Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Poderia a tecnologia atrapalhar a nossa experiência de vida?

Muitas vezes, tirar fotos e selfies pode estragar a experiência única das suas atividades. Mas até que ponto isso pode atrapalhar as nossas vidas?



A tecnologia é boa e ninguém duvida, já que podemos nos beneficiar dela em qualquer área do cotidiano, como defesa nacional, medicina, construção civil e por aí vai. Contudo, será que depender dela é sempre uma boa alternativa?

Você já deve ter reparado nos eventos do dia a dia que as pessoas estão sempre tirando fotos, postando o que fazem na rede social e compartilhando o momento que vivenciam. Entretanto, é difícil separar quando isso é normal e quando é um vício.

Alguns desses pontos são abordados no livro "Novo Vício da Sociedade: Ganhar uma ‘Curtida’ em vez de ter uma Vida", dos autores David Maxfield e Joseph Grenny. A dupla descobriu que a fixação por redes sociais tem se tornado cada vez mais comum, depois de entrevistarem mais de 1,6 mil pessoas.

Em vez de vivenciar o momento, as pessoas o registram

Imagine a seguinte situação: você está em um tour com amigos para ver os pontos turísticos de uma cidade, mas sempre que uma das atrações é vista, todos sacam os smartphones para tirar fotos e compartilhar no Facebook, sem nem reparar o que está de fato na frente deles.

Imagem

Apesar de ser um exemplo fictício, aposto que você já assistiu a uma cena dessas ou até mesmo já agiu dessa forma algumas vezes. As respostas da enquete do livro revelam que 91% das pessoas já fizeram ou presenciaram isso pelo menos uma vez.

Mas fique tranquilo, isso é algo comum quando feito com moderação. A humanidade tenta eternizar o momento que vivencia há séculos, seja por pinturas, músicas, poesias e até mesmo fotos. O problema começa quando o momento em si é desperdiçado com frequência apenas para suprir o vício de curtidas no Facebook.

O autor dá um exemplo muito bom ao dizer que quando foi ao Louvre para ver o famoso quando Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, teve que esperar horas e horas na fila para admirar a obra. Entretanto, ele relata que a maioria das pessoas simplesmente tiravam uma selfie e iam embora, sem olhar um detalhe sequer da pintura.

Imagem

Isso tem atrapalhado a criação dos filhos

Tudo bem, uma coisa é deixar de apreciar uma obra de arte ou um ponto turístico. Mas e quando a criação dos seus filhos está em jogo? Aí a coisa fica mais séria. Cerca de 80% dos pais responderam que têm perdido muitos momentos importantes na vida das crianças por conta de quererem "capturar o momento perfeito para um post".

A mãe de um filho de três anos de idade relata: "Dei uma bronca no meu filho e ele teve um chilique por causa disso. Achei muito engraçado e acabei fazendo de novo para postar no Instagram. Depois que publiquei o vídeo, pensei ‘O que foi que eu acabei de fazer?’".

Outra mãe conta sobre o festival de dança de que sua filhinha participou. Quando questionada se ela a viu dançar, respondeu: "Não, mas eu gravei tudo. Posso assistir no vídeo depois". A questão é: isso é bom ou é ruim?

Imagem

Caça aos troféus: isso traz felicidade?

Maxfield equipara o ato de tirar uma quantidade excessiva de fotos, selfies e afins e publicá-las nas redes sociais com coletar troféus. Não, não aqueles do PlayStation – apesar de a comparação ainda ser válida –, mas sim o ato de conquistar algo e ir para o próximo, sem aproveitá-lo. É como se tirar a foto de uma atividade fosse mais importante do que fazê-la.

Você pode se perguntar: "Ué... Mas se isso me deixa feliz, qual é o problema?". Bom, não há nada de errado em tirar fotos e publicar posts das suas atividades, pois é algo natural querer preservar as memórias de um bom momento. Porém, é preciso aproveitar o próprio momento, e não apenas a mediação de uma memória, segundo o autor.

Imagem

Pequenas dicas para aproveitar mais

A questão principal é: a tecnologia está aqui para nos ajudar, e nós é que a controlamos. Quando nos tornamos dependentes demais dela, temos que tomar algumas precauções. Se você está desconfiando que isso está acontecendo com você, basta seguir algumas orientações para diminuir o vício por redes sociais.

Maxfield diz que uma publicação por dia é algo bem comum, mas quando esse número é maior, pode ser excessivo. O autor diz que devemos sempre nos colocar no lugar de outra pessoa e nos perguntar se postar ou tirar aquela foto parece bobo ou desnecessário.

