Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Censura virtual russa anuncia lei que torna ilegal a criação de alguns memes

O órgão regulamentador de mídia e comunicação na Rússia, o Roskomnadzor, lembrou aos cidadãos russos sobre o fato de postar memes de pessoas reais ilustrando-as de qualquer maneira que não reflitam sua personalidade como ilegal. O anúncio, segundo o site de mídias sociais Vkontakte, esclarecia uma lei já existente que diz respeito ao uso e distribuição de imagens de pessoas já existentes. A alegação do órgão está na tentativa de "proteger" as pessoas de verdade.

Segundo uma tradução do The Washington Post, a lei alega que utilizar as imagens de celebridades de tal forma viola as leis de proteção à informação pessoal, ferindo a "honra, dignidade e negócio" das figuras públicas. O anúncio informa que as mesmas regras são válidas para sites e contas em redes sociais parodiando personalidades russas conhecidas.

Desde o surgimento de Roskmnadzor, há três anos atrás, a população da Rússia já passou a encarar o órgão regulamentador como forte censor nas políticas públicas do país. Em 2012, a entidade ordenou a criação de uma lista negra contra páginas "contrárias ao interesse da nação," bloqueando aproximadamente 180 sites. Em meados de 2014, o governo russo aprovou uma lei que obrigava blogueiros com mais de 3 mil acessos diários a se registrarem com o Roskmnadzor. A mesma lei exigia que qualquer informação de rede social armazenada dentre as fronteiras russas era de acesso livre do governo.

O esclarecimento emitido sobre as leis de memes veio após a decisão de um juiz de Moscou sobre um caso que envolvia o cantor russo Valeri Syutkin, que processou um site de cultura da Russia por espalhar piadas envolvendo sua palidez. O veredito favoreceu o artista, e foi solicitado ao Roskomnadzor uma publicação atualizando suas leis em relação à direitos de imagem.

Segundo o The Washington Post, qualquer pessoa que acreditar que sua imagem está sendo utilizada inapropriadamente pode denunciar os infratores ao Roskomnadzor ou processá-los. Os sites tem a opção de bloquear o conteúdo ofensivo na Rússia, ou correm o risco de ter o site vetado pelo país inteiro. O Post também informa que celebridades terão que denunciar os memes por conta própria, significando que, caso não sejam encontrados, algumas imagens e contas ainda poderão ser utilizadas. 

Melhor torcer para que Putin esteja ocupado demais cavalgando um biscoito para sair vasculhando os fóruns de seu país:

Imagem

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

13 Abr, 2015 - 12:10

Comentários

silviola 13 Abr, 2015 16:59 2

MrDarkness escreveu:Quero ver é no Brasil quais censuras serão impostas pelo Marco Civil, já que já há casos de vídeos e coisas do tipo sendo deletados pelo mesmo.
O pior que só quem é beneficiado na maioria das vezes é quem faz coisa errada, como políticos ¬¬

Isto é um dos itens justamente que o Marco Civil é a proteção do produtor/provedor de conteúdo, garantindo a PERMANÊNCIA do conteúdo a não ser com medida judicial ( remoção instantânea sem medida judicial apenas em situações de ********* e *****grafia ).
Antes do Marco Civil, vamos supor que um alguém estivesse falando mal de um politico em uma rede social... se o politico fizesse uma denúncia, o conteúdo era retirado preventivamente do ar pois o provedor de conteúdo poderia ser responsabilizado judicialmente, já hoje o provedor só é obrigado a remover após medida judicial.
O Marco Civil pode não ser perfeito e ter muitas brechas, mas se neste ponto não é um avanço, não sei mais onde seria...simples mania de falar mal acho.

chucky515 13 Abr, 2015 13:58 1

essa ultima imagem muito sem noção kkk
acho que isso não muda nada '-'
ƒoda-se a censura

Freddy!

MrDarkness 13 Abr, 2015 13:38 5

Quero ver é no Brasil quais censuras serão impostas pelo Marco Civil, já que já há casos de vídeos e coisas do tipo sendo deletados pelo mesmo.
O pior que só quem é beneficiado na maioria das vezes é quem faz coisa errada, como políticos ¬¬