Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Valve admite que tem problemas para conversar com seus fãs

Imagem

Os jogadores pedem há anos por Half-Life 3, mas parece que a Valve tem algum tipo de problema para ouvir pedidos tão frenéticos da comunidade, não é mesmo? Bom, se você acha que é só uma birra por parte da empresa, saiba que em muitos casos é uma falha de comunicação dela com os seus fãs, como explicou melhor o chefe do desenvolvimento de negócios, Erik Johnson, em uma entrevista recente para o Kotaku.

"Por muito tempo, o jeito como operamos em games como Counter-Strike, DotA 2 e Tam Fortress é em escrever softwares para nossos clientes", iniciou o representante da Valve. "Nosso plano com isso é ser o mais eficiente possível ao construir ferramentas e conteúdos. Queremos que todos os nossos clientes estejam o mais perto possível das pessoas que estão construindo esses conteúdos."

Os frequentes períodos de silêncio são apenas uma das consequências da estrutura da empresa. "Isso influencia a nós não termos um departamento de marketing. O time é quem faz tudo isso. Nós tentamos ser transparentes porque não há sentido em não ser. Os jogadores sempre irão descobrir o que está acontecendo, afinal você não pode mentir para a internet", explicou melhor Johnson.

"O tempo dedicado para a comunicação não é gratuito. Não está vindo do nosso departamento de marketing. Será o programador quem fará isso ao invés de escrever o código", detalhou o chefe de negócios.




Apesar da intenção, o próprio representante da Valve admite que as coisas não acabam desenrolando da forma como deveriam ser. Isso causa um descontentamento dos fãs que fazem pedidos à empresa e não recebem respostas — ou as recebem muito tarde, como foi o caso do famoso evento Diretide para o DotA 2.

"Em nosso modelo, nós sempre acreditamos que os clientes pensarão que ganharão o maior valor daquela pessoa que está entregando as novidades para ele. Mas se há algo que definitivamente nós precisamos é de alguém contando para as pessoas o que estamos fazendo. Há algo que estamos perdendo quando precisamos usar o tempo para explicar as coisas para os usuários", explicou Johnson.

A explicação pode parecer um pouco frágil e confusa: se uma empresa de tamanha dimensão dentro do mercado de games realmente sabe de um ponto frágil, o que a impede de realmente estruturar e melhorar esta característica? Ao menos eles admitem que precisam melhorar o defeito — e, depois de tudo que nos foi explicado, me parece um excelente sinal que essa resposta chegou até nós.


Fonte: Bj

Comentários

18 Mar, 2015 - 20:00

Comentários

firefox 20 Mar, 2015 09:09 0

A Valve deixou de ser desenvolvedora de games para virar publisher não assumida e gerenciadora de serviços digitais ligados a games.
Por isso que não tá nem aí para o que pensa a comunidade gamer no que toca a continuidade de seus próprios games.

hloader 18 Mar, 2015 23:14 2

nathan2020 escreveu:Half-Life 1 + Half-Life 2=
Half-life 3 confirmed

True Story! ***** né, simples assim.

nathan2020 18 Mar, 2015 20:29 5

Half-Life 1 + Half-Life 2=
Half-life 3 confirmed

AlexKapranos 18 Mar, 2015 20:23 0

Não acho isso, dos milhões de usuarios dela a steam tem uma média de resposta até boa, agora a Valve em si é uma empresa fechada, o que eu concordo, melhor assim do que uma empresa zuando e lançando DLC's avulsas pro mundo dos games.