Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Artigo: Kojima vs Konami: o fim de uma parceria de sucesso

Qual será o futuro da konami sem Hideo Kojiima? Konami começou de forma silenciosa a retirar o nome de Kojima de tudo que está relacionado a empresa.



Está evidente que houve uma briga entre a Konami e Hideo Kojima. Por um longo tempo, Kojima foi o menino de ouro da Konami e não poderia fazer nada errado, mas hoje a Konami começou de forma silenciosa a retirar o nome de Kojima de tudo que está relacionado a empresa. O site oficial de Metal Gear Solid V, por exemplo, que orgulhosamente listava Phantom Pain como "Um jogo de Hideo Kojima" já perdeu essa marca (veja um registro da imagem)

No início deste mês, a Konami insinuou essas possíveis mudanças. Para relembrar, em julho do ano passado, Kojima foi nomeado diretor executivo de conteúdo ao lado de Shinichi Hanamoto, como diretor sênior de conteúdo. No início deste mês, a Konami lançou um documento que mostra uma nova estrutura organizacional que entrou em vigor no dia 16 de março de 2015. Kojima e Hanamoto não fazem parte dessa nova lista, com Shoji Dewa sendo promovido a diretor sênior de conteúdo.

Consequentemente, a Kojima Productions lançou um estúdio em Los Angeles em setembro de 2013, uma divisão norte-americana com o objetivo de trazer talentos Ocidentais para a empresa de Kojima. No site de empregos da Konami, a Kojima Productions LA é conhecida agora simplesmente como Konami Los Angeles Studio, que ainda está contratando.

Apesar dessas mudanças, A Konami relutou em comentar o assunto até a manhã de ontem, quando um representante da empresa conversou com o site Videogamer para falar sobre a questão da possível saída de Hideo Kojiima.

"A Konami Digital Entertainment, incluindo o Sr. Kojima, irão continuar desenvolvendo produtos e oferecendo suporte para a série Metal Gear. Novos anúncios seguirão", disse a empresa japonesa, o que implica que há outros pontos a serem esclarecidos. Claro, Kojima vai terminar Metal Gear Solid V, que já está previsto para este ano, mas o que aconteceu entre ele e a konami? E sobre o desenvolvimento de Silent Hills? Será que esse projeto ainda está de pé?



MGSV pode ser o último título AAA da konami? Algumas pessoas acreditam que ocorrerão diversas mudanças dentro da empresa, inclusive o desejo de abandonar a produção de títulos AAA.


Fontes anônimas disseram ao site GameSpot que as lutas de poder entre Kojima e a Konami levaram à situação atual do estúdio. Uma fonte disse que uma vez que Phantom Pain chegar ao mercado, a Kojima Productions será dissolvida, com a equipe atual. O estúdio também está operando com acesso e comunicações restritas.

"Depois que terminarem MGSV, o Sr. Kojima e sua alta gerência irão deixar a Konami. Ainda segundo as fontes, "o contrato de Kojima termina em dezembro", como também foi relatado à GameSpot. No entanto, em uma reunião com sua equipe, Kojima explicou que a equipe precisa fazer um bom jogo para os fãs.

Com a saída de Kojima, estamos aparentemente no final da estrada para a Konami como uma tradicional editora de jogos, já que a maioria de seus talentos vêm deixando a empresa ao longo dos últimos anos. Podemos dizer que a empresa está com problemas de desenvolvimento neste momento, onde algumas pessoas acreditam que ocorrerão diversas mudanças, inclusive o desejo de abandonar a produção de títulos AAA para se dedicarem a jogos para dispositivos móveis.

Seu último relatório financeiro publicado em 31 de dezembro de 2014 mostra uma falta de foco em jogos tradicionais. Sendo assim, jogos móveis são mais baratos de produzir e a chance potencial de retorno é enorme, e é aqui, que a Konami vê seu futuro. O que é uma pena, pois o catálogo da empresa possui além de Metal Gear, jogos como PES, Castlevania, Lords of Shadow e o novo Silent Hills - que pode nem mesmo ser lançado.

Então, caso ocorra mesmo uma confirmação oficial do rompimento entre a Konami e Hideo Kojiima, parece que estamos perante o último título AAA da editora. O que vai acontecer dai para frente, apenas o tempo dirá. Particularmente torço para que estes títulos mencionados neste artigo não morram, e essa mudança de direção seja apenas uma forma da empresa se manter saudável nesse monstruoso mercado de games.

Obrigado aos nossos colegas da US Gamer.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

20 Mar, 2015 - 01:20

Comentários

firefox 20 Mar, 2015 07:47 0

Dispositivo móveis?!
Claro que é mais barato desenvolver para eles... por enquanto. Até a situação se reverter, como aconteceu com a transição do tempo do shareware para o modelo atual, com desenvolvedores achando que são superstars com salários milhionários.