Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A Rockstar aplicou mesmo um downgrade em GTA 5?

Na semana passada, um vídeo no YouTube demonstrou que a atualização 1.08 de Grand Theft Auto 5 no PS4 e Xbox One inferiorizou elementos da apresentação visual. Desapareceu o mapeamento de oclusão em paralaxe, o filtro de texturas anisotrópico ficou ainda pior, e as físicas de colisão foram simplificadas. O pop-in de longa distância também ficou pior. A Rockstar teria atualizado o jogo para o tornar pior e não melhor?

O vídeo teve impacto no estúdio, que escreveu isto: "Estamos cientes de alguns problemas gráficos nas versões para One e PS4 de GTA5 após a mais recente atualização e estamos investigando uma correção."

Essa correção chegou mais tarde com a atualização 1.09, e segundo o "ElAnalistaDeBits"- criador do vídeo - as físicas de colisão e deformação, junto com o pop-in foram corrigidos, mas o mapeamento de oclusão em paralaxe e filtro de texturas não. É ai que entramos. Ainda temos os bens do lançamento da versão 1.02 - dia da primeira atualização. Afinal, nunca se sabe quando será preciso.

O ElAnalistaDeBits acertou no que diz respeito ao mapeamento de oclusão em paralaxe: o efeito desapareceu nas duas versões, o que é uma pena - adiciona mais dimensão a várias texturas incidentais, tornando texturas achatadas em objetos 3D completamente formados. No entanto, o efeito é dispendioso em termos computacionais e (foi removido de Destiny antes do lançamento, por exemplo) e não lida bem com filtro anisotrópico, apesar de numa forma inferior comparado com o que seria de esperar no PC.

No entanto, o filtro de texturas parece inalterado entre as versões 1.02 e 1.09, e baseado no vídeo original, não temos a certeza se foi alterado. Parece haver paridade entre as duas versões na deformação e físicas, portanto se houve downgrade na 1.08, parece ter sido corrigido.

Com o foco nos aspectos negativos, será que existem vantagens na atualização? Bem, não temos certeza sobre quais otimizações - se houveram - surgiram entre a 1.03 e a 1.08, mas existem coisas boas para o PS4 com a 1.09. O mapeamento de oclusão em paralaxe pode ter desaparecido mas os golpes nos frames ao passar por cruzamentos movimentados desapareceram. Isto foi uma grande vantagem para o One, que tinha o mesmo problema mas não no mesmo nível.

A nova atualização não é nada boa para o Xbox One. O mapeamento de oclusão em paralaxe desapareceu e não existem coisas boas a destacar - à performance é igual ao que vimos no lançamento. Numa área, até vimos frames inferiores comparados com os da análise original.



Desde o lançamento, foi o PS4 que mais se beneficiou com as atualizações, tendo agora frames muito mais suaves em áreas de maior movimento.

Análise alternativa:

  1. Grand Theft Auto 5: Xbox One patch 1.02 vs patch 1.09
  2. Grand Theft Auto 5: PlayStation 4 vs Xbox One patch 1.09


No geral, é algo bizarro. Os frames mais suaves da atual versão de GTA5 são um bônus para o PS4 e o seu perfil geral de performance fica à frente do One em todos os aspectos - o que não acontecia no período de lançamento. Perder o mapeamento de oclusão em paralaxe é duro, especialmente ao jogar em primeira pessoa, onde o efeito é mais forte do que na terceira pessoa. Se tivéssemos opção de escolha, optaríamos pela performance geral mais suave.

É difícil acreditar que existe uma troca direta, especialmente quando a ausência do efeito não faz qualquer diferença na fluidez. Também seria de esperar ver um aumento na qualidade do filtro de texturas ao remover o mapeamento de oclusão em paralaxe, talvez até um filtro anisotrópico melhor. No entanto, não é pior que o código original, mas também não é melhor. Acreditamos que remover o POM foi um erro, esperamos que seja corrigido no futuro.

Atualmente, preferimos que as atualizações melhorem os jogos ao adicionar novas funcionalidades ao invés de remover as existentes, por isso GTA5 é algo misto: no PS4 temos performance mais suave, mas um belo truque visual desapareceu. No Xbox One o mapeamento de oclusão em paralaxe foi removido e não temos melhorias na fluidez. Pequenas quedas no frame em cruzamentos ainda existem e as quedas mais fortes quando existem efeitos de transparência continuam iguais.

A atualização 1.09 foi lançada muito rapidamente após o vídeo original - esperamos que seja temporária até chegar a 1.10 para restaurar a variedade completa de funcionalidades visuais. Fiquem atentos.

Bens e informações adicionais fornecidas por Thomas Morgan.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

01 Abr, 2015 - 12:24

Comentários

marceloalmeida101 02 Abr, 2015 23:37 -2

FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE FAKE

marceloalmeida101 02 Abr, 2015 22:32 -3

Melsebiech escreveu:
jack544 escreveu:Uuuhrg, gráfico não é tudo e blábláblá....sempre vejo quem só joga no console falar isso, agora fica um pouco inferior e reclamam? Nunca vou entender os consolistas, então digo se quer gráfico vai jogar no PC, se quer diversão jogue em qualquer plataforma .-.

Obs: Isso só pra quem é fanboy, pq pessoas que tem ambas plataformas geralmente não ficam com esse mimimi...


kkkkk.. Bom Comentário!
Aí vc vê que por dentro de um "consolista" sempre tem um "PCezista". rs

Não é esta a questão. Os gráficos não deveriam piorar em uma "atualização". Por favor, sejam mais inteligentes nos posts. E mais... Já joguei no PC, mas nunca mais. Kkkkkkkk

Melsebiech 02 Abr, 2015 09:28 7

jack544 escreveu:Uuuhrg, gráfico não é tudo e blábláblá....sempre vejo quem só joga no console falar isso, agora fica um pouco inferior e reclamam? Nunca vou entender os consolistas, então digo se quer gráfico vai jogar no PC, se quer diversão jogue em qualquer plataforma .-.

Obs: Isso só pra quem é fanboy, pq pessoas que tem ambas plataformas geralmente não ficam com esse mimimi...


kkkkk.. Bom Comentário!
Aí vc vê que por dentro de um "consolista" sempre tem um "PCezista". rs

llmc71 01 Abr, 2015 20:11 2

Existe um efeito que também piorou e não foi analisado pelo artigo: soft shadows. As sombras pós-patch novo estão muito definidas, quando na verdade deveriam estar esmaecidas, como anteriormente.

Abraços .

divisioncore 01 Abr, 2015 14:37 1

Ma moral não vejo quase nenhuma diferença entre as versões, as mais notáveis são na vegetação, melhor comparação seria pegar uma mesma imagem de um mesmo angula no mesmo estado do dia do GTA pra não haver interferência da iluminação.

jack544 01 Abr, 2015 13:27 19

Uuuhrg, gráfico não é tudo e blábláblá....sempre vejo quem só joga no console falar isso, agora fica um pouco inferior e reclamam? Nunca vou entender os consolistas, então digo se quer gráfico vai jogar no PC, se quer diversão jogue em qualquer plataforma .-.

Obs: Isso só pra quem é fanboy, pq pessoas que tem ambas plataformas geralmente não ficam com esse mimimi...