Valve admite que tem problemas para conversar com seus fãs
Os jogadores pedem há anos por Half-Life 3, mas parece que a Valve tem algum tipo de problema para ouvir pedidos tão frenéticos da comunidade, não é mesmo? Bom, se você acha que é só uma birra por parte da empresa, saiba que em muitos casos é uma falha de comunicação dela com os seus fãs, como explicou melhor o chefe do desenvolvimento de negócios, Erik Johnson, em uma entrevista recente para o Kotaku.
"Por muito tempo, o jeito como operamos em games como Counter-Strike, DotA 2 e Tam Fortress é em escrever softwares para nossos clientes", iniciou o representante da Valve. "Nosso plano com isso é ser o mais eficiente possível ao construir ferramentas e conteúdos. Queremos que todos os nossos clientes estejam o mais perto possível das pessoas que estão construindo esses conteúdos."
Os frequentes períodos de silêncio são apenas uma das consequências da estrutura da empresa. "Isso influencia a nós não termos um departamento de marketing. O time é quem faz tudo isso. Nós tentamos ser transparentes porque não há sentido em não ser. Os jogadores sempre irão descobrir o que está acontecendo, afinal você não pode mentir para a internet", explicou melhor Johnson.
"O tempo dedicado para a comunicação não é gratuito. Não está vindo do nosso departamento de marketing. Será o programador quem fará isso ao invés de escrever o código", detalhou o chefe de negócios.
Apesar da intenção, o próprio representante da Valve admite que as coisas não acabam desenrolando da forma como deveriam ser. Isso causa um descontentamento dos fãs que fazem pedidos à empresa e não recebem respostas — ou as recebem muito tarde, como foi o caso do famoso evento Diretide para o DotA 2.
"Em nosso modelo, nós sempre acreditamos que os clientes pensarão que ganharão o maior valor daquela pessoa que está entregando as novidades para ele. Mas se há algo que definitivamente nós precisamos é de alguém contando para as pessoas o que estamos fazendo. Há algo que estamos perdendo quando precisamos usar o tempo para explicar as coisas para os usuários", explicou Johnson.
A explicação pode parecer um pouco frágil e confusa: se uma empresa de tamanha dimensão dentro do mercado de games realmente sabe de um ponto frágil, o que a impede de realmente estruturar e melhorar esta característica? Ao menos eles admitem que precisam melhorar o defeito — e, depois de tudo que nos foi explicado, me parece um excelente sinal que essa resposta chegou até nós.
firefox 20 Mar, 2015 09:09 0
Por isso que não tá nem aí para o que pensa a comunidade gamer no que toca a continuidade de seus próprios games.
hloader 18 Mar, 2015 23:14 2
***** né, simples assim.
nathan2020 18 Mar, 2015 20:29 5
Half-life 3 confirmed
AlexKapranos 18 Mar, 2015 20:23 0