Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Você deveria mesmo dar uma chance a Life is Strange



Minha coisa preferida em Life is Strange é que ele encoraja o jogador a estar presente no momento. No começo do segundo episódio, a estudante tímida de fotografia Max acorda em seu dormitório ao som de Alt-J, e não tem pressa nenhuma para levantar. Você pode ficar por lá durante o tempo que quiser, e a música continuará tocando em plano de fundo. Mais tarde, outros momentos exigem reflexão: oportunidades de sentar com Max em um ferro-velho estranhamente belo, com as costas dela apoiadas em um tronco de árvore, apenas olhando ao redor e ouvindo o vento e os pássaros. Raramente faço isso na minha vida. Eu deveria ter mais tempo para isso.

Isso gera uma sensação de presença que segue no sentido de melhorar as coisas menos perfeitas sobre Life is Strange até o momento: a sincronização labial problemática, o roteiro um pouco ansioso demais, o fato dos diálogos terem claramente sido gravados em sessões separadas (fazendo parte da interação entre personagens soar um pouco pomposa, com ênfase em palavras ou linhas erradas). Ao menos uma dessas coisas melhorou bastante neste episódio em relação ao anterior – o primeiro capítulo de Life is Strange tinha um hábito de explicar demais as coisas, e aqui temos menos linhas redundantes que fazem você se perder um pouco. Ainda temos as conversas estranhas entre adolescentes ("Ei, Max, eu queria fazer um rap sobre isso"), mas, como um todo, ainda parece algo esmagadoramente sério. E ainda é um dos três jogos que joguei que melhor sabe falar sobre as coisas comuns a uma adolescente.


Imagem

Depois de descobrir os poderes de rebobinar o tempo no primeiro episódio, Max começou a usá-lo de verdade no novo capítulo. Uma boa parte do episódio envolve alguns "testes" meio tediosos nos quais Max – ao lado da sua melhor amiga de infância Chloe – prevê o futuro, ou adivinha o que as pessoas têm em seus bolsos, ou rebobinando outras situações perigosas para mudar o que acontece. A partir disso tudo ela está se reconectando com Chloe, mas acaba soando meio artificial; talvez uma forma de testar as implicações de mecânica de voltar no tempo, em vez de criar uma sequência de momentos críveis.

A abertura e o fim do episódio são fortes, com menos foco no poder de Max e mais nas pessoas ao redor dela. O segundo episódio não é sobre Max, e sim mais sobre Kate, uma colega de sala que está lidando com a invasão de privacidade que eu temo que se torne cada vez mais comuns para jovens garotas – gravaram um vídeo dela no qual ela, bem, se comporta como uma adolescente em uma festa, e postaram na internet, e a culpa e sentimento de vergonha fazem com que ela se enfie em uma espiral que Max precisa ajudá-la a sair. A história é poderosa e relevante, e de certa forma eu me pergunto se Life is Strange atingiu seu pico cedo demais.

Alguns eventos nesse episódio ocorrem de maneira diferente dependendo do quanto você presta atenção no que acontece ao seu redor, assim como mudam de acordo com a forma como você responde a eles. Os efeitos das escolhas tomadas no primeiro episódio são sentidos, e parece mesmo que a história vai divergir significativamente a partir dos próximos episódios. Novamente, a mecânica de voltar no tempo permite subverter o curso tradicional de jogos baseados em escolhas ao fazer o jogador testar diferentes opções antes de escolher uma delas – mas em um momento específico do episódio, sem seu poder, você precisa viver com as coisas que faz e diz (e com as consequências disso tudo). Ainda acho que a mecânica de voltar no tempo é genial para o gênero; mas tirá-la em uma parte crucial do jogo também funcionou muito bem.


Imagem

A ambientação é praticamente a mesma do primeiro episódio, e agora ganha força principalmente na lanchonete na qual a mãe de Chloe trabalha. Escondida por essas áreas estão pequenas coisas para olhar, fotografar e o que mais você quiser, se seu tempo permitir. Life is Strange encoraja o jogador a explorar o mundo, ler coisas, tirar fotos e guardar o momento. Outra das minhas coisas preferidas é o diário de Max, que parece ser algo bastante pessoal e crível como um documento da adolescência.

