Dá um tempo: veja séries que precisam de pausa para recuperar a qualidade
"Dragon Ball", "Naruto", "Assassin's Creed"... Não está na hora de apertar o 'pause' desses games?
"FIFA 16", "Pro Evolution Soccer 2016", "Assassin's Creed"... Esses são alguns dos jogos que, com toda certeza, você vai ouvir falar nesse ano.
A indústria dos videogames está apinhada de exemplos de títulos que não dão descanso aos jogadores e aproveitam de sua popularidade para voltar, mesmo com poucas melhorias visíveis.
Será que algumas destas franquias não precisariam de uma pausa para descansar, refletir e voltar em novos episódios, estes sim, com muitas novidades e atrativos em relação às edições anteriores?
Com isto em mente, preparamos uma relação com os principais jogos que sempre aparecem na lista de lançamentos do ano e os motivo pelos quais eles precisam de uma pausa.
FIFA E PES
FIFA
Criação da série: 1993
Jogos lançados: 49
Último jogo: FIFA 15 (2014)
PES
Criação da série: 1997
Jogos lançados: 19
Último jogo: Pro Evolution Soccer 2015 (2014)
Ok, entendemos que todos os anos o mundo do futebol passa por mudanças. Neymar vai para o Barcelona, Raí volta a jogar, Ronaldinho Gaúcho engorda... Mas será que é mesmo necessário ter um jogo novo todos os anos para fazer essas mudanças? "FIFA" faz isso, acredite, há 21 anos!
Essa prática estimulou outros games de esporte a entrar na onda, como "Pro Evolution Soccer", que também lança jogos novos ano a ano com poucas novidades entre um jogo e outro.
Não seria melhor lançar atualizações de elenco ano a ano via download e guardar novas edições para apresentar novidades relevantes nas mecânicas? Acreditamos que sim e isso ajudaria muito a diminuir o desgaste das marcas.
ASSASSIN'S CREED
Criação da série: 2007
Jogos lançados: 19
Último jogo: Assassin's Creed Unity
Façamos as contas: em oito anos de existência, a série "Assassin's Creed" conta com 19 jogos, o que dá uma média de 2,37 jogos por ano. É muita coisa! Mas a série meio que "degringolou" no ano passado, quando chegaram ao mercado três jogos para consoles: "Unity" (PS4 e Xone), "Liberation HD" e "Rogue" (PC, PS3 e X360).
O problema é que, com essa quantidade de jogos que estão chegando às prateleiras, muito da qualidade da série está se perdendo, as histórias não estão se desenvolvendo bem e até mesmo os cenários – um dos principais atrativos da série – não estão sendo bem explorados.
Atualmente, para estender o jogo de forma pouco agradável ou convincente, os produtores estão colocando objetivos totalmente desnecessários e que acabam influenciando de forma negativa a experiência de jogo, como os 297(!) baús que estão espalhados pelo mapa de "Unity".
BATTLEFIELD
Criação da série: 2002
Jogos lançados: 20
Último jogo: Battlefield: Hardline (2015)
Desde que a DICE entrou para o esquadrão da Electronic Arts a série "Battlefield" tem aparecido nos videogames ano após ano, sem falta. E isso já está mostrando sinais de desgaste na série: esse tempo não tem sido suficiente para desenvolver o jogo completamente.
"Battlefield 4", por exemplo, chegou às lojas com diversos problemas de programação e servidores instáveis. Esses problemas só foram completamente corrigidos meses após o lançamento do game.
CALL OF DUTY
Criação da série: 2003
Jogos lançados: 27
Último jogo: Call of Duty: Advanced Warfare (2014)
Quando falamos de desgaste de marcas, "Call of Duty" é o primeiro título que surge na cabeça das pessoas. Desde que a série apareceu, em 2003, não houve sequer um ano no qual não fosse lançado um jogo da série. É quase um "Todo Mundo em Pânico" do mundo dos videogames.
O desgaste da série está aparecendo em vendas. De acordo com o instituto Nielsen de Pesquisa, "Black Ops II" foi o jogo mais rentável da série, em 2012, com mais de 10 milhões de unidades vendidas no primeiro mês. Desde então as vendas estão caindo . O título do ano passado, "Advanced Warfare", teve uma queda de vendas em 27% em relação a "Ghosts", que por sua vez vendeu 19% a menos que "Black Ops II".
