Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Empresas de games querem que jogos abandonados permaneçam enterrados

A EFF (Electronic Frontier Foundation), um dos principais grupos a defender a liberdade na internet, comprou uma briga grande com a ESA (Entertainment Software Association), organização que representa os interesses das publishers de videogames nos Estados Unidos. O motivo é a disponibilização de games antigos e abandonados online para que futuras gerações também tenham contato com os jogos do passado.

O grupo pede uma exceção na legislação de direitos autorais, que permitiria a modificação do código dos games pelos jogadores em games que não são mais suportados pelos desenvolvedores. Assim, em casos de jogos com funções multiplayer, por exemplo, seria possível conectá-los a servidores de terceiros depois que as empresas desistem de manter os oficiais funcionando.

A lista de games não é pequena, já que muitos games do passado e dos últimos anos se apoiam na conectividade e funções multiplayer. O problema é que quem comprou estes jogos perde uma parte deles quando os servidores são desativados.

"Esta exceção serviria a comunidades de jogadores continuarem usando seus jogos adquiridos, assim como arquivistas, historiadores e pesquisadores acadêmicos que preservam e estudam os videogames e são inibidos pelas restrições legais" acusa a EFF.

Imagem

Mas a ESA não quer. Segundo ela, modificar o código dos jogos é "hacking" e encorajamento da pirataria. Os games mais modernos, distribuídos em plataformas como o Xbox 360, PS3 e Wii, necessitariam de um jailbreak no console. "Uma exceção assim permitiria e encorajaria os jogos piratas e a reprodução ilegal e a distribuição de conteúdo irregular", afirma a entidade.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

11 Abr, 2015 - 09:59

Comentários

shadowha 12 Abr, 2015 11:04 1

ratacoisa escreveu:Jogos da geraçao PS2 e anteriores eu concordo. Jogos da ultima geraçao não pode, ainda são lucrativos para as empresas.


Então pergunte pra sony pq ela desativou o modo online do GT 5? Pergunte para a CODEMASTER pq ela desativou o multi od GRID 1. Fora tantas outras empresa dessa geração que desativaram seus modos onlines.

Plata 12 Abr, 2015 01:19 4

Lembro do cachorro da minha avó, ele não queria mais comer, ja estava satisfeito então mijava na comida pros outros cães não comerem também.

Esses caras estão no mesmo nivel de "raciocinio".

MrDarkness 11 Abr, 2015 16:09 4

ratacoisa escreveu:Jogos da geraçao PS2 e anteriores eu concordo. Jogos da ultima geraçao não pode, ainda são lucrativos para as empresas.
Mas e os jogos que tiverem perdido sua conex online? Já vi jogo, acho que da EA, que bastou 6 meses pra fecharem o servidor e o jogo perder totalmente sua função online.

Pra mim, num importa a idade de um jogo, se ele tem multiplayer, isso não pode ser tirado do jogo de maneira nenhuma.
Jogos com foco em multiplayer então... Tipo, Resident Evil Outbreak do PS2, que apesar de ter modo offline, o foco do jogo é o online... Quem comprou o jogo, agora só usa a mídia física como peso de papel, já que num pode nem mais jogar com amigos.

ratacoisa 11 Abr, 2015 15:31 1

Jogos da geraçao PS2 e anteriores eu concordo. Jogos da ultima geraçao não pode, ainda são lucrativos para as empresas.

mekitachi 11 Abr, 2015 13:08 1

Seria uma pena mesmo enterra todos esses clássicos!

MrDarkness 11 Abr, 2015 11:59 6

Eu concordo com a Electronic Frontier Foundation!
Para PC, muito jogo antigo ainda mantém seu valor multiplayer hj pq usavam sistema de rede via lan, o que hj em dia pode até ser usado pra jogar online... Enquanto isso os jogos mais novos não tem mais esse recurso, então é só questão de tempo pra tais jogos perderem sua conectividade, já que manter esses servidores custa dinheiro.
Queria que tivesse uma alternativa pra PC e também para consoles... Uma lei que obrigasse essas empresas a quando abandonar o game, fazer um patch final ou mesmo permitisse que as pessoas modificassem o jogo de modo a que suas funcionalidades não sejam perdidas pelo tempo.