Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Produtora de Elder Scrolls 5: Skyrim se diz a favor das cobranças por mods

Na última quinta-feira, 23 de abril, o Steam passou a permitir que "modders" do game The Elder Scrolls 5: Skyrim pudessem cobrar pelo seu trabalho na Oficina Steam. Essas são pessoas que desenvolvem conteúdos que modificam um jogo, adicionando funcionalidades, personagens, recursos, itens, mapas e coisas assim.

Tratava-se de uma opção (o criador poderia disponibilizar sua modificação de graça, como sempre) que a Valve e a Bethesda viam como oportunidade para que os modders pudessem ganhar dinheiro.

No entanto, houve muita resistência por parte dos usuários, e o sistema de cobrança por mods de Skyrim foi encerrado nesta segunda-feira, 27 de abril. Pouco antes de isso acontecer, a Bethesda, produtora do RPG, havia publicado um longo post em seu blog defendendo a possibilidade de cobrança.

Imagem

Pagando quem faz

"Acreditamos que os desenvolvedores de mods são apenas isso: desenvolvedores", introduz a companhia. "Adoramos que a Valve deu uma nova chance para a comunidade ser recompensada e queremos estender essa escolha para nossos jogadores. Estamos ouvindo e faremos as mudanças necessárias".

A Bethesda diz ter uma longa história com mods, lembrando os leitores da ferramenta The Elders Scrolls Construction Set, de 2002. "A ideia de que você pode fazer de tudo está na experiência principal de nossos jogos", continua a companhia. No entanto, ela afirma que produzir um game com suporte oficial para mods não é fácil: tem o tempo, os custos e os obstáculos jurídicos envolvidos.

Além do mais, ser aberta a mods fez com que Skyrim tivesse sua classificação etária aumentada de T (para maiores de 13 anos) para M (maiores de 17), custando milhões de dólares para a empresa. A produtora de Elder Scrolls analisa que a comunidade de mods ainda é muito pequena: apenas 8% dos jogadores de Skyrim usaram uma dessas modificações e menos de 1% já criaram uma.

A companhia conta que, em 2012, foram apresentados pela Valve dados que mostram o efeito dos conteúdos pagos feitos pelos usuários nos games, nos jogadores e nos criadores. A conclusão era que, permitindo a cobrança, aumentaram a qualidade e a oferta de mods. A Bethesda tinha apenas uma exigência: a Oficina teria que ser aberta sem uma curadoria para pré-avaliar o conteúdo. Infelizmente, não poderemos ver o que os mods pagos poderiam ter feito por Skyrim.

Imagem

Divisão dos lucros

Para a empresa, a maioria dos mods deve ser gratuita, mas ela também acredita que a comunidade quer recompensar os melhores criadores e estes devem ser pagos como desenvolvedores que são. A companhia lembra dos próprios passos, quando fez seu primeiro – e infame – conteúdo adicional: a armadura de cavalo para The Elder Scrolls 4: Oblivion de Xbox 360.

O texto do blog também esclareceu a divisão de receitas da loja de mods: a Valve, dona da plataforma Steam, ficaria com 30%, enquanto a Bethesda, na condição de desenvolvedora de Skyrim, teria 45%. O criador do mod receberia os 25% restantes. Segundo a companhia, essa divisão é padrão no mercado, mas seria apenas um ponto de partida, sendo ajustado conforme necessário.

A empresa ainda diz que não se trata de ganhar dinheiro à custa do modder, já que a receita com as modificações não representara nem 1% do que a companhia ganhou no Steam no fim de semana – mesmo com Skyrim de graça. Por fim, a companhia se posicionou contra os DRM, tecnologia que controla a utilização de um conteúdo. "Não apenas queremos mais mods, mais fáceis de acessar, mas somos anti-DRM o quanto podemos", disse a Bethesda, que lançou Oblivion e os DLCs de Skyrim sem travas.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

28 Abr, 2015 - 15:24

Comentários

sennasilva 29 Abr, 2015 09:46 1

Claro que ela e a favor, antes de cobrar os mods ja atraem novos compradores por extender o uso do jogo por anos, e ainda nao iria gastar um Tostao para desenvolver conteudo adicionando, itens, historias e ainda ganharia ate em Patch feito pela comunidade! Mods pagos foram ate tarde.

