Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedora do jogo Face It justifica a escolha de fazer o jogo primeiro em inglês

Sobre a noticia do jogo Face It que publicamos essa semana aqui na Tribogamer, e as criticas que se seguiram ao anuncio do jogo, que ao menos num primeiro momento será apenas em português, recebemos um comunicado oficial dos desenvolvedores do Tlön Studios, o qual reproduzimos na integra aqui:

Chegou ao conhecimento da Tlön Studios que alguns leitores se manifestaram negativamente a respeito do game Face It no que concerne ao idioma utilizado no jogo.

A opção por fazer o Face It primeiro na versão em inglês não exclui a intenção de desenvolver a versão em português, passo que está nos planos dos criadores desde a concepção inicial do jogo.

A Tlön Studios tem como princípio atender ao maior número possível de jogadores, além de impactar positivamente no mercado de desenvolvimento de games do Brasil, abrindo espaço para cada vez mais desenvolvedores independentes brasileiros. A empresa tem valores patriotas e acredita que desenvolver em um idioma aceito internacionalmente é uma forma de ajudar a alavancar o Brasil como grande polo de desenvolvimento indie.

Soul Gambler, primeiro jogo do estúdio, é um dos poucos jogos disponíveis na Steam que tem versão totalmente em português, paralela à versão em inglês. O jogo não conta simplesmente com legendas, mas sim com conteúdo devidamente localizado em português, não apenas traduzido.

Assim como Soul Gambler, o Face It contará com uma versão própria. Essa decisão dos desenvolvedores se deve inclusive ao fato de que o jogo é construído com a linguagem como um de seus pilares. Os encantamentos, sigilos e símbolos do game são feitos para funcionar de verdade, sendo necessário que o jogador entenda bem o que significam, exigindo uma localização com trabalho de dublagem, arte 3d e arte 2d. Assim, para uma versão em português de qualidade, o trabalho, nesse quesito, vai além da mera legendagem. É um trabalho extenso e demanda uma atenção específica.

A Tlön Studios foi fundada na cidade de Bauru, interior de São Paulo, e acredita, inclusive, que a produção de jogos nacionais é significativa fora dos grandes centros e capitais.

O estúdio agradece o interesse pelo jogo e espera que o Face It atenda as expectativas de seus jogadores.

O piloto do jogo pode ser baixado gratuitamente através desse link, e está atualmente em campanhas simultâneas no Kickstarter (para financiamento) e no Greenlight (para entrar no Steam).




Tela do jogo Face It (Foto: Caio Chagas)


Imagem

Cosplay do jogo Soul Gambler (Foto: Caio Chagas)


Bem, volto (o Sophos) aqui. A explicação me parece boa o suficiente. A melhor forma de ajudar a industria nacional a crescer ainda me parece ser a compra dos jogos - os que cada um gostar obviamente - nacionais. E ai sim, como consumidores, pressionar, sempre no limite do respeito, os desenvolvedores a nos dar suporte, incluindo com nossa língua.

Quem quiser dar uma ajudinha extra pode votar no jogo no greenlight e/ou ajudar no financiamento nos links apresentados acima.

Fonte: Tribogamer

Comentários

09 Mar, 2015 - 20:51

Comentários

firefox 11 Mar, 2015 14:23 0

Ué, e onde fica a liberdade do desenvolvedor? Agora são escravos que devem satisfações?

XxKLATUxX 10 Mar, 2015 08:28 1

wallasc666 escreveu:ae legal vo fazer um jogo para o publico brasileiro em inglês muito esperto ^^

Pera ae! ninguém disse que o jogo seria "para" os brasileiros, quando os caras desenvolvem um jogo é para o mundo, e a língua mais falada é o inglês.
além disso os caras não disseram que não vai ter uma versão em português, só falaram que o jogo vai sair primeiro em inglês.

Delutto 09 Mar, 2015 21:37 8

Nem precisava de explicação, os motivos são óbvios:
- Inglês é o requisito mínimo para ser aceito no Greenlight.
- Inglês é a linguagem universal, quer atender um grupo maior de consumidores? Faça-o em inglês.

Pessoal reclama sem nem saber se vai ter português ou não, como o jogo provávelmente vai ter poucos textos, provávelmente vai vir não só com o português, mas com vários idiomas, como o espanhol por exemplo.
E mais, o que mais se vê aqui é brasileiro falando que o jogo é fraco, é simples, que dispensa e blábláblá.. não querem o jogo, por que estão reclamando que é em inglês?!? ¬¬

wallasc666 09 Mar, 2015 21:02 -5

ae legal vo fazer um jogo para o publico brasileiro em inglês muito esperto ^^