Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que tantas pessoas estão abandonando o Chrome e voltando ao Firefox?

A discussão sobre qual navegador de internet é o melhor, mais rápido, estável e leve é tão complicada quanto conversar sobre religião e futebol. Apesar de ser mais facilmente mensurável, a qualidade de um browser também é influenciada por fatores menos "palpáveis" e que geram bastante polêmica.

No entanto, um ocorrido envolvendo esse assunto tem chamado a nossa atenção e viemos trazer essa discussão para os leitores: afinal, por que tantas pessoas estão abandonando o Chrome e voltado para o Firefox?

O que os números mostram?

Não há como negar: o Google Chrome ainda impera quando o assunto são os navegadores, sejam eles para desktop (1º lugar) ou dispositivos móveis (2º lugar). O Internet Explorer também está em uma posição de respeito, mas ele já tem "prazo de validade" e seu uso está muito vinculado à utilização do Windows.

Porém, há fatores que indicam que esse quadro esta prestes a mudar e que quem provavelmente vai sair por "cima da carne seca" é o Firefox. Quer entender o porquê? Então confira os nossos argumentos.

Imagem


1. O Firefox é open source

Um argumento que pode parecer trivial para alguns, na verdade, esconde uma vantagem muito importante para o Firefox: a agilidade na correção de bugs e falhas. A Mozilla Foundation, empresa que mantém o Firefox, conserva o browser com o seu código aberto e disponível para todos – apesar de usar a própria licença para isso, a Mozilla Public License (MLP).

Dessa forma, o processo de encontrar e corrigir os bugs do programa acontece de uma maneira mais colaborativa e rápida do que no Chrome. O navegador da Google, entretanto, também mantém parte de seu código aberto, mas o resultado é um browser que não é utilizado pela massa: o Chromium. O software da empresa que a maioria usa possui alguns aspectos proprietários – como uma versão do Adobe Flash Player – que o tornam "fechado" diante dos que querem colaborar e solucionar os seus problemas.

Imagem

2. O Firefox tem mais (e melhores) extensões

Com o tempo, o Firefox praticamente virou sinônimo de boas extensões e ainda mantém esse posto com certa folga. O fato de ser um software com código-aberto provavelmente contribuiu para isso, o que o tornou um ótimo navegador para quem procura melhorar a produtividade.

As bibliotecas de ambos são gigantescas, mas o Firefox se sai melhor porque as extensões costumam funcionar melhor para ele. Afinal, muitas foram simplesmente "portadas" para o navegador da Google. E o poder das extensões é incontestável: quem usa não consegue viver sem elas.

Imagem

3. O Firefox é mais rápido

A edição alemã do site ZDNet realizou um teste de benchmark envolvendo as versões mais recentes dos dois navegadores: o Chrome 40 e o Firefox 36. A avaliação praticamente terminou empatada, mas o destaque vai para o software da Mozilla por ter se mostrado mais rápido em testes de renome, como o Futuremark Peacekeeper.

Porém, apesar dos resultados pouco conclusivos, é na prática que muitos enxergam certa superioridade por parte do Firefox. O argumento é simples de entender e comprovar: o Chrome utiliza muitos recursos da máquina, o que acaba tornando a execução do software bastante lenta.

Imagem


4. O Firefox possui recursos interessantes

Nessa categoria, o destaque vai para a nova ferramenta de teleconferências adicionada na versão 35 do navegador. O Firefox Hello é um sistema prático para a realização de chamadas em vídeo sem a necessidade de um plugin, extensão ou qualquer tranqueira adicional ao programa.

Além disso, não são apenas os usuários convencionais que enxergam vantagens no Firefox. O Tor, pacote de ferramentas para aqueles que desejam segurança e anonimato na internet, tem como base o navegador da Mozilla. Também vale lembrar que até mesmo o Oculus Rift possui suporte ao Firefox.

Imagem

Argumentos polêmicos

Há, ainda, alguns argumentos polêmicos que acabam fazendo com que os usuários decidam entre um navegador e outro. O gosto ou simpatia provavelmente é o mais complicado de lidar. Um amante da Google/Mozilla poderia ler e ouvir milhares de argumentos contrários à solução da empresa, mas mesmo assim não mudaria de ideia.

