Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente

Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Pediatria, crianças que jogam até uma hora por dia costumam ser mais sociáveis do que aqueles que não cultivam tal hábito, o que contraria o discurso de que se divertir com videogame é um hábito antissocial.

E, quem diria, jogos como "StarCraft e a até mesmo "Call of Duty", são capazes deixar você mais inteligente ou mesmo desenvolver habilidades motoras.

Veja só:

Imagem

"StarCraft"

Versão mais recente: "Starcraft II: Heart of the Swarm"

Será que jogos de estratégia em tempo real, que envolvem gerenciar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e lidar com recursos limitados, podem deixar você mais esperto? Um estudo conduzido pela Universidade do Texas colocou 72 mulheres estudantes, que nunca haviam tido contato com o game, para jogar "StarCraft" uma hora ao dia, durante 40 dias. Ao fim do processo, as participantes tiveram um significativo aumento na flexibilidade cognitiva, que está ligada à capacidade de encontrar soluções criativas para problemas e conciliar diferentes conceitos simultaneamente.

Imagem

"Civilization"

Versão mais recente: "Civilization: Beyond Earth"

Em "Civilization", uma das séries de estratégia mais aclamadas de todos os tempos, o objetivo do jogador é dominar o mundo, conduzindo uma civilização desde os seus primórdios até a Era Espacial. A épica trajetória envolve descobrir novas tecnologias, administrar relações diplomáticas e até declarar guerra contra grandes líderes da História, dentre eles George Washington, Napoleão e Genghis Khan. Por isso, "Civilization" já foi alvo de vários estudos e experimentos, tendo sido utilizado em salas de aula como ferramenta de ensino.

"Call of Duty"

Versão mais recente: "Call of Duty: Advanced Warfare"

Você sabia que jogar "Call of Duty" pode torná-lo um melhor motorista? É o que concluiu um estudo feito pela Universidade de Toronto, que colocou 25 pessoas para jogar "CoD: Modern Warfare 3" por dez horas - nenhuma delas havia jogado o game até então. O resultado mostrou que jogar shooters em 1ª pessoa, mesmo que um pouquinho, pode aprimorar as ondas cerebrais envolvidas na atenção visual, que atuam de forma vital em tarefas como... isso mesmo, dirigir. Outro estudo da mesma universidade mostrou que "Call of Duty" também melhora a capacidade de aprender novas habilidades motoras como as que entram em ação, por exemplo, em cirurgias por laparoscopia, que exigem enorme precisão manual para controlar instrumentos cirúrgicos remotamente.

Imagem

"SimCity"

Versão mais recente: "SimCity"

"SimCity" é um dos games que melhor ensina a lidar com recursos limitados e com as consequências de decisões complexas. Não é fácil - mas é muito divertido - lidar com planejamento urbano, decidindo como zonear áreas urbanas, comerciais e industriais, além de manter serviços públicos e transporte. Por isso mesmo "SimCity" é outro daqueles jogos que coleciona historias de participação em salas de aula, como para aprender sobre arquitetura, urbanismo etc.

Imagem

"Minecraft"

Versão mais recente: "Minecraft"

Com mais de 60 milhões de cópias vendidas (e contando), "Minecraft" é um fenômeno. Trata-se de um amplo mundo virtual composto por blocos que representam madeira, terra, água, pedras e por aí vai. A partir disso, como um "LEGO da nova geração", os jogadores constroem, exploram e travam combates, seja pela aventura da sobrevivência ou simplesmente para expressar criatividade. O jogo tem sido utilizado para educar crianças desde programação até planejamento de cidades. "'Minecraft' ensina as crianças sobre noção espacial, construção e compreensão do planejamento" disse Eric Klopfer, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) ao site Raise Smart Kid.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

02 Mar, 2015 - 14:21

Comentários

antonioaguiar 06 Mar, 2015 09:57 0

Resident Evil tambem....tem muitas situações que vc tem que botar o cerebro para funcionar para desvendar códigos, quebra cabeça e até fazer soma Resident Evil HD Remaster serve de exemplo

Francisco vr 05 Mar, 2015 09:48 0

A lista é mais ou menos...

A lista mencionada é uma lista mais interativa do que uma lista que estimula um desenvolvimento no nosso raciocínio e atenção.

OK, os RTS, como Warcraft, Commandos, Desperadoz, Age of Empires, Mythlogy, Batalha da terra média, até concordo por que eles exigem um pensamento lógico e rápido para tentar derrubar o oponente alvo.

Agora, Call of Duty e Simcity ? Não concordo.