Com a força desses primeiros episódios, Life is Strange está se tornando um dos mais memoráveis jogos deste ano. Uma história humana surpreendente com uma forma real e detalhes mundanos do cotidiano de uma adolescente – e este segundo episódio prova que ele pode lidar com mais. Se você ainda não testou, vá em frente – você realmente deveria dar uma chance ao jogo.

Fonte: Kotaku

Comentários

31 Mar, 2015 - 11:02

Comentários

kidgafanhoto 01 Abr, 2015 05:01 0

Bom, sobre a noticia "Você deveria mesmo dar uma chance a Life is Strange".
Não, vc não deveria, a menos que goste desse estilo de jogo, não é pra qualquer um, eu mesmo odiaria jogar algo com essa proposta, mas respeito quem goste. :)

SAMUELPV 31 Mar, 2015 19:20 0

nirvanaguns escreveu:
SAMUELPV escreveu:
nirvanaguns escreveu:só estou esperando a tradução pra jogar o ep 2.
comprei o meu original e não me arrependí, mas só pecaram em uma coisa : a versão PT-BR. Como assim ? em pleno 2015 ....

mas já tem a tradução do ep 2 pela Tribo

vlw hehe nem tinha notado. lançaram rápido hein...

lançaram 2 dias dpois do lançamento do ep 2 Haha!

Moneisson 31 Mar, 2015 17:37 0

djefley escreveu:ALGUEM PODE ME EXPLICAR DO QUE SE TRATA ESSE JOGO?

TO CURIOSO.

Uma garota que descobre que tem o poder de voltar no tempo, ou seja você pode consertar as besteiras que fizer e as suas escolhas influenciarão o jogo futuramente. Gostei bastante dos dois primeiros episódios.

djefley 31 Mar, 2015 17:27 0

ALGUEM PODE ME EXPLICAR DO QUE SE TRATA ESSE JOGO?

TO CURIOSO.

PsycoDenis 31 Mar, 2015 17:00 0

Demora pra lançar episódios e estes são muito curtos. No mais, o jogo é ferinha até. Com certeza vou jogar outras vezes e mudar as coisas que perdi nessa.

furol 31 Mar, 2015 15:28 0

a única mancada do jogo é a demora para lançar os capítulos, eu já não me lembro mais dos comandos, vou ter que jogar tudo de novo.

nirvanaguns 31 Mar, 2015 13:32 1

SAMUELPV escreveu:
nirvanaguns escreveu:só estou esperando a tradução pra jogar o ep 2.
comprei o meu original e não me arrependí, mas só pecaram em uma coisa : a versão PT-BR. Como assim ? em pleno 2015 ....

mas já tem a tradução do ep 2 pela Tribo

vlw hehe nem tinha notado. lançaram rápido hein...

SAMUELPV 31 Mar, 2015 13:06 2

nirvanaguns escreveu:só estou esperando a tradução pra jogar o ep 2.
comprei o meu original e não me arrependí, mas só pecaram em uma coisa : a versão PT-BR. Como assim ? em pleno 2015 ....

mas já tem a tradução do ep 2 pela Tribo

Gaúcho Transão 31 Mar, 2015 13:03 -5

Jogo de menina...

SAMUELPV 31 Mar, 2015 13:02 1

ass22 escreveu:eu do uma chance queria jogar muito na real, so to esperando o site fazer a tradução

mas tem a tradução dos 2 primeiros eps '-'

nirvanaguns 31 Mar, 2015 12:50 0

só estou esperando a tradução pra jogar o ep 2.
comprei o meu original e não me arrependí, mas só pecaram em uma coisa : a versão PT-BR. Como assim ? em pleno 2015 ....

ass22 31 Mar, 2015 12:48 0

eu do uma chance queria jogar muito na real, so to esperando o site fazer a tradução