Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

AMD divulga : Vulkan é sucessor direto do Mantle

Desde o advento da Mantle , gamers acreditavam amplamente que Mantle se tornaria uma API gráfica padrão da indústria ou, pelo menos, inspiraria sucessores que ofereceriam benefícios semelhante para hardware além das AMD Radeon ™ . Muitos esperavam que Mantle viria a sistemas operacionais além do Windows também. Essas vozes não estavam errados: isso tudo vai ser possível com Vulkan .

O Khronos Group escolheu as melhores e mais brilhantes peças de Mantle para servir como base para "Vulkan".

O próprio nome Vulkan é uma referencia direta a Mantle, Vulkan é o nome alemão para Vulcão, e um vulcão é uma abertura na crosta terrestre que permite a liberação da pressão causada pela larva dentro do manto ( Mantle ).

O que isso significa

OpenGL da Khronos Group tem uma relação longa com a AMD, é uma API rápido, versátil e aberta, que funciona em todos os fornecedores gráficos em vários sistemas operacionais.

Enquanto isso, Mantle tem visto elogios por melhorar os graficos dos games de computador e proporcionar framerates mais elevadas, latência reduzida, consumo reduzido de energia GPU, uma melhor utilização dos CPUs multi-core, e novos recursos pioneiros como o split-frame rendering.

Vulkan é um combinação dos dois, e é uma nova e excepcionalmente poderosa API gráfica. É um produto de uma incrível colaboração entre muitos fornecedores de hardware e software da indústria, Vulkan abre o caminho para um revolução em multi-plataformas e com games com desempenhos, qualidade de imagem e recursos excepcionais.

Fique ligado para mais INFORMAÇÕES

Tecnologias Abertas e Flexíveis são uma peça essencial do DNA da AMD, e nós temos uma longo historico no apoio a esses ideais. Nosso co-desenvolvimento da API Vulkan e Mantle é mais um capítulo nesse conto de tecnologias abertas para a AMD, uma evolução emocionante do Mantle, e um grande passo em frente para os jogadores. Fique ligado para mais informações sobre as especificidades do Vulkan! Hoje dia 5 de março vai ser apresentado uma palestra na GDC dando muitos detalhes sobre a nova API, esta palestra vai ser dada por um conjunto de empresas (Valve, EA , Epic Games, Unity Technologies e Khronos Group ).

Fonte: Techmania

Comentários

05 Mar, 2015 - 11:31

Comentários

davimt 05 Mar, 2015 20:52 0

gustavomoraes escreveu:"Tecnologias Abertas e Flexíveis são uma peça essencial do DNA da AMD"
É por isso que eu amo essa empresa


Bom, eu tenho AMD mas nunca acreditei no mantle, justamente pq o mantle era uma tecnologia fechada, ou seja, funciona apenas em hardware da AMD, infelismente nao é bem essencial no DNA da AMD como vc diz....
AMD quiz por um momento competir com a NVIDIA em fazer algo fechado e acabou se ferrando, pense bem, ninguem gasta milhoes desenvolvendo uma API para depois simplismente dizer que vai descontinuar e apoiar o DirectX, que é uma tecnologia fechada, ou seja, AMD é uma boa empresa mas comete mais erros do que acertos...

davimt 05 Mar, 2015 20:35 0

Priston31 escreveu:Infelizmente assim como o Mantle eu duvido que o Vulkan vá ser alguma ameaça ao DirectX, ainda mais com o lançamento do DX 12, mas espero estar errado já que avanços tecnológicos e concorrência sempre são bem vindos.

Cara, vai ser nao somente uma ameaça como a responsavel pela queda do DirectX, o motivo é simples, a microsoft fez bosta e entrou em conflito com o Gabe (valve) entao Gabe que é o cranio dos jogos em pc começou a buscar uma alternativa e a desenvolver o steamOS juntamente com uma api poderosa para ele, vc nao vai ver a verdade por ai pois esse tipo de coisa é feita secretamente, como pode ver, a valve sabe guardar segredo e sua cabacidade e ablidade é inquestionavel...

davimt 05 Mar, 2015 20:27 0

kkkkkk.
cada coisa ridicula, ate parece que vou acreditar nisso,
desculpa mais esfarrapada para tentar justificar o fracasso da mantle.
Mais que provado que a AMD teve uma minima participaçao no desenvolvimento do vulkan ja que enquanto ela estava perdendo tempo no mantle a nvidia e a valve estavam trabalhando no vulkan, a prova disso é o proprio source 2 rodando em vulkan.
tem gente que acredita que uma api se cria em um ano,
ou seja, sao anos de pesquisas e testes antes de lançar um jogo.
o NextGL esta em desenvolvimento bem antes do mantle mas como a AMD ja esta trabalhando nele quando soube do NextGL ela quis lançar o mais rapído possivel para nao perder seu dinheiro investido, o que , acabou enganando alguns.

Para quem ainda se recusa a acreditar saiba que a Khronos Group nao foi a pioneira do NextGL pois a valve ja estava trabalhando em um API para o steamOS juntamente com a Nvidia...Como o Opengl é aberto qualquer um pode modificar.

Priston31 05 Mar, 2015 16:58 0

Infelizmente assim como o Mantle eu duvido que o Vulkan vá ser alguma ameaça ao DirectX, ainda mais com o lançamento do DX 12, mas espero estar errado já que avanços tecnológicos e concorrência sempre são bem vindos.

gustavomoraes 05 Mar, 2015 16:58 0

"Tecnologias Abertas e Flexíveis são uma peça essencial do DNA da AMD"
É por isso que eu amo essa empresa

chucky515 05 Mar, 2015 14:23 1

Microsoft ficou feliz com o fim do Mantle que obviamente era um grande concorrente ao DX12 que só esta essa maravilha graças ao Mantle

E agora criam o sucessor acho que a MS vai ter que continuar a inovar para não perder a "hegemonia"

Bill_CPT 05 Mar, 2015 12:44 0

Nada haver o Vulkan não é da AMD não.

Storm2011 05 Mar, 2015 12:27 2

Foi por causa dele, que a Microsoft mexeu o traseiro e criou o DirectX 12.

MatheusAmorimCE 05 Mar, 2015 12:21 3

Eu uso Nvidia e Intel, mas fico muito feliz de ver esse tipo de iniciativa por parte da AMD, é fantástico.