Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Gabe Newell acredita que os mods pagos são uma vitória para os criadores e os jogadores

Gabe Newell, patrão da Valve, falou sobre o novo programa do Steam, que permite que os utilizadores possam vender os seus modos em vez de oferecê-los de forma gratuita.

Newell mencionou que se o novo sistema for contraproducente para os jogadores, a empresa vai acabar por descartá-lo.

"O nosso objectivo é tornar o modding melhor para os criadores e os jogadores," explicou Newell no Reddit numa sessão de perguntas e respostas. "Se algo não funcionar, isso será retirado. Neste momento, estou optimista que isto será uma vitória para os criadores e jogadores, mas vamos estar atentos aos nossos dados."

"O objectivo dos mods a pagar é aumentar o investimento que a comunidade faz para prolongar os seus jogos," acrescentou. "Pensámos que estávamos a falhar em alguma coisa que estava a prejudicar isso."

Newell garantiu que a Valve não está a pedir aos produtores para protegerem os mods a pagar para que estes possam ser adquiridos apenas através do Steam, e que isso vai contra a filosofia da empresa ao dizer-lhes o que podem ou não fazer, como oferecer os mods de forma gratuita.

O novo programa de modding no Steam foi lançando na quinta-feira com Skyrim a ser o primeiro jogo na Steam Workshop a contar com mods pagos mas já está a causa polémica por entre os utilizadores. Muitos dizem que a Valve está a ser gananciosa ao permitir que os modders vendam um trabalho que anteriormente era gratuito para todos, e até houve um mod que teve de ser removido após queixas de que continha o trabalho de outro modder.

Newell contou também não está preocupado com casos como este. "Este é um problema simples e directo. Entre nós e a supervisão da comunidade, estou confiante de que os criadores terão controlo sobre as suas criações, e que não haverá alguém a tentar copiá-las."

Alguns utilizadores descontentes com a situação criaram uma petição para a companhia retirar o conceito de mods a pagar no Steam Workshop. Neste momento a petição já conta com mais de 110 mil assinaturas.

Fonte: Eurogamer

Comentários

26 Abr, 2015 - 09:36

Comentários

MauroRV10 27 Abr, 2015 09:12 5

Eu não compro nenhum mod. Se depender de mim vão ficar lisos. Fato!

Yria 27 Abr, 2015 06:14 0

Continuando...

Eu admito que estava pautando minha opinião inicial em raiva, mimimi para os mais íntimos, ainda não aceito totalmente algumas das propostas impostas pela steam, mas acho que não vai me arrancar um braço ou um perna eu ver aonde isso vai dar.

Se eu mesmo não gostar de como as coisas forem acontecendo vou também aderir a moda dos mods "alternativos", porem eu sei que mods para meus jogos é que não vão faltar.

Acho portanto que quem pode ou quer apoiar os desenvolvedores de mods devem fazê-lo se caso se sentirem compelidos para tanto.

Yria 27 Abr, 2015 05:50 0

Pessoas, parem pra pensar um pouco sobre a situação, sempre vão existir mods gratuitos, o que muda com a iniciativa da Steam é que se passa a incentivar os criadores a fazer mods com mais qualidade do que já vinham fazendo antes, mas se caso muito de vocês não quiserem ou não gostarem os mesmos podem procurar versões alternativas perna de pau.

Afinal seria muita hipocrisia se muitos não admitissem que usam ou já usaram versões jack de DLCs que normalmente deveriam ser pagas, fazer isso agora com mods é uma tendencia natural.

Então o que eu na minha opinião fecal digo é: não apoiem suas impressões iniciais com relação a isso em medo, frustração e raiva, tentem fazer uma analise mais logica, porque aonde anos atras veríamos uma coisa assim acontecer?

A coisa toda tem um baita potencial, tanto para ser incrível como para ser um grande desastre, mas pela primeira vez steam é produtoras estão dando apoio remunerado a Developers de mods, isso é inédito povo.

NorrinRadd 27 Abr, 2015 03:49 1

Pra mim tanto faz, eu já pirateio tudo mesmo sem dó nem piedade!!!

MrDarkness 27 Abr, 2015 03:33 -1

Jeff escreveu:Só se fazia mod por hobbie, alguns até faziam esperando doações ou algo do tipo, porém são doações.
Nem tanto... Pode ter certeza que muitos não faziam mods pq não eram remunerados bem como não podiam ser remunerados pois são proibidos pelas devs dos games com seus direitos autorais.