DRAGON BALL
Primeiro jogo: 1986
Jogos lançados: 80
Último jogo: Dragon Ball: Xenoverse (2015)
O último episódio de "Dragon Ball Z" foi ao ar em 1996, mas você acha que a Namco Bandai se importa com isso? A história de Goku e companhia está se repetindo desde aquela época e a coisa ficou ainda pior depois de "Dragon Ball: Raging Blast", de 2009.
Ano após ano temos presenciado jogos chegando às lojas com mudanças ínfimas em seu conteúdo. De vez em quando a Namco Bandai tenta dar uma disfarçada, como aconteceu com "Xenoverse", com um modo história criativo, mas nada consegue esconder que já chegou a hora de apertar o botão pause e reinventar esses jogos de luta para eles voltarem a ser atrativos.
NARUTO
Primeiro jogo: 2003
Jogos lançados: 54
Último jogo: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2015)
A série animada do hokage esquentadinho existe há menos tempo que "Dragon Ball", mas tem uma coleção de jogos invejável. Em 12 anos de existência, a franquia "Naruto" já foi explorada em quase todas as formas de videogames que você consegue imaginar.
O problema dos jogos atuais de "Naruto", a reciclagem de mecânicas que vem se mantendo desde "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 4", é o fator mais gritante - os jogos que chegam aos videgames sofrem pouquíssimas alterações entre um jogo e outro. A série de TV ainda é querida por muitos e, justamente por causa disso, o ninja do Clã da Folha merece mais cuidado para não frustrar seus fãs.
SONIC
Primeiro jogo: 1991
Jogos lançados: 79
Último jogo: Sonic Boom (2014)
Indo na contra mão de todos os jogos acima, a Sega tentou de tudo com franquia "Sonic", mas são raros os jogos em que o ouriço azul conseguiu se dar bem - tanto em crítica quanto em vendas. O último bom jogo da franquia é o já longínquo "Sonic Generations", de 2011, que ainda assim apelou forte para a nostalgia.
Games como "Sonic the Hedgehog 4: Episode II", "Lost World" e "Unleashed" são exemplos de títulos que desapontaram e deixaram muito a desejar. Atualmente é mais fácil ver o mascote da Sega se dar bem em jogos fora da franquia principal, como "Sonic & All-Stars Racing Transformed" e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games".
Sergio-F 29 Mar, 2015 10:58 -1
Para mim o que estragava os jogos foi essa parceria com a nintendo com jogos que parecia mario galaxy, só faltou chamar de Sonic Galaxy.
Jogos que tem que dar pausa são jogos que estiverem dando prejuizo, enquanto der lucro, ainda podem melhorar.
Sergio-F 29 Mar, 2015 10:58 -1
Para mim o que estragava os jogos foi essa parceria com a nintendo com jogos que parecia mario galaxy, só faltou chamar de Sonic Galaxy.
Jogos que tem que dar pausa são jogos que estiverem dando prejuizo, enquanto der lucro, ainda podem melhorar.
mestredemarionetes 27 Mar, 2015 23:42 1
bem interessante a sua proposta,ia ser um jogão
andre_selevskin 27 Mar, 2015 22:16 2
clecio128bits 27 Mar, 2015 20:20 1
sophos_nsm 27 Mar, 2015 15:02 3
Onde diabos voce leu eu falar sobre vendas ai???? Sério! Mostra ai! Eu fui bem claro quando falei QUALIDADE.
A noticia aaliás tambem fala sobre qualidade, está escrito no TITULO. E antes que venha com mimimi de que eu não posso julgar qualidade aqui o metacritic dos jogos que eu citei:
mario galaxy - 97
mario galaxy 2 - 97
mario kart 8 - 88
mario 3d world - 93
mario 3d land - 90
agora entendeu o argumento ou ainda está dificil?
superbetiol 27 Mar, 2015 13:17 -5
Ué... CoD e FIFA também vão indo muito bem. Só olhar o número de vendas...
Não entendi seu argumento...
rafonesrafa 27 Mar, 2015 13:04 5
o game tinha que ser na era do naruto hokage
mucha123 27 Mar, 2015 12:44 0
Sério??? O.o ...... nem sabia
Mario Kart 8 é o melhor jogo nesse estilo desde "Crash CTR"
iGhosthy 27 Mar, 2015 12:07 0
thiago52192 27 Mar, 2015 11:55 1
superyugigamer 27 Mar, 2015 11:17 5
melhor frase pra definir de quem é a culpa