Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cinco razões pelas quais o SteamVR vai se destacar no mercado de Realidade Virtual



HTC surpreendeu a todos nós na MWC quando ele anunciou que estava dando um salto gigantesco no munda da realidade virtual com o HTC Vive. Esta empresa nos forneceu um primeiro olhar para o SteamVR, a tecnologia de Realidade Virtual que a Valve criou. E é seriamente impressionante. Combinando um óculos de Realidade Virtual de altas especificações com uma tecnologia de rastreamento de ponta conhecida como Steam Lighthouse, o HTC Vive é simplesmente o melhor que já vi. Aqui estão cinco razões pelas quais a HTC Vive e SteamVR da Valve são os líderes da indústria no momento.

Imagem

1. O HTC Vive tem melhores especificações que os outros

A HTC Vive pode não ter a aparência do Projeto Morpheus ou o elevado perfil do Oculus Rift, mas é a que mais se destaca em termos de especificações. O último Oculus Rift Crescent Bay oferece uma resolução de 960 x 1080 para cada olho, e que é capaz de uma taxa de atualização 90Hz. Projeto Morpheus da Sony oferece a mesma tela 960 x 1080p por olho e uma taxa máxima de atualização de 120Hz. Isso é atualmente o mais rápido na indústria, mas vendo como isso só será compatível com o PS4 é uma taxa de atualização desnecessária já que 60 fps é o maximo que o console alcança. O HTC Vive oferece uma deslumbrante resolução de 1200 x 1080p para cada olho, e 90Hz de taxa de atualização.

Na verdade, o único headset VR com uma resolução que é maior que a do Vive é o Samsung GearVR. a Samsung oferece a impressionante resolução de 1280 x 1440 para cada olho, e corre a 60Hz, graças a ter uma tela fornecida pela Samsung Galaxy Note 4 ( porem há o entrave do pouco poder gráfico proporcionado pelo hardware do galaxy note 4 ).


Imagem

2. O sistema de rastreamento Steam Lighthouse é muito superior as tecnologias com câmeras

A HTC Vive usa a tecnologia Steam Lighthouse da Valve para rastrear a posição e orientação de sua cabeça e dos controles. O que há de diferente sobre a tecnologia Lighthouse é que ele não usa uma câmera. Tanto o Sony Morpheus e o Oculus Rift exigir uma câmera fixa a sua frente. As luzes de rastreamento sobre o Morpheus permitem que você gire 360 graus, mas ainda é muito limitador, mesmo na versão mais recente Crescent Bay. A tecnologia Steam Lighthouse em vez de usar câmeras usa lasers. Sim, lasers. O kit de desenvolvimento vem com duas estações de base do Steam Lighthouse que você coloca em cantos opostos da sala (como na foto acima ), de modo que os lasers podem acompanhar você por onde quer que você ande.

"O rastreamento é perfeito e é super-rápido. É muito reativa e não requer qualquer câmera para analisar a imagem, com isso muito pouco poder da CPU é usado para fazer o acompanhamento ", explicou Sylvain Cornillon, Chief Technology Officer da Bossa Studios, que tem vindo a fazer games e trabalhar com a HTC Vive. "Isso é muito eficiente e é muito inteligente.

É maneira muito diferente para fazer VR. " Essas estações de base do sistema de rastreamento SteamVR capturam todos os seus movimentos e a posição do corpo com muita precisão e com baixa latência também. "Isso significa que o jogo sabe onde sua cabeça, sua mão e os controles estão dentro de uma fração de milímetro. Não há nenhum atraso nos controladores de qualquer natureza, é imediato. Então nós conseguimos a verdadeira sensação de presença, porque você realmente sente como se estivesse lá ", acrescentou Henrique Olifiers, Co-Fundador e Gamer-em-Chefe na Bossa Studios( que por acaso é brasileiro ).

O grande beneficio é que se evita quase que completamento os enjoos, já que o mal estar que pode haver em alguns games para realidade virtual aparece quando o sistema é impreciso, no caso é uma diferença no que você faz e na imagem que você vê, e por acaso é esta imprecisão do Oculus Rift que tem adiado a data de seu lançamento.

3. Os controles são como o PlayStation Move, só que melhores

Apesar dos controles do HTC Vive ainda serem protótipos, eles mostram o que é precisam para deixar um Gamer verdadeiramente imersos na Realidade Virtual. Na versão final o par de controles SteamVR serão sem fio e apresentaram as mesmos trackpads que o Steam controller, além de um gatilho e um botão. Eles funcionam de forma semelhante aos controladores do PlayStation e do Wii e o grande diferencial é o rastreamento preciso proporcionado pelo sistema Steam Lighthouse. Eles mapeiam seu movimento de 1:1 para criar um avatar virtual perfeito incluindo seus braços e sua rotação. Estes controladores são o que o PlayStation Move tem o potencial para ser, mas a perícia da Valve os tornou muito mais rápidos. Vai ser interessante ver o quão diferente eles vão ser quando a versão do consumidor sai na época do Natal.

4. Você pode realmente se movimentar com o Vive

O HTC Vive e o sistema SteamVR permitem o rastreamento movimento num espaço de até 15 x 15 pés Isso é consideravelmente maior do que a do Oculus Rift ou Projeto Morpheus, o que significa que você pode realmente se movimentar com o Vive. com isso podemos finalmente ver algumas demos de games em que você não está restrito a ficar de pé imóvel ou sentado, e realmente começar a explorar itens e áreas utilizando os controles inteligentes do SteamVR.


Imagem

5. Tem uma data de lançamento

Por fim, o HTC Vive já esta muito avançado em seu desenvolvimento e já tem uma data de lançamento. Ambos Valve e HTC confirmaram que o Vive chegará no período de Natal deste ano junto das Steam Machines. Isso é uma data de lançamento adequada, e não o talvez na primeiro semestre de 2016 do Projeto Morpheus, ou o badalado Oculus Rift que nem tem uma aparente data de lançamento.

Fonte: Techmania

Comentários

12 Abr, 2015 - 23:23

Comentários

chucky515 13 Abr, 2015 14:09 1

só por ser da Valve já é um grande destaque '-'
eu só tenho medo do preço, mas se der eu compro =)

leandroguts 12 Abr, 2015 23:49 1

Primeira coisa Gabe

Cestarii 12 Abr, 2015 23:40 1

Oh God! Só falta saber quanto vai sair pra gente esse "destaque no mercado"... Okay!

Acredito demais que a Steam será superior aos outros VR, mas tbm acredito que o preço vai ser bem mais salgado pelo Bundle que forma o kit completo desses acessórios. Esperar pra ver, e rezar pra ser pelo menos, um pouco acessível ao publico Gamer, tanto quanto (ou mais) foram para os desenvolvedores (na versão SDK). True Story!

emerson gold 12 Abr, 2015 23:36 1

Esse eu vou comprar Joinha! Magico! Forever Happy! True Story!

MatheusAmorimCE 12 Abr, 2015 23:36 5

Há uma 6ª razão também: A Valve, assim como outras - poucas até - empresas visadas nos jogos hoje em dia, realmente vem fazendo um ótimo trabalho e agradando o seu público, trazendo felicidade e nada de decepções, logo podemos confiar nela.

Isto é, tem o selo Valve de qualidade!

MrDarkness 12 Abr, 2015 23:29 6

Nossa, parece interessante :)
Definitivamente a Steam está investindo forte nas tecnologias de games...