Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

DARPA quer criar tecnologia de localização superior ao GPS

Novo sistema não precisará de sincronização com satélites para evitar que pontos cegos atrapalhem a localização



A DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos) é conhecida por pesquisar e desenvolver muitos projetos de tecnologia avançada — sendo que boa parte deles são voltados para a indústria bélica. Apesar de a maioria dos sistemas desenvolvidos por lá serem voltados para os militares, há muitos deles que acabam sendo importados para a vida civil.

E existe um novo projeto sendo imaginado pela DARPA que pode se encaixar perfeitamente nisso. Trata-se de um novo sistema de localização global, que a Agência planeja criar com muito mais capacidades do que os atuais padrões de GPS — ou mesmo de GLONASS, mais utilizado no Leste Europeu. As grandes vantagens procuradas pela DARPA são relacionadas ao fim dos pontos cegos e das sincronizações frequentes.

Não há notícias sobre como está o desenvolvimento deste novo projeto, mas é sabido que a Agência norte-americana pretende fazer com que os aparelhos de localização fiquem mais autônomos. Hoje, navegadores GPS precisam se comunicar com satélites para que as localizações sejam feitas e isso acaba sendo um problema em regiões muito remotas ou com muitas interferências (de prédios ou bloqueadores).

Imagem

Novas possibilidades

A própria DARPA revelou: "A necessidade de poder operar em áreas onde o GPS é inacessível, não confiável ou potencialmente negado por adversários criou a demanda por uma alternativa com temporização mais precisa e com novas capacidades de navegação.". A Agência também revelou que trabalha com giroscópios e acelerômetros autocalibráveis e com relógios que podem se localizar no globo sem a necessidade de sinais externos.

Como já dissemos, o principal objetivo disso é levar novas capacidades para as forças armadas dos Estados Unidos, mas vale lembrar que o GPS também surgiu assim — e ainda hoje ele pode operar com os mesmos satélites em frequências diferenciadas para localização civil e militar. Isso significa que em alguns anos talvez sejá possível encontrar smartwatches com localização avançada da DARPA. Você usaria esse sistema?

Fonte: Tecmundo

Comentários

27 Mar, 2015 - 11:23

Comentários

stallker 28 Mar, 2015 10:48 0

se eu não me engano, DARPA é um nome usado na serie LOST para denominar um projeto de um grupo de ciêntistas.... Mother of God!

Pallas 27 Mar, 2015 14:24 0

Depende. A tecnologia do GPS, em estado puro, consegue um índice de precisão de quase 100%. Ele só chegou aos nossos celulares porque foi possível introduzir uma margem de erro, limitando a precisão e dificultando a criação de mísseis tele-guiados por organizações criminosas. Se essa tecnologia da DARPA for capaz fazer uso da geolocalização, não sei se seria possível introduzir "glitches", e se for, não poderiam ser burláveis.