Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

15 gurus dos video games que todo jogador devia conhecer

Há não muitas gerações de consoles atrás, um desenvolvedor de jogos podia ser um sujeito solitário e semidesconhecido — um mago dos gráficos quadriculados capaz de produzir diversos jogos em um único ano, muitas vezes por conta própria. Com a elaboração natural da indústria, todavia, o que antes era apenas um desenvolvimento secundário acabou por ganhar em complexidade e em número de possibilidades.

Imagem

Como consequência indireta, esse movimento acabou por catapultar o típico nerd desenvolvedor de jogos da era do Atari 2600 ao estrelato. E isso não parou de crescer, de tal forma que, hoje, há verdadeiras lendas vivas cujos nomes foram forjados e consagrados pela arte em pixels.

Mas há também um reflexo disso abaixo do panteão de designers contratados a peso de ouro. Entre nós, meros mortais comedores de arte interativa em massa, há quase uma obrigação tácita: você deve conhecer os principais nomes que deram forma à indústria de jogos — a maior parte deles permanecendo na ativa até hoje.

Imagem

É claro que há graus para isso. Se desconhecer detalhes sobre as realizações de, digamos, Markus Persson, possa apenas levantar algumas sobrancelhas em uma roda de discussão, responder com um "Quem?" caso alguém mencione Shigeru Miyamoto deve ser o equivalente a um suicídio geek.

Naturalmente, ninguém quer isso. Sendo assim, o BJ preparou uma lista com os principais nomes do desenvolvimento de games — e talvez seja uma boa ideia dar uma lida antes da próxima feira temática.

Masaya Matsuura

Imagem

Originalmente, Masaya Matsuura estava mais para músico do que para desenvolvedor de jogos. O interesse nas tecnologias de desenvolvimento de jogos surgiram apenas nos anos 90, e foi essa fusão de interesses que deu origem a jogos como PaRappa the Rapper e Vib-Ribbon.



Em pesquisa conduzida em 2009 com 9 mil jogadores, Matsuura pegou o oitavo lugar no quesito "meu herói da indústria". O desenvolvedor também levou um prêmio Penguin em 2004 por parte da International Game Developers Association, em reconhecimento por suas inovações e contribuições ao longo da carreira.

David Jones

Imagem

O britânico David Jones foi o cofundador da DMA Designs, em 1988, de onde surgiu a igualmente icônica, celebrada e viciante franquia Lemmings. No entanto, foi em 1997 que a DMA Designs deu origem à sua criação mais famosa e controversa: Grand Theft Auto.



Há quem tenha questionado a futuro daquele jogo politicamente incorreto em praticamente todos os pontos. Mas os números não mentem: foram mais de 150 milhões de jogos vendidos desde que a DMA Design tentou a sorte nos anos 90.

Hironobu Sakaguchi

Imagem

Eis aqui um dos nomes que precisam ser conhecidos por qualquer um que pretenda ter algum futuro em um meio geek ligado a games. Trata-se do criador de Final Fantasy, uma das franquias mais bem sucedidas da história do entretenimento eletrônico.



Após uma série de jogos onipresente e mais de 100 milhões de unidades vendidas pelo mundo, é até difícil de acreditar que o primeiro título foi uma espécie de última tentativa desesperada. Antes do seu lançamento em 1987, Hironobu Sakaguchi havia prometido que, caso sua nova proposta não fizesse sucesso, ele voltaria à faculdade que havia sido trancada. Mas Sakaguchi também é conhecido por outros jogos de peso, incluindo Blue Dragon e Kingdom Hearts.

Michael Morhaime

Imagem

Michael Morhaime é o homem por trás de petardos como Diablo e World of Warcraft. Premiado em 2008 com o Annual Technology and Engineering Emmy Awards, o Morhaime é o presidente e cofundador da Blizzard Entertainment.



Seu WoW chegou a conquistar mais de 12 milhões de jogadores assinantes pelo mundo, representando uma participação de 62% do nicho à época — um recorde indiscutível.

Satoshi Tajiri

Imagem

Você já deve ter ouvido a história: quando era pequeno, Satoshi Tajiri tinha o hobbie bastante comum de colecionar e catalogar insetos. Alguns anos depois, em 1990, ele resolveu levar isso para um jogo de video game que quase levou à bancarrota a sua pequena companhia — fazendo com que o desenvolvedor precisasse mesmo abdicar do próprio salário para continuar a empreitada.



Mas, em 1996, Pokémon foi lançado... E o resto é História.

Gabe Newell

Imagem

Após 13 anos constando na folha de pagamentos da Microsoft, Gabe Newell resolveu sair para fundar sua própria companhia, a Valve. Trata-se da fábrica de sonhos bélicos que deu origem a Half-Life, a Counter-Strike (mesmo que indiretamente) e a Portal.



Mas Newell também foi o homem a lançar uma das plataformas mais rentáveis da atualidade, o Steam, serviço online utilizado por mais de 35 milhões de jogadores ao redor do mundo.

Will Wright

Imagem

O vencedor do Game Developers Choice Awards por contribuições ao longo da carreira, Will Wright, é considerado uma das figuras centrais da indústria de games. Trata-se do sujeito por trás de SimCity e do jogo mais vendido para PC da História, o simulador The Sims.



Wright também foi responsável por Spore, título lançado em 2008 que vendeu meio milhão de cópias em apenas três semanas de prateleira.