Resumindo, talvez devêssemos mais vivenciar o que fazemos do que tirar fotos e fazer postagens para ostentar e preservar as memórias. 

Fonte: Tecmundo

Comentários

31 Mar, 2015 - 19:58

Comentários

firefox 03 Abr, 2015 09:59 0

joao2345 escreveu:
ALLMAQ escreveu:
joao2345 escreveu:
Scanlly escreveu:Deixa os babacas se *****em, sou esperto o suficiente para ter me cansado dessa idiotice !

mas não o suficiente pra deixar de ser babaca


O CARA APERTOU BEM ONDE DOI HEIN?

eu não senti nada


é porque tá tão acostumado que nem sente mais. kkkkk

Pooligno 01 Abr, 2015 12:35 2

1 - A tecnologia não imbeciliza ninguém,tecnologia não se resume a rede sociais.
2 - De fato as redes sociais parecem imbecilizar as pessoas,como o próprio texto diz,hoje as pessoas deixam de curtir o momento para tirar uma foto,parece que elas sentem uma necessidade de mostrar para mais de 1k ou 2k de desconhecidos o que ela está fazendo,com quem ela esta,onde ela esta,PRINCIPALMENTE o sexo feminino.Sério,ñ sei pq a sociedade hj sente tanto tesão nisso,eu particularmente n curto q pessoas que nem meus amigos são saibam da minha vida,hoje nego chega em casa pra almoçar tira foto do prato de comida,tipo ,mano,pq vc quer mostrar as pessoas oq vc está comendo? '-' fora essa galerinha que compra esses smartphones **** pra ******* para usar apenas redes sociais,sério,ver essas mina q tira foto de comida com Iphone 6 e ver nego com pc de 15k jogando minecraft pra mim é a mesma dor kkkkkk

joao2345 01 Abr, 2015 12:32 -1

ALLMAQ escreveu:
joao2345 escreveu:
Scanlly escreveu:Deixa os babacas se *****em, sou esperto o suficiente para ter me cansado dessa idiotice !

mas não o suficiente pra deixar de ser babaca


O CARA APERTOU BEM ONDE DOI HEIN?

eu não senti nada

xandjam 01 Abr, 2015 10:16 0

jynx2 escreveu:isso acontece muito em shows. Em vez da pessoa curtir a apresentação, ficam só filmando, além da gravação ficar uma porcaria, não aproveitam nada do show.

Exatamente... Eu fiz um pacto com uns amigos meus... sempre q a gente combina de ir junto em algum show, só 1 pode levar um cel, e mesmo assim só pra emergencia.

ALLMAQ 01 Abr, 2015 10:09 0

joao2345 escreveu:
Scanlly escreveu:Deixa os babacas se *****em, sou esperto o suficiente para ter me cansado dessa idiotice !

mas não o suficiente pra deixar de ser babaca


O CARA APERTOU BEM ONDE DOI HEIN?

Agra 01 Abr, 2015 05:58 3

Matéria bem interessante, mas não explora totalmente o assunto, apesar disso gostei.
Eu não consigo entender essa "fixação" pelos smart phones principalmente, adoro tecnologia no geral, tenho meu pc pra jogos, meus videos games e tudo mais.
Enfim, no trabalho as pessoas quase não estão mais se falando, é uma do lado da outra com seus celulares em mãos, nos barzinhos a mesma coisa, nas lanchonetes, nas ruas, nas filas de mercado, padaria é tudo assim. O que esta acontecendo eu me pergunto sempre, será que estou ficando velho? Mas não pode ser, hoje tenho 31 anos e vejo isso de pessoas de todas as idades inclusive mais velhas que eu.

Ahh não sei, mas isso me deixa muito *uto da vida.

jynx2 31 Mar, 2015 22:43 2

isso acontece muito em shows. Em vez da pessoa curtir a apresentação, ficam só filmando, além da gravação ficar uma porcaria, não aproveitam nada do show.

MrDarkness 31 Mar, 2015 22:17 5

"Outra mãe conta sobre o festival de dança de que sua filhinha participou. Quando questionada se ela a viu dançar, respondeu: Não, mas eu gravei tudo. Posso assistir no vídeo depois"
Nossa, até doeu na vista ler algo assim... Sério que tem gente assim? Eu heim. Cada coisa que vemos.

joao2345 31 Mar, 2015 21:55 -2

Scanlly escreveu:Deixa os babacas se *****em, sou esperto o suficiente para ter me cansado dessa idiotice !

mas não o suficiente pra deixar de ser babaca

Scanlly 31 Mar, 2015 21:37 0

Deixa os babacas se *****em, sou esperto o suficiente para ter me cansado dessa idiotice !