Os melhores jogos para estimular o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro são os jogos puzzles e eles se encontram muito nos mobiles e PC, como o Threes!, Xadrez, Geodrop, Tetris, 2048, Fit Brains Trainer, TrainBrain...

Outro jogo bom seria simuladores que influencia no aprendizado das pessoas como os simulador da intel, simulador de voo, simulador de montagem, simulador de como dirigir...

ananindeua 04 Mar, 2015 20:10 1

PatetaXD escreveu:
razak159 escreveu:é triste saber que minecraft vendeu mais que gta 5 e difícil tbm entender pq tanta gente ama esse jogo é serio deveriam fazer um documentário sobre isso e outro documentário mostrando pq tanta gente joga LoL(minha opinião fanboys de lol e menecraft podem xingar eu n to nem ai pra vcs)#fikdica


Na verdade amigo o genero MOBA no caso o LoL, virou febre pelo facil acesso mas Brazil a Fora Dota2( mesmo genero ) tem documentário, vale muito a pena assistir... chama-se Free To Play e é de graça na Steam, dará uma ótima perspectiva a respeito do assunto.


eu fico mais triste sabendo que gta vendeu tanto.pior que nem jogo minecraft mas percebo que ele tem muito mais influências positivas que esse jogo de marginais!

Delutto 04 Mar, 2015 04:06 0

#EL234
Criança é que brinca com Minecraft, adulto joga Minecraft.

Bluesday 04 Mar, 2015 02:35 0

Esqueceram de mencionar os Mobas, como dota 2 e lol, os dois maiores. O que ensina também maior destreza com os dedos, trabalho em equipe (embora mts vezes palavrões tomam conta), pensamento rápido e decisões ágeis em momentos críticos e etc.

Sobre o call, bom... Qualquer fps é assim, mas sabemos que é apenas o exemplo usado, por ser um dos mais jogados.

Oliveira Dhyego 03 Mar, 2015 23:52 0

PsycoDenis escreveu:
Edu220937 escreveu:Faltou o melhor game de todos os tempos THE LAST OF US


Jovem, quer aparecer? Pinta o ku de vermelho e sobe no poste!


kkkkkkkkkkkkk...MITOU!!! Freddy! Fuckyeah!

TonyStark117 03 Mar, 2015 21:26 0

Falam em Call of Duty mais não falam em Portal, que tem diversos conceitos de física diretamente aplicados no gameplay, além de outros fatores. Mas!

G4MBI7 03 Mar, 2015 18:20 0

pesquisem sobre lyne, que jogo miseravel pra fritar miolos

vinipresto 03 Mar, 2015 17:40 1

Ih tem muito mais que cinco. Age of Empires que é ótimo para aprendizagem de história, noções de espaço e organização. Europa Universalis nos mesmos moldes de Civilization, Rise of Nations (primo mais pobre do Age), The Settlers, Comandos, Stronghold e por aí vai. Aliás, qualquer jogo se olharmos bem, pode sim trazer informações que já ajudam na aquisição de conhecimento, inteligência.

Ghoug 03 Mar, 2015 17:30 0

A matéria é bem coesa, mas o pessoal só tá lendo o titulo e não estão lendo o conteúdo. Dai é f***...

Sergio-F 03 Mar, 2015 09:47 2

Tenho 25 anos e jogo minecraft, aprendi a reconhecer biomas e calcular algumas construções.

EL234 03 Mar, 2015 02:07 -1

Adoro games de primeira pessoa ,
estilo RPG Fallout 3 ,O Fallout new vegas ,muito bom,
esperando o game Fallout 4 ,,
e entre outros que estou na espera,,
é games de Primeira pessoa de RPG e tem quests ,são ótimos para ,
usar a mente,
Minecraft meu sobrinho de 6 aninhos ,adora ,
acredito devo estar Certo,,esses games tipo MINECRAFT são para crianças dos 6 anos a 16 anos de idade,,
tem adultos que jogão esse game ,mais para brincar ,tirar ondas ,porque são adultos,mesmo,já eu vi o game, mais não é meu tipo,
o ultimo que joguei foi o Westland 2 esqueci como escreve mais beleza,,
outro Dying Light ,muito bom mais jogando eu vejo, que a minha esperiencia ,tinha terminado e eu nem no final tava ,,acho que seria mais legal o game ,
se tivesse mais leveis,
eu espero mesmo que FALLOUT 4 chegue no level 99 ,,da mais adrenalina de jogar porque se matava monstros animais mutantes,inimigos variados ,
e ganhava os XP ,ao decorrer do game,no game Fallout new vegas,
e muitos games faiz vc inteligente