Teclado europeu.

locoporweb 29 Abr, 2015 04:33 0

Por que eles não fazem algo semelhante ao CS;GO? Assim todos ganham e a comunidade não se aborrece por pagar a mais!

AlexKapranos 28 Abr, 2015 20:03 2

Porque elas não pagam os modders? empresa de qualquer área que seja são muito espertas, não é a Bethesda em si, deve ser um cara ganancioso pra caramba dentro dela, se os mods continuassem a serem vendidos eles ganhariam uma boa grana já que se eu não me engano ficariam com 25% da grana dos mods, triste em, ainda bem que a Valve tirou essa afronta a todos os PC Gamers que não gostam de serem explorados por empresas.

Battleface 28 Abr, 2015 20:02 1

nunca teve cobrança de mods antes como é que a Bethesda fala que os 45% que iria para ela é padrão do mercado?

Oiligriv 28 Abr, 2015 19:51 1

se eles querem ser a favor, que as empresas banquem os criadores, isso iria incentivar grandes modders

FoxOverload 28 Abr, 2015 18:30 3

"A empresa ainda diz que não se trata de ganhar dinheiro à custa do modder..." Não, claro que não se trata de ganhar dinheiro em cima dos modders, vamos ver aqui a divisão de lucros do mod. Humm, olha só, a Bethesda leva 45%, Steam 30% e o cara que investiu tempo no mod ganha 25%. E depois vem me falar que não se trata de ganhar dinheiro em cima do cara. É muita cara de pau isso, é óbvio que els querem grana em cima dos mods, eles ganham quase o dobro que o criador pelo mod.

Jeff 28 Abr, 2015 18:19 2

Parece que fala pra irritar. Já que é óbvio que são a favor, quem não quer terceirizar patch de correção?

Nochance 28 Abr, 2015 17:59 5

E como seriam contra? Eles lucram sem fazer nada sem falar a correção de bugs que eles deveriam ter feito em patchs, que foram os modders quem fizeram.

chinobistar 28 Abr, 2015 17:16 -2

Lógico que eles são a favor. Eles lucram com isso, quase metade do valor de venda de cada mod. Como poderiam ser contra?

sophos_nsm 28 Abr, 2015 17:10 -11

Akah escreveu:Abusivo, essa é a minha opinião.
Por essa porcentagem, podemos ver porque uma armadura custava $20.
O cara quer lucrar, quem desenvolveu foi o cara, o certo seria ele ganhar a maior parte do lucro.

50% = Criador
30% = Bethesda
20% = Valve

Muito errado isso ai, a empresa já lucrou com o game, que aliás continua vendendo bem, e querem a maior fatia para sempre? continuo dizendo, MUITO ERRADO ISSO AI.

achei bom. eu so diminuiria o criador para 40% e aumentaria 30% pro steam. steam é padrão 30% de qualquer coisa que vende lá, acho que ele não muda isso nem a pau.

alfi 28 Abr, 2015 16:53 2

Claro que ela apoia, afinal os Modders corrigiram muitas falhas do jogo e deixaram ele muito melhor, e ainda depois disso ela quer ganhar por uma coisa que não fez.
Essas empresas mercenárias tem é que se ferrar mesmo.
Prefiro muito mais entrar no site oficial dos modders e fazer uma doação pra eles do que dar dinheiro pra empresa vaga*****.

FelipeAD 28 Abr, 2015 16:44 1

Não acho errado que os desenvolvedores tenham a chance de serem recompensados pelo seu esforço, porém acho essa divisão injusta, pois creio que o criador do mod deveria ficar com uma porção bem maior lucro. De certa forma, também não é errado que a bethesda e a valve recebam uma porcentagem, pois a valve fornece o workshop, que facilita a busca de novos conteúdos adicionais, e a bethesda produz o jogo visando a possibilidade da criação de mods. Caso aconteça um reajuste nos valores, eu apoio totalmente a ideia