Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Tree of Savior - Discussão: Servidores nacionais ou internacionais?



Inevitável é não dizer que a cada dia que se passa, o lançamento oficial de Tree of Savior fica mais próximo de se tornar uma realidade. Pensar sobre isso faz com que imediatamente imaginemos como funcionará o serviço do jogo nos demais servidores espalhados pelo globo e especialmente para nós brasileiros, assim que o jogo abrir as portas.

Um dos assuntos mais polêmicos (se não o mais polêmico) e recorrentes da comunidade que acompanha as novidades de Tree of Savior é a maneira que o jogo será disponibilizado para nós.

Esta, por sua vez, é uma discussão que de longe durará um bom tempo até o anúncio oficial de ToS em terras brasileiras. Claro que, por esse motivo, existem muitas preocupações e discussões abertas entre os futuros jogadores (a respeito de qual seria a melhor forma de termos o jogo), seja pelos diversos fóruns, grupos e páginas direcionados ao jogo. E é por essa situação que este artigo foi feito, para tentarmos ajudá-los com as discussões e clarear a mente de outros que podem não estar inteiramente por dentro do assunto.

ATENÇÃO: Essa postagem possui conteúdo extenso e requer alguns minutos de sua atenção, caro leitor. É de extrema importância para nós, da ToSBR, todas as opiniões que forem dadas a respeito deste artigo com base na leitura completa do mesmo.



Imagem


Partindo para o foco principal, abordaremos nesse artigo possíveis vantagens e desvantagens de servidores nacionais e internacionais de MMO’s com base em pesquisas feitas pela nossa equipe, opiniões e experiência de jogadores e fatos desse tipo de mercado.

Agora façamos as seguintes perguntas: afinal, o que seria melhor? A IMC Games fechar contrato com uma publicadora brasileira ou publicar o jogo aqui independentemente? Qual seria a vantagem de se ter um servidor local? Quais seriam seus pontos positivos e os seus pontos negativos? É este o assunto que iremos discutir aqui.

Reunimos alguns tópicos que julgamos serem os principais quando comparamos as vantagens e as desvantagens para esses métodos de publicação. Convidamos vocês a lerem e refletirem um pouco sobre cada aspecto. Trabalharemos aqui com a hipótese de que o jogo viria por uma publicadora, abordando, dessa forma, as vantagens e desvantagens desta situação.



Imagem


Vantagens: Este tópico se refere a uma das principais reclamações por parte dos jogadores. O servidor local tem a vantagem de, geralmente, dispor de melhores respostas e valores mais baixos de Ping em relação a servidores internacionais, o que reduz problemas de LAG. Devemos lembrar que ToS tem uma jogabilidade semelhante a de um jogo de ação, sendo os movimentos do personagem controlados pelo teclado. Nada mais desagradável do que um longo tempo de resposta entre o pressionar de um botão e a ação do personagem, certo? Os jogadores de games do estilo MOBA também saberão o que queremos dizer aqui.

Desvantagens: Sinceramente, não é possível definir uma desvantagem sucinta nessa parte. São poucos os jogos que conseguem manter boa conexão e Ping baixo da mesma maneira que um servidor local consegue. Caso você tenha alguma experiência em que é vantagem acessar um servidor internacionalmente (no que diz respeito a Ping e LAG), compartilhe conosco!

Imagem

Vantagens: Sem dúvidas, arriscamos dizer que este é um dos pontos mais positivos no que diz respeito a "comunicação", pois a publicadora é o veículo de comunicação entre o jogador e a desenvolvedora. Sabemos que muitos jogadores têm o domínio do inglês, mas estes não representam todo o público que um MMORPG abrange. Por isso, ter suporte em português faz toda a diferença para cobrir todos jogadores de modo que eles consigam se expressar e que sejam atendidos da melhor forma.

Desvantagens: As publicadoras brasileiras têm a má fama de falharem no suporte, sendo esta uma reclamação bem recorrente. Podemos dizer, por experiência nossa, que o suporte das publicadoras brasileiras tem melhorado, mas por questões burocráticas, tratar algum problema diretamente com a desenvolvedora poderia ser mais efetivo.



