Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Um programador brasileiro decidiu refazer Resident Evil 2 por conta própria

Com o recente relançamento em HD do remake de Resident Evil, a possibilidade da Capcom fazer o mesmo tratamento com Resident Evil 2, um dos preferidos dos fãs, começou a pairar no ar.  Mas enquanto a empresa não fala nada a respeito, um brasileiro está, há mais de um ano, fazendo o seu próprio "remake" do segundo jogo. Esse é o Resident Evil 2 UDK.

A série Resident Evil não está entre as preferidas de Rodrigo "Rod" Lima. Fã de Zelda e Metroid, ele diz preferir até Silent Hill quando o assunto são jogos de terror. Mesmo assim, o programador de 34 anos não hesitou quando surgiu a oportunidade de "brincar" com o clássico Resident Evil 2 utilizando a Unreal Engine 3.

O resultado foi uma recriação bem interessante do clássico survival horror da Capcom, com gráficos remodelados e câmera ao estilo de Resident Evil 4.



Para quem se diz não tão fã assim de Resident Evil, Rod parece ter colocado bastante esforço nessa nova versão do jogo. "(Esse projeto) é só pra passar o tempo e pela curiosidade", responde ele ao Gizmodo. Para Rod, esse "remake" (que ele não gosta de chamar assim) serve como um exercício para usar as ferramentas da Unreal Engine e aprimorar suas habilidades como programador.

Mas porque, então, escolher justo Resident Evil 2 para isso? Segundo ele, tudo começou por causa de um Youtuber. "Eu vi um vídeo de um youtuber (chamado) AlbertREWesker, que colocou modelos do jogo no UDK (Unreal Development Kit) e fez uns movimentos básicos".

Rod já tinha certa experiência mexendo na engine por causa de um projeto anterior seu, em que ele começou a recriar Ocarina of Time também na Unreal (e que, infelizmente, ainda não foi finalizado). Por isso ele decidiu descansar um pouco das terras de Hyrule e ir para Raccoon City, refazendo os primeiros momentos de Resident Evil 2, até os personagens chegarem à delegacia. "Programei o rootmotion, adicionei a handgun, e fiz a câmera igual RE4 para ter um outro modo de ver RE 2, já que fazer em câmera fixa não muda nada para mim", explica Rod.

Não só a câmera foi mudada, mas ele também incorporou elementos de outros jogos da série. "Como eu não gosto dos magic item box, programei o estilo do RE 0 para largar os itens no chão mesmo". Rod fala que do Resident Evil 2 original, ele só utilizou os sons e as texturas dos itens do inventário.

Imagem

Isso tudo foi feito em poucos dias pelo programador, mas como era um "passatempo", ele só subiu um vídeo no youtube e largou de mão. O que Rod não esperava era que a sua versão de Resident Evil 2 começasse a chamar a atenção e fosse muito elogiada por fãs.

Isso que fez com ele voltasse ao projeto e tentasse refazer o jogo completo, mas vamos lembrar que Resident Evil 2 é formado por quatro cenários: Claire A/Leon B e Leon A/ Claire B (ou os famosos "CD do homem" e "CD da mulher", como eram conhecidos na banca em que comprava jogos de PS1), o que daria um belo trabalho para se fazer. Mas Rod aceitou o desafio.

"Eu sempre quis programar um jogo do início até os créditos, e como (o projeto do) Ocarina of Time iria levar mais tempo, então fiz a Claire A". O vídeo abaixo mostra o jogo completo com a irmã de Chris Redfield:



Rod decidiu voltar com a câmera fixa do jogo original (talvez para acelerar o desenvolvimento) e mesmo com alguns problemas nas sombras e iluminação, o resultado ficou impressionante, ainda mais por ele ter feito tudo sozinho.

E não foi só isso, nesse meio tempo também, ele adicionou ao jogo um modo co-op a parte, assim como no recente Resident Evil Revelations 2, onde é possível controlar os dois protagonistas do jogo lado a lado. Atualmente, Rod está trabalhando no cenário B complementar de Leon.



A essa hora os fãs de Resident Evil devem estar doidos para saber como podem experimentar a parte já pronta da Claire A, mas sinto informar que o único contato com esse remake será nos vídeos acima. "(O projeto) não está disponível em lugar nenhum e nunca estará", declara Rod.

O motivo não é só por esse ser um "treino" para ele aprender a usar melhor a Unreal Engine, mas principalmente por causa do histórico de projetos de fãs que são impedidos pelas produtoras. "Basta ver o que a Nintendo fez com o jogo que um amigo aí fez só para aprender também", fala, em referência ao remake HD de Mario 64 feito por um fã e que foi impedido de ser continuado pela dona do bigodudo.

