão grande assim devido que o Universo na época era bem menor do que é hoje e com isso ele pode sugar mais matéria e crescer a esse estágio enorme.

Ghoug 02 Mar, 2015 12:41 -4

fabio70 escreveu:cara não tem explicação, cada dia uma surpresa, esperamos nunca ser engolidos por um destes he he


O buraca negro não é isso que você pensa não fera, de engolir as coisas...

Battleface 02 Mar, 2015 11:27 2

mas isso já se sabe faz tempo, os quasares são as coisas mais distantes e antigas do universo e ninguém sabe explicar porque

Delutto 02 Mar, 2015 03:37 4

Imagina o tamanho da régua que os chineses usaram para medir esse buraco negro... hahahaha...

Marlon018 02 Mar, 2015 03:03 2

gilvan fernando escreveu:E os cientistas continuam a tratar o tempo cósmico na cronometragem humana... Assim fica difícil o ser humano se colocar no espaço universal. Vai ser preciso evoluir muito, não apenas tecnologicamente como também espiritualmente para que um dia cheguemos a compreensão mínima sobre o que nunca teve início, sobre o que fazemos aqui e oque nos aguarda lá fora...

O único tempo que nós conhecemos é o da Terra. Não vejo problema algum nem uma maneira de ser diferente.

joao2345 02 Mar, 2015 02:27 5

Guardian_21 escreveu:"cara não tem explicação, cada dia uma surpresa, esperamos nunca ser engolidos por um destes he he"

Como o PT ainda estar no Governo depois de 12 anos, escandalos do mensalão e do Petróleão...

eu acho que o PT me deixou burro porque eu não consigo nem se quer imaginar o que ele tem haver com buracos negros

1renegado1 02 Mar, 2015 01:26 2

gustavomoraes escreveu:Acabei de assistir A Teoria de Tudo, é um filme excelente sobre uma pessoa fantástica, Stephen Hawking. Esse cara é um gênio e talvez o maior especialista em buracos negros que existe, talvez ele encontre uma resposta para o mistério acima.


ele é tao especialista, que agora ele fala que acha que os buracos negros nao existem...

gustavomoraes 01 Mar, 2015 23:51 1

Acabei de assistir A Teoria de Tudo, é um filme excelente sobre uma pessoa fantástica, Stephen Hawking. Esse cara é um gênio e talvez o maior especialista em buracos negros que existe, talvez ele encontre uma resposta para o mistério acima.

Guardian_21 01 Mar, 2015 22:14 -6

"cara não tem explicação, cada dia uma surpresa, esperamos nunca ser engolidos por um destes he he"

Como o PT ainda estar no Governo depois de 12 anos, escandalos do mensalão e do Petróleão...

punkrock 01 Mar, 2015 20:45 4

BlackTigge escreveu:As veses penso se o conhecimento do homem tem um limite, uma barreira no entendimento, cada dia percebe-se mais isso, ai que entra a imaginaçao.
"Há mais coisas entre o ceu e a terra do que pode imaginar a nossa vã filosofia"

É sem seguro dizer isso. Inclusive um limite que parece insuperável é o tempo, até o por que o Universo observável é limitado pelo tempo, não exatamente pela distancia. Podem existir coisas que estão tão distantes que a luz ou radiação dela sequer chegou até nossos instrumentos desde sua criação... Bizarro pensar nisso...