Imagem


Vantagens: Um jogador brasileiro pode ter dificuldades ao adentrar em um servidor internacional. Muitas pessoas não estão familiarizadas com a língua inglesa, tornando assim, um bloqueio para os jogadores que desejam jogar em grupo mas não encontram pessoas da mesma nacionalidade. Outro ponto importante a se ressaltar é a fidelidade da cultura que uma publicadora pode oferecer. Datas comemorativas aqui no Brasil podem fazer com que a publicadora promova eventos em conjunto com a desenvolvedora, de modo que o jogo se torne adaptado à nossa realidade.

Desvantagens: Não sabemos se poderíamos abordar isso como desvantagem, mas muitos jogadores se incomodam com a adaptação dos jogos, seja por questão do idioma ou de eventos comemorativos que os jogos dispõem em seu território de origem. Poderíamos fazer uma analogia aqui com os filmes dublados (ou melhor dizendo, adaptados) e legendados. Algumas pessoas preferem assistir ao filme com áudio original, e isso é incontestável.

Imagem

Vantagens: A aquisição de Cash é mais fácil quando organizada por uma publicadora. Existem diversas opções que facilitam este processo, como o pagamento em boletos e cartões com códigos produzidos pela empresa (sendo vendidos em bancas, mercados, etc). Além disso, há o fato de que o valor do dólar muda com certa frequência. A exemplo, no momento em que este artigo é escrito, o dólar se encontra em R$3,23, o que limita o nosso poder de compra.

Desvantagens: Sabemos que alguns itens vendidos por Cash nos jogos aqui no Brasil acabam saindo mais caros em relação ao preço dos servidores internacionais. Vale ressaltar que esta variação de preço não ocorre por decisão da publicadora, e sim pela desenvolvedora (por questões de mercado e tudo o mais). Sendo assim, o jogador pode acabar sendo prejudicado por preços diferentes, que são algumas vezes mais altos, ao desejar obter algo da loja de Cash.



Imagem


Vantagens: Mais uma vez a questão do idioma é um elemento primordial aqui. A comunidade não terá limitações nesse aspecto como é o caso de servidores internacionais, e todos poderão ter acesso a informações e a interação com outros jogadores. Além disso, jogadores brasileiros costumam sofrer xenofobia por inúmeros motivos no exterior, até mesmo pela má fama em jogos online que construímos.

Desvantagens: Publicar o jogo nacionalmente significa também restringir as pessoas que acessariam nosso servidor. Ou seja, ao passo que teríamos apenas brasileiros jogando, deixaríamos de interagir com outras pessoas ao redor do mundo. Por outro lado, e ainda como desvantagem, conviveríamos com os players tóxicos brasileiros que tanto reclamam lá fora. Porém, por mais que seja uma desvantagem, essa ocasião não foge muito da situação que estamos acostumados a ver em jogos online brasileiros. Talvez essa não seja uma desvantagem tão grande, comparado com talvez ter jogadores tóxicos brasileiros e de outros países juntos em um lugar só.

Imagem

Vantagens: Há muito tempo sabemos que por mais que um MMO faça sucesso por si só entre a comunidade que o envolve na internet, para se tornar o jogo ainda mais conhecido, as publicadoras realmente não medem esforços ao fazer marketing para um MMO. Publicando nacionalmente, podemos ter certeza de que não deixaremos de ver camisetas, bonecos, CDs de instalação, revistas e até aparições em eventos, o que chama bastante a atenção de novos e dos atuais jogadores.

Desvantagens: Realmente, não conseguimos pensar em qualquer desvantagem no quesito marketing caso uma publicadora traga ToS para o Brasil. Se você souber alguma desvantagem não hesite em dizer!

