Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Indústria brasileira de games marca presença em eventos internacionais

A realização da Game Developers Conference (GDC), da Game Connection e do festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, agitou a indústria mundial de jogos digitais durante o mês de março.

Seguindo a tendência de desenvolvimento desse segmento, muitos estúdios brasileiros de games participaram, presencialmente ou à distância, acompanhando as novidades que agitaram os eventos, considerados os mais relevantes destinados à categoria.

Entre os dias 2 e 6 de março, a GDC, uma das mais importantes conferências do mercado e desenvolvimento de games, reuniu cerca de 26 mil pessoas e levou 25 estúdios nacionais, para conferir a apresentação de novos acessórios, tecnologias, jogos, debates e tendências.

Imagem

No campo das inovações, o anúncio do lançamento dos óculos virtuais HTC Vive e a apresentação do protótipo do Oculus Rift, chamado de "Crescent Bay" reforçaram a mega tendência do uso da realidade virtual. Os dispositivos de motion capture, técnica de filmagem e reconhecimento de movimentos que gera animações em 3D automaticamente, também chamaram atenção dos visitantes.

Além disso, as divulgações relacionadas ao lançamento e democratização de engines profissionais gratuitas ou com participação nos royalties, como Source 2 (Valve), Unreal Engine 4 e Unity 5 (Unity), revelou a consolidação de uma recente tendência de mercado focada no reconhecimento dos pequenos produtores, facilitando o acesso e estimulando a produção de novos jogos.

Paralela a GDC, acontecia também em São Francisco (EUA), a Game Connection. A feira, que reúne as maiores empresas e desenvolvedores de games mundiais, contou com um stand brasileiro que apresentava profissionais e empresas, fortalecendo a indústria nacional de games e sorteando prêmios, inclusive uma viagem ao Brasil para o Brazil's Independent Games Festival, o BIG, que acontecerá de 27 de junho a 05 de julho.

Imagem

A delegação brasileira encerrou sua maratona pelos EUA participando do maior festival de economia criativa do mundo o South by Southwest (SXSW). O evento que reúne cinema, música e tecnologia em prol do desenvolvimento de alternativas inovadoras levou cerca de 400 brasileiros a Austin, no Texas, e contou com uma estrutura especial, preparada pela APEX (Agência brasileira de promoção de exportação e investimentos) para atrair a atenção do público para as empresas brasileiras.

Entre outras iniciativas, o espaço Casa Brasil foi elogiado pelo público e apresentou aos visitantes, investidores e entusiastas da economia criativa empresas nacionais que se destacam em seus respectivos segmentos. A Virgo Games Studios, empresa especializada na produção e desenvolvimento de jogos para aprendizagem e impacto social, representante do setor no trade show e que também esteve presente na GDC e Game Connection, comemorou o sucesso da participação.

"Conhecemos novas tecnologias, tendências e parceiros, e vislumbramos o futuro da indústria de games. Além disso, estamos orgulhosos em representar a categoria dos estúdios de jogos digitais brasileiros que cresce e se desenvolve a cada dia" declarou Mario Lapin, diretor da Virgo.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

30 Mar, 2015 - 17:32

Comentários