Jeff escreveu:Agora existem dois fatores, ou os modders que faziam por hobbie, passam a fazer por dinheiro, ou novos profissionais entram no mercado para "terceirizar DLC" como disse o jonesbgood.
Isso é falacia da falsa dicotomia... Os que realmente faziam por hobbie simplesmente não irão cobrar (a Steam permite que se deixe grátis, não é obrigatório cobrarem) bem como podem não aparecer nenhum novo profissional pq quaisquer motivos. Muitas coisas podem acontecer...

E além do mais, onde seria ruim modders sofrerem pressão por fixes em seus mods pagos? Se não querem pressão é só não cobrarem, simples assim. Se cobrarem, arquem com as consequências.

Jeff 27 Abr, 2015 02:50 1

Só se fazia mod por hobbie, alguns até faziam esperando doações ou algo do tipo, porém são doações. Agora existem dois fatores, ou os modders que faziam por hobbie, passam a fazer por dinheiro, ou novos profissionais entram no mercado para "terceirizar DLC" como disse o jonesbgood. E mesmo se eu quiser doar uma grana pro cara, o steam papa a porcentagem. Sem contar que modder não está acostumado com pressão, lançam patch fix a hora que da na telha. Mas como o mod será pago, ele terá que dar suporte. É esperar pra ver o que isso vai virar.

Tresdedo 26 Abr, 2015 23:39 1

O único jeito de combater essa ganancia do mundo dos jogos e NÂO COMPRANDO,mas como sempre tem quem prefere do jeito mais facil acho muito dificil que isso mude.

chakkall88 26 Abr, 2015 21:28 -1

Lamarckk escreveu:Porra Gabe, é tão dificil botar um botão de doação? precisa obrigar a pagar?

Um botãozinho de doação do lado do instalar ia ajudar e muito, ai escolhia o quanto queria doar e pronto, agora vai ter mod crackeado também? mod com DRM?


Concordo deveria ser doação de 1 Real pra mais e pros outros pa´ses algo que se equiparasse em valor nominal, 1 Dollar, 1 Euro e por ai vai...

Lamarckk 26 Abr, 2015 19:51 3

Porra Gabe, é tão dificil botar um botão de doação? precisa obrigar a pagar?

Um botãozinho de doação do lado do instalar ia ajudar e muito, ai escolhia o quanto queria doar e pronto, agora vai ter mod crackeado também? mod com DRM?

MrDarkness 26 Abr, 2015 15:58 10

Hyukko escreveu:acho que não vai pra frente essa tentativa acredito que ou eles vão mudar as politicas de pagamento do tipo mod de graça paga quem quiser ( dessa forma acredito que todos os lados sairiam ganhando) ou então vão retirar de vez, vamos aguardar pra ver no que vai dar.
Cara, já é assim! Os moders podem optar por cobrar, por deixar de graça ou mesmo deixar apenas em modo doação...
Fora que por causa disso, o próprio mercado vai começar a regular isso, como tudo no mundo. O mod é ruim e caro? Ninguém compra. É barato e bom? Muita gente vai comprar (e muitos piratear, igual tudo no mundo) e por aí vai.

Seja como for, eu DUVIDO que esse não seja o caminho daqui pra frente... PQ? Pq é só olhar como os jogos tão saindo atualmente, com zilhares de DLCs e microtransações que só existem justamente pq os gamers aceitaram pagar invés de boicotar. Não só isso como os gamers se mostraram capazes de pagar pra ser alpha testers de jogos grátis (H1Z1), então isso daí é só o começo

pxrmetal 26 Abr, 2015 15:19 2

Só acredita em conversa de youtuber e site especializado quem é aquele gamer trouxa que só consome seus jogos e não tem senso crítico nenhum, é como se chamam os gamers brasileiros, DESINFORMADOS.

Hyukko 26 Abr, 2015 14:36 2

tava dando uma olhada agora na steam os mods de skyrim pagos estão sendo extremamente ridicularizados do tipo " nothing i just want money" ou " more cheeses on the table" acho que não vai pra frente essa tentativa acredito que ou eles vão mudar as politicas de pagamento do tipo mod de graça paga quem quiser ( dessa forma acredito que todos os lados sairiam ganhando) ou então vão retirar de vez, vamos aguardar pra ver no que vai dar.