John Carmack

Imagem

Commander Keen, Quake, Doom, estes últimos com um nível de imersão multiplayer até então inédito na indústria. Mas o multipremiado John Carmack também é conhecido por advogar a prática da produção de softwares com código aberto.



Enfim, uma figura igualmente ativa, tanto fora quanto dentro da indústria de jogos eletrônicos.

Tim Schafer

Imagem

Tim Schafer é o próprio emblema do humor característico dos títulos "adventure" lançados pelo selo LucasArts. Foram verdadeiras pedradas nos anos 90, incluindo Full Throttle, Maniac Mansion: Day of the Tentacle, Star Wars: Shadows of the Empire e a série Monkey Island. Schafer formou seu próprio estúdio em 2000, o Double Fine Productions, que levou o prêmio de Best New Studio durante a GDC de 2006.



Hideo Kojima

Imagem

Você precisaria procurar um bocado em qualquer feira geek até encontrar um sujeito que talvez não tenha ouvido falar de Hideo Kojima. O diretor da Kojima Productions desenvolveu uma penca de jogos pesos-pesados, entre eles Boktai, Policenauts e, naturalmente, a franquia Metal Gear, sua criação mais notória — com mais de 40 milhões de títulos vendidos pelo mundo.



Sid Meier

Imagem

Sid Meier talvez seja o principal nome entre os aficionados por jogos de estratégia. O criador de títulos como Civilization e Pirates é um verdadeiro pioneiro da indústria, fundador da Firaxis Games, em 1996 — selo que seria adquirido pela Take-Two posteriormente pela vultosa soma de US$ 26,7 milhões.



Enfim, se belas mulheres ajudam a vender cerveja, o nome de Meier certamente é capaz de vender qualquer coisa associada ao gênero de estratégia.

Shigeru Miyamoto

Imagem

Um dos designers de games mais influentes de todos os tempos, Shigeru Miyamoto é o responsável pelas franquias que deram à Nintendo a forma que tem hoje. The Legend of Zelda, Mario Bros., Donkey Kong, vários títulos para o Wii etc. Miyamoto também possui o segundo maior salário dentro da Big N — ficando atrás apenas do presidente da gigante japonesa.



Markus Persson

Imagem

Um tanto mais novo na indústria do que a maioria dos nomes listados aqui, Markus Persson foi, não obstante, o sujeito que concebeu o avassalador Minecraft — para o qual também desenvolveu sucessivas versões intermediárias até, por fim, disponibilizar a versão final em 2011.



Mesmo antes do seu lançamento oficial, entretanto, Minecraft já havia abocanhado mais de 16 milhões de usuários. A edição definitiva apenas ampliou "ligeiramente" esse valor: foram contabilizados mais de 100 milhões de jogadores ativos em 2014.

Peter Molyneux

Imagem

Peter Molyneux é igualmente conhecido por sua excentricidade e por sua genialidade (características que, convenhamos, quase sempre andam juntas). Cofundador da Bullfrog em 1997 e fundador da Lionhead Studios em 1997, Molyneux tem seu nome associado a pedradas como Populous, Dungeon Keeper, Black & White e a série Fable.



Cliff Bleszinski

Imagem

Outra figura relativamente recente na indústria, mas nem por isso menos notória. Cliff Bleszinski — o que normalmente vira "Cliffy B" — é particularmente conhecido por ter trabalhado em grandes jogos da Epic Games, incluindo a série Unreal, Jazz Jackrabbit e, naturalmente, a franquia Gears of War.



Bleszinski também é conhecido por dar uma mão para que novos nomes consigam um espaço sob o sol pixelizado da indústria.

Fonte: Bj

Comentários

27 Mar, 2015 - 20:13

Comentários

hungergamer 28 Mar, 2015 20:36 0

quem criou gta foi esse david jones ou os irmaos houser???

TonyStark117 28 Mar, 2015 19:12 0

Acho que faltou o Ken Levine, um dos gênios por trás da franquia BioShock, mas fora isso, é uma ótima lista

rubensfury 28 Mar, 2015 14:43 0

Colocam Cliff Bleszinski na lista mas não Yu Susuki, vai entender...

willian157 28 Mar, 2015 13:03 0

shinji mikami?? Resident Evil?? The Evil Within??

shikamaster 28 Mar, 2015 11:39 0

kinks escreveu:Sério que deixaram Hideki Kamiya de fora da lista? -.-

concordo kra, com certeza o Kamiya deveria estar incluido nessa lista True Story!

Jeff 28 Mar, 2015 09:12 6

fahfts levando positivo pela primeira vez, tirem print!

Doltrake 28 Mar, 2015 09:08 0

Carai, eu ja até tinha esquecido do novo Doom... o.o Argh!

kakuseysha 28 Mar, 2015 08:50 0

O John Carmack parece muito com o Ned Malone do mundo perdido. Quando falaram de final fantasy achei mencionariam o Tetsuya Nomura mas pelo visto ele não é tão importante assim para estar nesta lista ...

jpfv369687 28 Mar, 2015 02:10 2

Né por nada não mais cade Kan Levine? Não querendo ser chato mas o cara também é um genio.

Hunter of Games 27 Mar, 2015 22:44 0

nem sabia que HF2 tinha trailer.... pelo menos eles não faziam com gráficos melhores do que o do game...

kinks 27 Mar, 2015 22:22 0

Sério que deixaram Hideki Kamiya de fora da lista? -.-

AlexKapranos 27 Mar, 2015 21:40 4

Quando tu vê Gabe a carteira já começa a se mecher