A facilidade de uso é outro ponto controverso. Os dois softwares são bastante intuitivos e oferecem uma navegação bastante simples. Portanto, decidir entre ambos nesse quesito acaba se tornando uma questão de detalhes, como a posição de um botão ou a apresentação da interface.

.....


Qual é o navegador que você utiliza em seu computador e dispositivo móvel? Quais são os seus argumentos para defender essa escolha? Concorda com o que foi apresentado aqui? Convidamos os leitores a entrarem nessa discussão saudável para tentarmos descobrir de uma vez por todas: qual é o melhor navegador? Chrome ou Firefox?

Fonte: Tecmundo

Comentários

04 Mar, 2015 - 13:10

Comentários

DanKool 08 Mar, 2015 18:07 0

sempre usei firefox, ñ existe navegador melhor.

redgui 08 Mar, 2015 11:24 0

Discutir sobre navegadores e sistemas operacionais é muito complicado, cada
um defende o que gosta, ex: a miinha net de 10 mb em teste de velocidade no
windows 8.1 bate 10.58 mb por segundo, nos outros ficam abaixo,no youtube
os videos em 1080p rodam lisos no chrome, claro que o youtube é do chrome, cada navegador tem suas vantagens e desvantagens, uso explorer e
chrome mas prefiro o chrome que ao formatar a o note ou pc é só logar e seu
está la tudo salvo, firefox tambem salva perfil, mas gosto não se discute e .

xknowx 08 Mar, 2015 11:06 0

Chrome não tem suporte pra surround, peguei o firefox de volta por isso.

tlf1989 06 Mar, 2015 21:40 0

Não consiguiria navegar sem as ótimas extensões que só exitem para o Firefox.

gtocurintcha 06 Mar, 2015 18:02 0

Uso o Chrome apenas por conveniência, basta logar sua conta nele e pronto tudo fica acessível: e-mail, youtube, favoritos, googleplay, drive, etc... Mas no aspecto "gosto" eu prefiro o Opera! A SpeedDial, o design e funcionalidade dele são d+.

rodrigo-RPC 05 Mar, 2015 23:49 2

Eu prefiro mais o Opera porque ele da menos problema, agora firefox eu acho ate razoável mas ele da muito crash no adobe ***** player e consome muita memoria e trava quando ta no youtube ou vendo videos na internet.

leomarx 05 Mar, 2015 22:12 0

01luiz01 escreveu:o chrome tava bugando muito então eu voltei pro firefox mas o firefox começou a travar muito então eu fui para o Opera, isso a 3 meses atrás mas depois dessa news acho que vou voltar pro modizilla

Se o firefox ainda estiver travando basta desativar a aceleração pro hardware que resolve.

Dr Nélio 05 Mar, 2015 21:02 -1

Gosto do Firefox porque ele realmente mostra esses resultados nas comparações acima, mais não só por isso. O Firefox consegue fazer um backup da sua configuração. Isso ajuda muito quando seu pc pega um daqueles virus que abre um monte de janelas ou troca sua janela inicial. Não tenho certesa mais das últimas vezes que usei o Crome, o problema persistia mesmo desisntalando, apagando a pasta e etc...(embora havia alguns tentando ensinar como resolver o problema)
Com o Firefox é diferente, eu simplesmente desinstalava e instalava de novo. Mais admito que o Internet Explorer é melhor quanto a emitir alguns documentos (como 2ª via do IPTU)

chiipsz 05 Mar, 2015 20:44 0

Delutto escreveu:
Sihadeko escreveu:É o explorer pra instalar os outros, chrome pra acessar o youtube e Fire Fox pra todo o resto :v

O que tem de diferente no Chrome em relação ao YouTube?

Videos com 60FPS

01luiz01 05 Mar, 2015 20:44 0

o chrome tava bugando muito então eu voltei pro firefox mas o firefox começou a travar muito então eu fui para o Opera, isso a 3 meses atrás mas depois dessa news acho que vou voltar pro modizilla

tecnodestroyer 05 Mar, 2015 17:31 -1

Comodo Dragon e Google Chrome, facilidade, integração aos serviços do Google
Firefox com extensões ultrapassa os 2 que citei em memoria, só é leve como disseram ai com coisas básicas.

firefox 05 Mar, 2015 16:33 1

Passei a usar o Opera, porque o Chrome virou um comilão de memória depois que aumentei minha memória para 32 giga. E o Opera ainda tem a maioria das extensões que uso, inclusive a tradução de páginas.