Imagem

Nós da equipe da ToSBR concluímos que é uma grande vantagem se publicar o jogo em áreas exclusivas, pois será uma melhor forma de acolher os jogadores baseados em sua cultura local. Ainda melhor com pontos cruciais que facilitariam a jogabilidade e imersão dos jogadores por conta de servidores locais e próximos. Desvantagens existem, mas isso difere a cada opinião pessoal. Hoje, na sociedade gamer que vivemos, muitos de nós já estamos acostumados com a comunidade que temos em volta, sabemos de seus problemas e sabemos como lidar com alguns.

Nós, que compomos a equipe Tree of Savior Brasil, também somos jogadores. Cada um de nós jogou inúmeros jogos online, fossem eles independentes ou publicados nacionalmente, tais como Ragnarok, Grand Chase, Elsword, Tibia, Fly For Fun, Wildstar, Eden Eternal, Taikodom, TERA, Lunia, etc.

Baseado não apenas em nossa experiência, mas também no que vemos pelas comunidades de games, fizemos este artigo sem a pretensão de parecer tendenciosos, ainda que consigamos concluir uma opinião em comum entre os membros da equipe.

Após essa leitura, recomendamos que reflitam a respeito do assunto e comentem na área de comentários aqui do site ou mesmo, no Facebook ou onde você estiver vendo esse artigo. Lembre-se de que sua opinião sincera é muito importante para nós. Comente com moderação!


Fonte: Treeofsaviorbrasil

Comentários

28 Mar, 2015 - 15:44

Comentários

kasdrs 29 Mar, 2015 09:18 0

Vamos as vantagens de um server nacional e um internacional para a developer.

Nacional = 1 ) Melhor cambio
2) Uma equipe local que pode cuidar de data importantes para eventos locais.
3) Um ping "melhor", considerando que a internet BR é uma bosta e mesmo no Brasil as pessoas costumam ficar com pings na faixa de 50.

Internacional = 1 )A empresa tem o poder e te dar um suporte melhor, podendo banir legalmente qualquer usuário que desrespeite as regras do game, já no Brasil um jogo é considerado prestação de serviço e a única forma de alguém poder levar um "ban" de forma legal é deixando de pagar esse serviço.
2) Carga tributaria muito menor
3) Atualização do hardware dos servidores com um custo muito inferior ao mercado brasileiro.

0BL0OD0 29 Mar, 2015 02:34 0

Sejamos francos: a Level Up! é a publicadora (menos pior?) que estaria mais preparada pra receber o jogo aqui no Brasil. É a que tem o maior poder de marketing aqui.
Deixar que a própria IMC Games o lance, poderia ser ruim e nos causar problemas. Eles não conhecem nossa cultura e a forma que lidamos com o cash.
Além disso, ping baixo é crucial! Não há nada pior do que jogar um MMO com 200+ de ping.

Muita gente culpa a LUG pelo que aconteceu com os servidores de Ragnarok, no qual virou um jogo elitista, onde só quem paga se dá bem. Na verdade, essa atitude foi apenas tomada a mando da Gravity, desenvolvedora do jogo.

Mas sim, a LUG não é perfeita.
A questão é que temos que olhar nesse cenário amplo, qual é a melhor opção.

Daz 28 Mar, 2015 22:24 0

o que me preocupa mais é o sistema de cash que usarão, a questão do ping também é preocupante.

Marlon018 28 Mar, 2015 19:35 0

Servidor nacional pra ficar tudo em hue hue br.

Jeff 28 Mar, 2015 19:30 3

A informação é que eles procuram em cada país uma publicadora decente, e que se for preciso eles mesmos publicariam em alguns países.
Esperei por um jogo assim por muito tempo. Ótimo!

rokeiro 28 Mar, 2015 19:18 0

Pra quem não sabe o Jogo já virá com opção de idioma em português BR

lcfk4d4j 28 Mar, 2015 17:33 1

esperando ancioso por esse grande jogo.

ratacoisa 28 Mar, 2015 16:26 0

To esperando muito desse jogo.
Não me importo muito se o servidor for fora do pais, mas no começo, seria bom o jogo ter o cliente traduzido, depois que acostumar não faz diferença nenhuma Desafio Aceito!