Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Criador de Oddworld: "Capitalismo está matando os videojogos"

O criador de Oddworld: New 'n' Tasty, Lorne Lanning, destacou a influência negativa que o capitalismo tem na indústria de videojogos, acrescentando que a esperança está agora nos Indies.

Numa entrevista com o GamesIndustry.biz, Lanning fala da excessiva prudência do capitalismo, na forma como exige um constante e exponencial crescimento ao mercado dos AAA. Como resultado, as editoras tornaram-se avessas ao risco, com o massivo aumento de investimento nos seus produtos.

"Os orçamentos sobem, e as editoras dizem, 'Gastamos $20 milhões num título, precisamos de termos mais adequados. Vai trabalhar 10 vezes mais, mas vai receber um quinto do resultado, porque nós é que investimos todo este dinheiro. Dependendo do quão arrojados são ao negociar o acordo [produtores], normalmente não fazem dinheiro. A maioria deles não ganha dinheiro de verdade. Conseguem manter-se no mercado, mas da forma com que os acordos são estruturados, estão basicamente condenados."


Mas o capitalismo não está apenas a ter um efeito negativo nos jogos de acordo com Lanning, "penso que está matando o mundo", acrescenta.

Para ele, a salvação da indústria dos videojogos está no mercado independente, já que as pessoas que nele trabalham não estão restritas em termos criativos, nem são limitadas por um orçamento gigantesco que as obrigue a serem conservadoras.

"Quanto mais barato for o seu produto, mais oportunidade têm para ser criativo."


Lanning sempre foi um crítico do capitalismo; o próprio Oddworld: Abe's Oddysee criticava o modelo da sua temática.


Fonte: Pt/Ign

Comentários

31 Mar, 2015 - 09:39

Comentários

RVT_evilpunk 02 Abr, 2015 01:11 0

Que burrice infame essa que esse cara tentou dizer. "Capitalismo" foi o que permitiu termos jogos... agora o "capitalismo" não perdoa falta de qualidade ou marketing fraco e esse mesmo "capitalismo" é o que permite termos obras primas como GTA V.

Yria 01 Abr, 2015 07:37 1

Hoje em dia existe uma coisa que se chama Kickstarter se o projeto independente for bom e a pessoa que estiver criando for realmente seria ele pode "fujir" desse pseudo problema capitalista.

ziulotaner11 31 Mar, 2015 15:29 0

Battleface escreveu:o capitalismo que é ruim mas ir viver na coréia do norte ou mesmo em uma tribo indígena ninguém quer True Story!

toda empresa faz uma pesquisa de mercado para saber o que venderia mais principalmente quando envolve muito investimento, não adianta fazer algo diferente e querer enfiar 'inovação' goela abaixo das pessoas se o que a grande maioria quer é cod cod cod, assassins creed assassins creed, gta gta.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



Bwahaha! Bwahaha! Bwahaha! Bwahaha!



Bwahaha! Bwahaha! Bwahaha! Bwahaha!

fonsecafsa 31 Mar, 2015 15:23 2

Crítica o capitalismo mas aceita que a remasterização de seu jogo seja um exclusivo da sony...

gustavomoraes 31 Mar, 2015 14:28 -1

O 1% mais rico do mundo concentra quase 99% das riquezas do planeta. Não adianta fingir que está tudo bem, afinal, se estamos aqui na internet falando sobre jogos, já fazemos parte de uma minoria privilegiada da humanidade. Não é preciso ser comunista ou anarquista para admititr que o capitalismo atual tem problemas graves e precisar ser repensado, nos escondermos na doce ilusão de que o mundo é justo e colorido não adianta nada.

FNDIAS 31 Mar, 2015 14:26 0

Grandes produtoras só veem lucro.... mimimi...
Há uma lógica simples para o capitalismo, que serve para os games também... Ninguém é obrigado a comprar nada, quem manda no mercado são os consumidores.
Estão matando a criatividade... mimimi... O capitalismo faz possível surgir novas tecnologias como oculus rift e seus concorrentes, quer mais criatividade do que isso?
Jogos AAA são um problema.... Aham, vai jogar tetris então....

só o que faltava agora, um comunista dos games,,, kkkkk

MrDarkness 31 Mar, 2015 14:20 2

Battleface escreveu:não adianta fazer algo diferente e querer enfiar 'inovação' goela abaixo das pessoas se o que a grande maioria quer é cod cod cod, assassins creed assassins creed, gta gta.
Exato! Quem tem o poder de mudar a indústria são os consumidores! As empresas estão fazendo nada mais do que o que a maioria das pessoas querem. Se pararem de comprar, duvido que continuem fazendo.
É tudo questão de oferta e demanda, nada mais. Se hj existem os jogos cheios de DLC e o caralh* a 4, é pq os gamers apoiaram com suas carteiras.

Battleface 31 Mar, 2015 12:23 -1

o capitalismo que é ruim mas ir viver na coréia do norte ou mesmo em uma tribo indígena ninguém quer True Story!

toda empresa faz uma pesquisa de mercado para saber o que venderia mais principalmente quando envolve muito investimento, não adianta fazer algo diferente e querer enfiar 'inovação' goela abaixo das pessoas se o que a grande maioria quer é cod cod cod, assassins creed assassins creed, gta gta.

MrDarkness 31 Mar, 2015 12:21 2

Eu concordo parcialmente... Com certeza a culpa é dos engravatados gananciosos que querem lucros maiores e por isso pegam risco menores, mas culpar o capitalismo por isso é o mesmo que dizer que ninguém deveria receber mais por fazer jogo de orçamento maior.
Queria ver como fariam jogos AAA num sistema comunista.

Atilalourenzoni 31 Mar, 2015 11:56 2

esta matando o planeta e a sociedade em geral!

kiabbo 31 Mar, 2015 11:15 0

Falou tudo, hoje as grandes protudoras so veem os lucro e lançan jogos atras de jogos, tirando toda a qualidade dos games.