O remake do clássico do Nintendo 64 era de graça, mas isso não impediu a Nintendo de tirar o jogo do ar mesmo assim. Por isso, Rod não quer que o mesmo aconteça com o seu projeto. "Ninguém pode impedir de fazer o jogo para nós mesmos, mas se eu liberar aí é problema", diz.

Imagem

Nós entramos em contato com a Capcom para sabermos uma posição da empresa em relação a essas iniciativas dos fãs, mas ela decidiu não se posicionar sobre o caso.

O jeito, então, é acompanhar o canal de Rod Lima, onde ele publica não só vídeos com os jogos prontos, mas também todo o processo de criação na Unreal 3. Uma boa pedida para quem queira também fazer um remake particular do jogo.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

09 Abr, 2015 - 22:12

Comentários

gunsdaniel 12 Abr, 2015 10:36 0

Da pra baixar esse jogo em algum lugar?

rodrigofogt 10 Abr, 2015 20:09 0

FICO MT TOP! PARABÉNS PELA INICIATIVA!

chinobistar 10 Abr, 2015 18:03 0

clecio128bits escreveu:
everton666 matador escreveu:que que adianta fazer se a capcom depois vai barra e só o cara que ta fazendo vai pode joga ou a capcom fala pro cara para de fazer porque o jogo é da capcom.
Então acho besteira o cara perde tempo pra depois não pode joga ou ninguem pode baxa pra joga.


Simples: cria e depois joga nos torrent. Quero ver ela barrar isso.

Aí ele seria processado pela Capcom. Se esse cidadão conseguiu criar uma mecânica semelhante à dos RE originais, creio que o melhor seria dar um novo nome, mudar os personagens e os cenários, mas manter a mesma fórmula. Provavelmente muita gente jogaria, pois o público fã dos Resident Evil originais é bem grande.

animecave 10 Abr, 2015 16:49 1

AxlRoseGNR escreveu:O projeto do Super Mario 64 era lindo, e não tendo fins lucrativos, qual o motivo da Nintendo implicar? Puta que pariu...

a nintendo ta um KU

xSMOK3x 10 Abr, 2015 11:22 1

To cansado de ver sobre remake de RE2 e nenhum sair do papel, acredito q esse é outro que nao verá a luz do dia! so teremos msm uma versão remake se a capcom decidir fazer , ate la so resta torcer!

AxlRoseGNR 10 Abr, 2015 10:19 0

O projeto do Super Mario 64 era lindo, e não tendo fins lucrativos, qual o motivo da Nintendo implicar? Puta que pariu...

PsycoDenis 10 Abr, 2015 09:00 0

Ahahahahahahahah... Ligou um System no rádio e apareceu na hora a galera do mosh!

\m/

Ursinho 10 Abr, 2015 08:12 0

eu testei esse jogo ele tinha colocado para baixar

GregCassilva 10 Abr, 2015 05:08 0

Boa iniciativa, apesar do tilt da Camera, etc... e ter que aperfeiçoar e melhorar muita coisa nisso ae!

Cestarii 10 Abr, 2015 03:16 1

clecio128bits escreveu:
everton666 matador escreveu:que que adianta fazer se a capcom depois vai barra e só o cara que ta fazendo vai pode joga ou a capcom fala pro cara para de fazer porque o jogo é da capcom.
Então acho besteira o cara perde tempo pra depois não pode joga ou ninguem pode baxa pra joga.


Simples: cria e depois joga nos torrent. Quero ver ela barrar isso.


Ela pode até não conseguir barrar isso, os torrents, e parar depois disso...mas que iria cair em cima desse Rapaz, isso ela iria com certeza! Por isso, não precisamos nem sonhar de acontecer um dia (infelizmente); pq ele não é bobo. Imagina o tanto de processos sobre direitos legais e inclusive pirataria, caso isso acontecesse?

Passar tempo o caramba... e sim uma bela forma do cara se promover e pelo menos chegar perto de suas reais iintenções Mother of God!


No mais, ótimo trabalho! Joinha!

clecio128bits 10 Abr, 2015 02:12 0

everton666 matador escreveu:que que adianta fazer se a capcom depois vai barra e só o cara que ta fazendo vai pode joga ou a capcom fala pro cara para de fazer porque o jogo é da capcom.
Então acho besteira o cara perde tempo pra depois não pode joga ou ninguem pode baxa pra joga.


Simples: cria e depois joga nos torrent. Quero ver ela barrar isso.

everton666 matador 10 Abr, 2015 02:03 3

que que adianta fazer se a capcom depois vai barra e só o cara que ta fazendo vai pode joga ou a capcom fala pro cara para de fazer porque o jogo é da capcom.
Então acho besteira o cara perde tempo pra depois não pode joga ou ninguem pode baxa pra joga.